Coronavírus: Crivella anuncia chamada de 280 concursados da Saúde

A Prefeitura do Rio de Janeiro confirma a convocação de 280 aprovados em concursos para ajudar no combate ao Coronavírus na cidade.

Autor:
Publicado em:19/03/2020 às 09:30
Atualizado em:19/03/2020 às 09:30

Para ajudar no combate ao Coronavírus (Covid-19) na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella anunciou a chamada de 280 concursados da área da Saúde. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 19, ele detalhou como será feita essa contratação.

De acordo com Crivella, serão convocados 200 enfermeiros e 80 técnicos aprovados em concursos para Secretaria Municipal de Saúde do município (SMS).

“280 novos profissionais de saúde concursados, cerca de 200 enfermeiros e 80 técnicos estão sendo convocados”, afirmou o prefeito.

A prefeitura não confirmou o prazo para que todas as chamadas sejam publicadas no Diário Oficial. Também não há informação sobre o concurso pelo qual as convocações serão feitas. 

O município, porém, tem concurso válido para Enfermagem, aberto em 2019. Ao todo, foram oferecidas 112 vagas para profissionais da área.

Desse número, foram disponibilizadas 80 oportunidades para técnico de enfermagem, cujo o requisito foi o nível médio/técnico na área. Além de 27 chances para enfermeiro, que exigiu graduação em Enfermagem.

Prefeito Marcelo Crivella
Prefeito Marcelo Crivella anuncia contratação de novos concursados
na Saúde (Foto: Divulgação)

 

Os ganhos, na época que o edital foi publicado, eram de R$2.163,40 e R$2.751,39, respectivamente. O concurso SMS-RJ contou também com cinco vagas para auxiliar de enfermagem, de nível fundamental.

A carga de trabalho dos contratados será de 30 horas semanais. Os selecionados serão lotados nas unidades de Saúde da Rede Municipal, de acordo com as necessidades da prefeitura.

Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Foi aprovado quem conseguiu 60% dos pontos da etapa, ou seja, 60 pontos. Assim como dois pontos em Língua Portuguesa e Legislação do SUS e 16 em Conhecimentos Específicos.

O concurso SMS-RJ para área de Enfermagem foi homologado em julho de 2019, ficando válido por dois anos. Durante esse período, o município fica apto a chamar aprovados para suprir a necessidade por novos servidores. 

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

RJ declara emergência e pode contratar sem concurso

O prefeito Marcelo Crivella declarou na quarta-feira, 18, situação de emergência no município. Um decreto foi divulgado no Diário Oficial do Município com as medidas para conter o avanço do Coronavírus. Entre elas, está a contratação de profissionais sem concurso público.

Isso será feito de forma temporária, assim como a compra de material emergencial sem licitação. O decreto prevê também a convocação de profissionais de saúde inativos, para reforçar as ações de resposta e ampliar as ações de assistência à população.

"Quando estou em estado de emergência, posso contratar temporariamente sem concurso público, posso comprar de maneira emergencial sem licitação. Há uma série de ações que são facilitadas para conter aquela emergência", afirmou o prefeito.

No momento, a cidade do Rio de Janeiro tem 55 casos confirmados de Coronavírus. O decreto, no entanto, expõe a previsão de 24 mil casos de Covid-19 em apenas 49 dias.