O conhecimento no idioma Inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser requisito para ingresso no time de profissionais de muitas empresas. No entanto, o aprendizado dessa língua ainda é um desafio para muitos, pois, na maioria das vezes, o valor do curso não é acessível.
Pensando em como democratizar o conhecimento da língua inglesa, a Embaixada e o Consulado dos Estados Unidos no Brasil e o Grupo +Unidos estão com inscrições abertas para 140 vagas no Programa English to Connect, Communicate, Catalyze (E2C).
O principal objetivo é oferecer 210 horas de ensino de Inglês para jovens negros e indígenas de todo o Brasil, para que possam desenvolver habilidades linguísticas que poderão trazer valor para as suas respectivas carreiras.
O curso de Inglês é focado em negócios e destina-se a profissionais ou empreendedores negros e indígenas, que tenham entre 18 e 35 anos. Os candidatos precisam ter conhecimento da língua inglesa equivalente ao nível A2, ou seja:
- entender frases e expressões frequentemente utilizadas ou relacionadas à área de relevância imediata;
- comunicar-se durante tarefas simples e de rotina, sendo capaz de trocar informações curtas; e
- descrever em palavras aspectos simples da sua experiência, ambiente e assuntos de necessidade imediata.
Além disso, é preciso ter disponibilidade e comprometimento para um programa intensivo de março a dezembro de 2021.
Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de janeiro no site do programa. É importante destacar que os alunos devem possuir os equipamentos necessários para participar, como computadores, celulares ou tablets com acesso à internet para acompanhamento das aulas em formato online.
Cronograma - Programa E2C
- Inscrições: até 17 de janeiro
- Contato com os candidatos pré-selecionados: 25 de janeiro
- Prazo limite para agendamento das entrevistas: 29 de janeiro
- Divulgação dos participantes selecionados: 9 de fevereiro
O que + você precisa saber:
- Faetec oferece 2.370 vagas para o ano letivo de 2021
- Empreender em 2021: Sebrae mapeia mais de 400 ideias de negócios
- Recuperação econômica em 2021 demanda clareza do governo
Como serão as aulas no Programa E2C?
As aulas no Programa E2C serão ministradas no período noturno, três vezes por semana, nos dias já definidos: segunda-feira, terça-feira e quinta-feira.
Os 140 alunos selecionados serão divididos em sete turmas, de diferentes regiões do país, organizados da seguinte forma:
- Turmas 1 e 2 / Norte e Centro-Oeste: 40 participantes residentes nos estados Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins;
- Turma 3 / Nordeste e Sudeste: 17 participantes nos estados Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro;
- Turma 4 / Minas Gerais: 20 participantes;
- Turma 5 / Sudeste, Centro-Oeste e Sul: 20 participantes nos estados Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Para São Paulo só serão aceitos estudantes de fora da região metropolitana;
- Turma 6 / Sul: 20 participantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e
- Turma 7 / Região Metropolitana de São Paulo: 20 estudantes.
De acordo com o regulamento do programa os estados Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe também serão contemplados com uma turma, mas o processo seletivo ocorrerá em outras instâncias junto ao Consulado de Recife e entidades locais.



















