Coronavírus: ainda vale a pena estudar para concurso público?

O professor Leonardo Murga destaca o motivo pelo qual os futuros servidores não devem desistir de estudar para concursos durante a pandemia.

Autor:
Publicado em:15/04/2020 às 06:53
Atualizado em:15/04/2020 às 06:53

As incertezas geradas pelo momento atual e as suspensões fizeram com que alguns candidatos, que já estavam se preparando, ficassem desanimados para continuar seus estudos. Mas será que é o momento de desacelerar os preparativos? Como o concurseiro pode usar a quarentena a seu favor?

O professor e especialista em concursos públicos, Leonardo Murga, fez uma avaliação do que deve acontecer com as seleções após esse período de isolamento social e a retomada das atividades econômicas no país.

Leonardo, que também é auditor do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC DF), explica se continua valendo a pena ou não estudar para concurso público.

+ Qual o real impacto do Coronavírus no mundo dos concursos? Entenda!
 

Vale a pena estudar para concursos durante a pandemia
Algumas áreas devem continuar contratando mesmo com a pandemia
(Foto: Divulgação)


Concursos suspensos ou cancelados? Entenda a diferença!


O professor ressaltou que os concursos devem continuar acontecendo, apesar da crise provocada pela Covid-19. Para Leonardo, um dos problemas é que muitas pessoas ainda confundem os termos suspensão e cancelamento.

Isso pode gerar confusão sobre a atual situação dos concursos públicos. Entenda entre os termos:
 

  • Cancelamento: o concurso público, de fato, não será mais realizado;
  • Suspensão: o processo é paralisado, podendo ser retomado posteriormente.

 

"O que está acontecendo com os concursos públicos atualmente é que eles estão suspensos. Após a resolução da pandemia, temos a tendência dos concursos continuarem, bem como outros concursos previstos acontecerem, como no caso do Senado Federal", ressaltou o professor.

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Algumas áreas devem continuar abrindo vagas, apesar do Coronavírus, como as seleções para a área de Controle. O professor citou, ainda, que há muitos Tribunais de Contas com concursos abertos e suspensos, como é o caso do TC DF, TCE RJ, TCM SP, TCM Rio, entre outros.

No entanto, Leonardo acredita que as seleções devem ser retomadas com o fim da pandemia.
 

"O concurso do Senado Federal é outro concurso que está no horizonte, além de alguns concursos para área da Segurança, como as polícias (Civis e Penais). Todos esses concursos devem liberar editais" apontou.


Para a área fiscal, as perspectivas eram boas antes da chegada do Coronavírus. Para Leonardo, a expectativa é que o setor continue ofertando oportunidades passado esse momento de instabilidade.
 

"A área fiscal é uma área que tem muita vaga. São cargos espalhados pelo Brasil todo, porque muito concurso municipal abre vaga para a área fiscal. Estes não costumam ser os concursos mais complicados, mas também não oferecem salários muito altos. Tem concursos municipais com remunerações bem altas, mas são exceção, não regra."


Vale ressaltar, que mesmo em meio à pandemia, muitos concursos seguem com seus preparativos. Um exemplo é a Polícia Civil do Paraná, que publicou na última quarta, dia 8, o edital da seleção. O Depen também continua com os preparativos concurso em andamento, com previsão para publicar o edital em maio.


Candidatos devem aproveitar horas extras para se dedicar à preparação


Até o momento, a principal recomendação para conter mais avanços da Covid-19 no Brasil, especialmente, para proteção das pessoas classificadas como grupo de risco, é ficar em casa. Para isso, os governos têm adotado medidas que visam a garantia de que só serviços essenciais sejam mantidos durante esse período.

+ Concurso TJ RJ: 5 assuntos mais cobrados em Direito Administrativo

Diante desse cenário, muitos concurseiros ganharam mais horas extras no dia, mesmo os que ainda precisam trabalhar em regime Home Office. A recomendação para essas pessoas é não desanimar e continuar estudando.

O momento de instabilidade econômica também preocupa os que se planejavam para largar o emprego e se dedicar totalmente aos estudos. Conforme Leonardo explicou, o concurseiro deve pensar com calma na possibilidade de ficar um tempo, que não tem como prevê quanto será, só estudando. Isso porque, o estudo varia de acordo com a disponibilidade de concurso.
 

"Pode ser que a pessoa esteja estudando com muito afinco, mas os concursos não apareçam ou apareçam muitos poucos concursos ou poucas vagas e isso estenda o tempo de estudo. Então o que eu sugiro é, antes de largar o emprego, tentar estudar trabalhando. Se for impossível, aí passa para essa segunda hipótese."


+ Como estudar para concursos públicos durante a quarentena?

+ 5 dicas para estudar durante a pandemia do novo Coronavírus


Para garantir um estudo de qualidade, os candidatos podem adotar técnicas para otimizar o tempo dedicado à preparação. Além disso, devem se manter atentos à qualidade do sono e da alimentação e, se possível, manter a prática de atividades físicas mesmo dentro de casa.
 

"Assim que essa pandemia acabar — e ela é uma questão de tempo, porque todas as pandemias da história do nosso planeta, até então, tiveram início, meio e fim, e essa fatalmente terá um fim — os concursos vão voltar", reforçou o auditor do TC DF ao defender que é dever do concurseiro se manter firme nos estudos durante esse período.


Segundo Leonardo, a melhor estratégia a ser utilizada é ter em mente que a pandemia vai acabar em algum momento e usar esse tempo de distanciamento social para se dedicar ainda mais à preparação.
 

"Quando acabar, a pessoa não pode ter a sensação de que ela não aproveitou o tempo que tinha em mãos", aconselhou.