Contratações sob demanda é aposta trazida pela pandemia

Modelo sugere contratação de profissionais para prestação de serviços pontuais

Autor:
Publicado em:12/08/2020 às 13:00
Atualizado em:12/08/2020 às 13:00

Você sabe o que é contratação por demanda? Esse novo formato de contratação é uma das apostas do mercado para ajudar os trabalhadores a saírem da crise.

Assim como diversos outros setores, o mercado de trabalho também sofreu os impactos da crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus. Empresas fechando as portas, demissões em massa, queda no número de vagas oferecidas foram algumas situações observadas pelos brasileiros nos últimos meses. 

De acordo com dados divulgados em junho pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que pertence ao Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil entre os meses de março e maio deste ano foi de 12,9%. Cerca de 12,7 milhões de pessoas foram atingidas.

Diante desse contexto, empresas e trabalhadores vêm apostando nas contratações sob demanda. Nesse modelo, são priorizados os serviços pontuais, em que os contratados recebem por hora trabalhada ou conforme pré-estabelecido entre as partes.

+ Home office amplia diversidade nas startups. Veja vagas!

Carteira de Trabalho
Novo modelo surge como alternativa à contratação via CLT
(Foto: Divulgação)

Contratação sob demanda apresenta vantagens para empresas e profissionais

Uma das vantagens desse formato é a oportunidade dos trabalhadores mostrarem seu talento às empresas, o que pode garantir uma possível renovação de contrato ao final do serviço prestado.

Para o cofundador da Trampa Sampa, Fábio Ghelfond, este tipo de contratação deve ser um caminho natural do mercado no pós-pandemia:

"Temos percebido uma transição no modelo de admissões, principalmente nos grandes polos comerciais como a cidade de São Paulo. Esperamos que a nossa plataforma contribua com esta tendência e demanda do aumento de contratações esporádicas, cuja a remuneração seja feita por hora", analisou Ghelfond.

+ Auxílio emergencial: nascidos em julho recebem nesta quarta, 12 

enlightenedA Trampa Sampa é uma plataforma que conecta trabalhadores e companhias por meios de trabalhos pontuais e sob demanda.

Iniciativas públicas ajudarão a popularizar novo modelo de contratação

Uma inciativa do Governo Federal também ajudará a normalizar esse modelo de contratação. Trata-se da nova Carteira Verde Amarela, que está sendo estudada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe. Com a aprovação da proposta, será permitido o registro de vários serviços prestados por hora pelo trabalhador em diversas empresas.

Além disso, há algumas semanas, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) apresentou um Projeto de Lei, cujo objetivo é assegurar direitos para esse novo tipo de contratação. Os três principais são: 

  • Proteção social;
  • Determinação de um teto salarial; e 
  • Garantia de condições mínimas de trabalho. 

PL 3748/2020 sugere a criação de um regime de trabalho entre o autônomo e o CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Com a aprovação dessas medidas, as contratações sob demanda começarão a ser mais frequentes pelas empresas e a expectativa é que o número de desempregados diminua.

"Esses serviços irão permitir que a gestão das atividades esporádicas fique cada vez mais clara, além de gerar, de forma orgânica, um crescimento na produtividade dos trabalhadores", destacou Fábio Ghelfond.

Botão com link para Newsletter