Descubra 11 concursos sem editais há mais de dez anos

Saiba quais órgãos estão sem concurso há mais de dez anos e podem ter editais em 2025. PF Administrativo, Susep e Ancine estão na lista!

Censo dos Concursos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:28/12/2024 às 09:00
Atualizado em:27/12/2024 às 17:22

O ano de 2025 ainda não começou, mas já é possível afirmar que será histórico. Isso porque diversos órgãos que não realizavam concursos há dez anos ou mais terão seus editais publicados.


É o caso, por exemplo, da Polícia Federal que tem autorização para realizar um novo concurso para a área Administrativa com 192 vagas.


Como também a Superintendência de Seguros Privados (Susep) que não abria concursos há 14 anos e, agora, conta com o aval para preenchimento de novas vagas.


Outros órgãos e autarquias que não têm concursos há mais de dez anos também podem ter editais autorizados ao longo de 2025.


O Qconcursos Folha Dirigida reuniu essas seleções em duas listas. A primeira com concursos que já estão autorizados e a segunda com órgãos que ainda podem ter aval. Confira a seguir!

Órgãos sem concursos há dez anos que já contam com autorização

Concurso PF Administrativo

A Polícia Federal não abre um novo concurso para a área administrativa há mais de dez anos. O último edital foi divulgado em 2013 e perdeu a validade em junho de 2018.


O Governo Federal concedeu autorização para um novo concurso PF Administrativo em dezembro de 2024. O aval é para provimento de 192 vagas para cargos dos níveis médio e superior.


PF realizará concurso para área Administrativa após 11 anos

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


O destaque é o cargo de agente administrativo, de nível médio, com 100 vagas e iniciais de R$6.173,31.


Conforme a portaria autorizativa do concurso, o edital deverá ser publicado em até seis meses, ou seja, até junho de 2025.


Prepare-se com quem já foi aprovado no concurso de Agente Administrativo da PF. Saiba aqui como fazer mentoria com quem conhece o caminho do sucesso e pode te levar até lá!

Concurso Susep

A Superintendência de Seguros Privados, que não contava com concursos há 14 anos, também recebeu aval para um novo edital.


Serão abertas 75 vagas efetivas. Todas as oportunidades são para o cargo de analista técnico, que tem como requisito o nível superior.


A expectativa é de que a maior parte das vagas seja destinada ao Estado do Rio de Janeiro, onde se localiza a sede da Susep. O edital, seguindo a portaria autorizativa, deve sair até fevereiro de 2025.

Concurso Fundação Palmares

Sem novos editais desde 2013, a Fundação Palmares também está na lista dos órgãos que receberam autorização para novos concursos em 2025.


O aval é para preenchimento de dez vagas efetivas no cargo de pesquisador, que exige o nível superior.


O edital deverá ser divulgado até o mês de junho de 2025.

Concurso Biblioteca Nacional

Um novo concurso Biblioteca Nacional também está autorizado após 12 anos sem editais. O Governo Federal tem aval para preenchimento de 14 vagas.


Desse total, 11 serão para técnico em documentação I e três para analista de administração II. Os dois cargos têm como requisito o nível superior.


A Biblioteca Nacional, por sua vez, já confirmou sua participação na segunda edição do Concurso Nacional Unificado, o CNU 2025.

Concurso Rui Barbosa

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), que não tinha concurso desde 2013, também conta com novo edital autorizado.


A seleção terá dez vagas efetivas para três cargos de nível superior, sendo eles: analista, pesquisador e tecnologista.


O edital, conforme a portaria que autorizou o concurso, deve sair até abril de 2025.

Concurso Ibram

Por sua vez, o novo concurso para o Instituto Brasileiro de Museus contará com 28 oportunidades, nos seguintes cargos de nível superior:

  • analista I: 13 vagas; e
  • técnico em assuntos culturais: 15 vagas.

De acordo com a portaria assinada pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o edital do concurso Ibram deverá ser divulgado em até seis meses, ou seja, até maio de 2025.


O Instituto não realizava concursos desde 2010.

Concurso Benjamin Constant

Um novo concurso Instituto Benjamin Constant RJ também está autorizado após dez anos sem editais.


O aval é para provimento de 15 vagas para cargos dos níveis médio e superior. O edital deverá ser publicado até junho de 2025.


