Consulado dos EUA inscreve negros e indígenas para curso de Inglês

O curso é focado em negócios e destina-se a profissionais ou empreendedores que tenham entre 18 e 35 anos. As aulas serão de março a dezembro de 2021.

Autor:
Publicado em:05/01/2021 às 10:15
Atualizado em:05/01/2021 às 10:15

O conhecimento no idioma Inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser requisito para ingresso no time de profissionais de muitas empresas. No entanto, o aprendizado dessa língua ainda é um desafio para muitos, pois, na maioria das vezes, o valor do curso não é acessível. 

Pensando em como democratizar o conhecimento da língua inglesa, a Embaixada e o Consulado dos Estados Unidos no Brasil e o Grupo +Unidos estão com inscrições abertas para 140 vagas no Programa English to Connect, Communicate, Catalyze (E2C). 

O principal objetivo é oferecer 210 horas de ensino de Inglês para jovens negros e indígenas de todo o Brasil, para que possam desenvolver habilidades linguísticas que poderão trazer valor para as suas respectivas carreiras. 

O curso de Inglês é focado em negócios e destina-se a profissionais ou empreendedores negros e indígenas, que tenham entre 18 e 35 anos. Os candidatos precisam ter conhecimento da língua inglesa equivalente ao nível A2, ou seja: 

  • entender frases e expressões frequentemente utilizadas ou relacionadas à área de relevância imediata;
  • comunicar-se durante tarefas simples e de rotina, sendo capaz de trocar informações curtas; e
  • descrever em palavras aspectos simples da sua experiência, ambiente e assuntos de necessidade imediata. 

Além disso, é preciso ter disponibilidade e comprometimento para um programa intensivo de março a dezembro de 2021. 

Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de janeiro no site do programa. É importante destacar que os alunos devem possuir os equipamentos necessários para participar, como computadores, celulares ou tablets com acesso à internet para acompanhamento das aulas em formato online. 

Cronograma - Programa E2C 

  • Inscrições: até 17 de janeiro 
  • Contato com os candidatos pré-selecionados: 25 de janeiro 
  • Prazo limite para agendamento das entrevistas: 29 de janeiro 
  • Divulgação dos participantes selecionados: 9 de fevereiro

 

Curso de inglês para negros e indígenas
Inscrições para o programa E2C ficam abertas até dia 17


O que + você precisa saber:


Como serão as aulas no Programa E2C? 

As aulas no Programa E2C serão ministradas no período noturno, três vezes por semana, nos dias já definidos: segunda-feira, terça-feira e quinta-feira. 

Os 140 alunos selecionados serão divididos em sete turmas, de diferentes regiões do país, organizados da seguinte forma: 

  • Turmas 1 e 2 / Norte e Centro-Oeste: 40 participantes residentes nos estados Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins;
  • Turma 3 / Nordeste e Sudeste: 17 participantes nos estados Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro;
  • Turma 4 / Minas Gerais: 20 participantes;
  • Turma 5 / Sudeste, Centro-Oeste e Sul: 20 participantes nos estados Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Para São Paulo só serão aceitos estudantes de fora da região metropolitana; 
  • Turma 6 / Sul: 20 participantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e
  • Turma 7 / Região Metropolitana de São Paulo: 20 estudantes. 

De acordo com o regulamento do programa os estados Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe também serão contemplados com uma turma, mas o processo seletivo ocorrerá em outras instâncias junto ao Consulado de Recife e entidades locais. 

 

Newsletter Folha+