CPTM tem inscrições abertas para 132 vagas de aluno aprendiz
Oportunidades s ão para quem tem ensino médio completo até 2019
Autor:
Publicado em:11/12/2019 às 15:37
Atualizado em:11/12/2019 às 15:37
Até sexta-feira, 13 de dezembro, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebe inscrições em novo processo seletivo para aluno aprendiz. A oferta, de acordo com o edital, é de 132 vagas temporárias para São Paulo Capital. A bolsa-auxílio inicial é referente a um salário mínimo, atualmente de R$998.
Do total de oportunidades, 64 são para técnico em manutenção de sistemas metroferroviários, 36 para assistente administrativo e 32 para eletricista de manutenção eletroeletrônica. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Para se inscrever é preciso ter concluído o ensino médio completo até o final de 2019. Além de idade mínima de 18 anos até 3 de fevereiro de 2020, data de início do curso. O edital exige que o candidato tenha idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
Os aprovados deverão cumprir carga de trabalho de oito horas diárias. No turno da manhã das 7h30 às 11h30 com intervalo para almoço. Na parte da tarde, o expediente será das 13h às 17h.
Nos primeiros 12 meses, a bolsa-auxílio será de um salário mínimo vigente. A partir do 13º mês, o valor passará para um salário mínimo e meio. O processo seletivo é uma parceria da CPTM com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O período de contratação, com carteira assinada, será de um ano para o curso de assistente administrativo e dois anos para os demais. O edital adianta que os aprendizes não serão efetivados na companhia.
Com inscrições abertas, seleção terá provas em janeiro
As inscrições estão abertas até dia 13, pelo site do Senai Leopoldina. De 21 de dezembro a 12 de janeiro, os candidatos deverão acessar o portal novamente para preencher os seguintes campos: CPF; senha; tipo de curso.
Em seguida, imprimir a guia de inscrição que contará a data, horário e local de realização da prova. A seleção para aluno aprendiz da CPTM será composto por provas de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório.
A aplicação está marcada para 12 de janeiro de 2020. Os concorrentes deverão responder a 60 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:
20 questões de Língua Portuguesa;
20 questões de Matemática;
20 questões de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
Os habilitados ainda passarão por avaliação médica antes da admissão. O prazo de validade do processo seletivo para ingresso na CPTM será de seis meses.
O curso de aluno aprendiz será composto por duas fases: a escolar e a prática/profissional. A primeira será realizada na escola Senai “Mariano Ferraz” e/ou no Centro de Formação Profissional Engº. James C. Stewart”, em São Paulo Capital.
Durante o curso, realizado em até cinco dias por semana, o aprendiz receberá qualificação técnico-profissional. Já a segunda fase será nas dependências da Companhia Paulista de Trens Metropolitano em atividades administrativas e ou práticas, de acordo com o curso que estiver matriculado.
O objetivo é suplementar o processo de aprendizagem, durante até cinco dias por semana.