Seja um dos primeiros a garantir o sonho da aprovação em 2025. Clique aqui e confira!

Órgãos sem concursos há dez anos que ainda não têm autorização

Concurso PRF Administrativo

A Polícia Rodoviária Federal busca autorização para um concurso em cargos administrativos. O último edital para essa área na PRF foi publicado em 2014 e contou com a oferta de 216 vagas.


O concurso público para agente administrativo da PRF compreendeu as seguintes fases:

  • provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • investigação social e/ou funcional, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do DPRF

Por enquanto, ainda não há perspectiva de novos concursos para PRF, tanto na área Administrativa, como na área Policial.


Mesmo assim, o Censo dos Concursos, material produzido pelo Qconcursos, mostra que o concurso PRF está em terceiro lugar entre os mais buscados pelos concurseiros em 2024.

Concurso Ancine

A Agência Nacional do Cinema também busca autorização para preenchimento de novas vagas, tendo em vista que o último concurso Ancine foi realizado em 2013.


Na ocasião, a agência ofereceu 69 vagas, sendo 28 para o cargo de analista administrativo e 41 para especialistas.


A seleção foi organizada pelo Cebraspe e teve a prova objetiva como etapa de avaliação, além de uma redação e análise de títulos.

Quase lá: INSS concluirá dez anos sem edital para analistas

Com pedido em análise para um novo concurso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não divulga edital para o cargo de analista do Seguro Social há quase dez anos.


O último concurso INSS para o cargo ocorreu em 2015 e foi organizado pela banca organizadora Cebraspe.


Foram disponibilizadas 150 vagas para analista, com o requisito de nível superior.


Os candidatos foram avaliados por provas objetivas de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, com 50 e 70 questões, respectivamente. Não houve prova discursiva neste concurso.

ANP também não abre concursos desde 2015

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis também está próxima de completar 10 anos sem novos concursos.


último ocorreu em 2015. Na época, foram oferecidas 34 vagas, sendo 24 somente na cidade do Rio de Janeiro, no escritório central da autarquia.


As chances foram para os cargos de técnicos em regulação geral (12), técnico na especialidade de Química (duas) e técnico administrativo (20).


Para concorrer, foi necessário ter nível médio completo e, no caso do técnico em Química, curso na área.


O concurso foi organizado pela Fundação Cesgranrio. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 60 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 20 de Conhecimentos Específicos.

Censo dos Concursos 2024 indica alta de 30% nos editais

O ano de 2024 foi marcado pela abertura de milhares de concursos públicos. Grandes editais foram publicados como, por exemplo, para os Correios, Caixa Econômica Federal e Concurso Nacional Unificado (CNU).


O Censo dos Concursos Públicos 2024, material produzido pelo Qconcursos, confirmou o aumento de 30% no número de editais publicados em comparação com o ano anterior no período de janeiro a outubro.


Os dados mostram que quatro áreas concentraram a maior parte dos interesses: Jurídica, Tribunais, Policial e Administrativa. Juntas, elas representam cerca de 65% das escolhas dos participantes.


O diretor acadêmico do Qconcursos, Luiz Rezende, definiu 2024 como um dos anos mais importantes da história dos concursos.

"Estou neste mercado desde 2001, quando comecei a estudar para concursos, e nunca vi um ano tão movimentado, reunindo, em um curto espaço de tempo, tantos concursos relevantes. Isso é um importante indicativo para o futuro, especialmente com a crescente adoção dos concursos unificados, que representam uma tendência significativa para outras áreas."

Com base nos resultados do Censo 2024, fica exposto que o mercado de concursos segue em expansão, com oportunidades crescentes e um público cada vez mais preparado e diversificado.


O diretor de Mentorias do Qconcursos, Fernando Mesquita, afirmou que em 2025 também será um grande ano para quem deseja ingressar no serviço público. Inclusive, com a abertura de concursos que não tinham editais há mais de dez anos.

"Não há dúvidas de que será um grande ano. Todo ano para concursos é bom e ruim: bom para quem estuda e ruim para quem reclama", disse Mesquita.

Quer saber mais dados sobre os concursos públicos no Brasil? Então baixe AQUI gratuitamente o Censo dos Concursos 2024.


Clique e baixe agora!