Por enquanto, os trâmites encontram-se paralisados por conta do novo Coronavírus, devendo ser retomados após o fim da pandemia.
+ Concurso Banco do Brasil: saiba como se preparar antes do edital
Banco do Brasil garante diversos benefícios aos funcionários
O concurso terá abrangência nacional. Para concorrer ao cargo de escriturário é preciso ter o nível médio. A função oferece uma remuneração inicial de R$4.036,56 mensais, já incluindo auxílios-refeição e alimentação.
A carga de trabalho é de 30 horas semanais, ou seja, seis horas diárias.
O banco ainda oferece outros benefícios, como auxílio-transporte (variável de acordo com a localidade da residência e da agência de lotação do funcionário), participação nos lucros (geralmente, paga duas vezes ao ano), planos de saúde e odontológico, previdência privada com participação do banco, auxílio-creche/babá e auxílio ao filho com deficiência.
O BB também investe na capacitação dos seus funcionários, por meio da Universidade Banco do Brasil (UniBB).
Os escriturários têm acesso a cursos de qualificação, que lhes permitirão crescimento profissional, podendo vir a ocupar cargos de supervisão, gerência e até diretoria.
Segundo o BB, a princípio, as vagas de escriturário serão para a área de Tecnologia. Porém, não foi descartada a possibilidade de também existir oportunidades para o escriturário genérico (tradicional).
+ Concurso Banco do Brasil: escriturários têm chances de crescimento
Conteúdos cobrados no concurso Banco do Brasil 2018
Na última semana, FOLHA DIRIGIDA listou quais foram os assuntos mais cobrados na prova do concurso Banco do Brasil 2015.
Desta vez, a análise é sobre os conteúdos do concurso de escriturário para área de Tecnologia da Informação, realizado em 2018.
A prova objetiva do concurso de 2018 foi composta por 70 questões, distribuídas por disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Ao analisarmos as provas, a parte destinada aos conteúdos de Língua Portuguesa contou com duas questões de Regência verbal e nominal. Os outros três itens abordaram assuntos de:
- Emprego do Acento Indicativo de Crase;
- Colocação Pronominal dos Pronomes Oblíquos Átonos (próclise, mesóclise e ênclise); e
- Emprego dos Sinais Indicativos de Pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.
Os candidatos também responderam cinco questões de Língua Inglesa. Neste caso, as cinco perguntas estavam relacionadas ao conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.
A prova de Matemática teve dois itens de Lógica Proposional, uma de Noções de Conjuntos, uma sobre Funções Exponenciais e Logarítmicas e uma sobre Sistemas Lineares.
Fechando a parte de Conhecimentos Básicos, foram exigidas questões de Atualidades de Mercado Financeiro. Foram duas questões de Sistema Financeiro Nacional, duas de Dinâmica do Mercado e uma sobre Mercado Bancário.
Confira o quadro abaixo com as porcenagens dos conteúdos que estiveram presente nas quesntões da prova do concurso Banco do Brasil para o cargo de escriturário de TI em 2018.
Concurso de 2018 também teve prova de Redação
Os candidatos aprovados na prova objetiva ainda realizaram uma prova de Redação, de caráter eliminatório. A avaliação valia até 100 pontos, sendo a nota mínima para aprovação igual a 70.
Os candidatos deveriam elaborar um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas. As redações foram avaliadas de acordo com os seguintes critérios:
- Adequação ao tema proposto;
- Adequação ao tipo de texto solicitado;
- Emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
- Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
- Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).
+ Concurso Banco do Brasil: confira a nota de corte da seleção de 2015
Confira o conteúdo programático do concurso Banco do Brasil 2018
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA: Emprego do acento indicativo de crase; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.
LÍNGUA INGLESA: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.
MATEMÁTICA: Lógica proposicional; Noções de conjuntos; Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas; Matrizes; Determinantes; Sistemas lineares; Sequências; Progressões aritméticas e progressões geométricas; Matemática financeira.
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema Financeiro Nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: Análise combinatória; Noções de probabilidade; Teorema de Bayes; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16; Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidade relacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0)), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST; Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).