Covid-19: Governo PE autoriza contratação de 42 médicos temporários
Profissionais irão atuar no atendimento à população durante crise de saúde pública decorrente do novo Coronavírus
Autor:
Publicado em:28/04/2020 às 08:30
Atualizado em:28/04/2020 às 08:30
O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara, autorizou a contratação temporária de 42 médicos, que irão atuar no combate ao novo Coronavírus. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, dia 28.
A autorização atende a uma solicitação da Universidade de Pernambuco (UPE) para a contratação de profissionais, em virtude da pandemia de Coronavírus. Com a crise na saúde pública, a universidade alertou sobre a necessidade imediata de reposição de profissionais para atendimento à população.
O Estado chegou a realizar um processo seletivo para contratação de profissionais da área da Saúde. Mas, a seleção não foi suficiente para preencher todas as vagas previstas. Por isso, foi autorizada esta nova contratação.
Vale ressaltar que, por enquanto, a contratação foi apenas autorizada. Agora, a Secretaria de Saúde do Estado deve definir os detalhes da seleção, com período de inscrição, etapas de seleção, remunerações, entre outros detalhes.
Do total de 42 vagas, 24 serão para o cargo de médico intensivista adulto plantonista; 10 para médico intensivista adulto diarista; e oito para médico intensivista pediátrico plantonista. A remuneração oferecida aos profissionais ainda não foram informadas.
Inicialmente, o contrato de trabalho terá validade de seis meses. Esse período poderá se estendido por até dois anos, caso se estenda o estado de calamidade pública e situações de emergência em Saúde em Pernambuco.
A contratação dispensará a realização de um processo seletivo. De acordo com o decreto, a contratação deverá ser realizada por meio de um edital de credenciamento.
Convocações de profissionais da saúde são realizadas em diversas regiões
Em outras localidades do país também são realizadas convocações de temporários da área da Saúde para atuarem no combate ao Coronavírus. No Pará, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém divulgou 127 vagas.
As oportunidades são para os cargos de técnico de Enfermagem (64 vagas), assistente social (4), enfermeiro (30), farmacêutico (1), fisioterapeuta (6), psicólogo (3) e assistente de administração (19).
O contrato temporário também terá duração de seis meses. Em casos de afastamento de servidores, novas vagas serão abertas.
No Maranhão, a prefeitura de São Luís autorizou a contratação de fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Ainda não foi divulgado o quantitativo de vagas.
Os profissionais deverão atuar no Hospital da Mulher, referência da rede municipal de saúde para o atendimento aos pacientes em tratamento contra a Covid-19. No entanto, caso exista necessidade, parte dos contratados poderá ser lotada em unidades mistas, onde estão sendo implantados novos leitos de retaguarda.
Os contratos serão temporários, enquanto durar a crise de saúde pública no município. Os profissionais são selecionados por meio de análise curricular.