Contratações no pós-crise exigirão profissionais mais preparados

Especialista comenta as habilidades necessárias para profissionais que buscam vagas no período de crise

Autor:
Publicado em:25/05/2020 às 13:30
Atualizado em:25/05/2020 às 13:30

Em meio à crise no mercado de trabalho, provocada pela pandemia do novo Coronavírus, muitos postos de trabalho foram fechados. Mas, apesar disso, algumas empresas continuam abrindo vagas em diversos setores, enquanto outras pretendem retomar as contratações no período pós-crise. 

Para o CEO e headhunter da Prime Talent, seleção de executivos de média e alta gestão, David Braga, o atual momento do mercado exigirá profissionais ainda mais preparados. Braga listou algumas recomendações que os profissionais devem se manter atentos ao buscar uma oportunidade de trabalho.

Segundo ele, apesar da situação complexa e incerta, o momento pode ser encarado como uma oportunidade para todos, independentemente do cargo a ser ocupado. O CEO ressaltou que as soft skills (competências e habilidades) são ainda mais necessárias, para quem quer se destacar no mercado. Entre elas:

  • Resiliência e flexibilidade; 
  • Controle emocional; 
  • Planejamento; 
  • Gestão de crise e comunicação; 
  • Tomada de decisão; 
  • Pensamento digital; 
  • Autoconhecimento; 
  • Atitude; 
  • Cooperação; 
  • Visão de negócios; e 
  • Adaptabilidade.

 

“Diante de uma crise, é fundamental criar caminhos alternativos e propor soluções para as questões que se apresentam. Ser criativo, ousado, disruptivo, ter abertura mental e diplomacia para lidar com contextos econômicos e empresariais cada vez mais complexos”, disse Braga.

+ Covid-19: maior abertura de vagas ocorreu nas áreas essenciais

+ Startups abrem mais de 60 vagas imediatas em diferentes cargos

Home Office
Mesmo no modelo de trabalho home office, candidatos devem conhecer
a empresa onde pretendem atuar (Foto: Divulgação)

 

Candidatos devem investir em conhecimento do setor onde pretendem atuar

O especialista destacou, ainda, que os desafios enfrentados agora por quem busca uma vaga são ainda maiores que os anteriores.  E a tendência é que o cenário continue desafiador, mesmo após a fase aguda da crise.

A situação é ainda mais complexa para as funções de liderança. Braga recomendou que os executivos aprofundem, ainda mais, os conhecimentos sobre os segmentos no qual estão inseridos. 

 “Ainda que a atuação seja em Home Office, deve-se conhecer a empresa, os processos, as áreas de interface, os produtos/serviços, os diferenciais competitivos, a concorrência e a cadeia produtiva para contribuir de forma assertiva. A tendência é que profissionais com conhecimentos rasos sejam eliminados das organizações”, explicou.

Outro ponto importante é a questão da adaptabilidade. Para Braga, se adequar aos novos tempos, tecnologias, pessoas e modelos de negócio é garantir perenidade das empresas e dos empregos. 

Por fim, o CEO destacou que um dos fatores de sucesso nos negócios é o autoconhecimento. Isso porque ao se conhecer melhor, o profissional consegue entender muito bem suas potencialidades e saber como colocá-las em prática. Além disso, conseguem identificar os próprios gaps e diminuí-los, com auxílio de ferramentas ou profissionais especializados.

notícias de emprego