Concurso Nacional Unificado x Enem: veja as principais diferenças

O professor Luiz Rezende traz as principais diferenças entre o Concurso Nacional Unificado e o Enem. Confira!

Autor:Júlia Sestero
Publicado em:06/09/2023 às 19:00
Atualizado em:06/09/2023 às 18:10

O Concurso Nacional Unificado foi anunciado, no final de agosto, pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. A proposta é aplicar uma única prova, em todo o território nacional, para preencher vagas do Poder Executivo Federal.


Assim que anunciado, o novo modelo de seleção ficou conhecido como “Enem dos concursos” e, logo, diversos questionamentos surgiram acerca da nova seleção. 


Alguns deles já foram respondidos por representantes do governo, mas um ponto que ainda resta dúvidas é: afinal, qual a diferença entre o Concurso Unificado e o Enem?


Para o professor e gestor acadêmico do Qconcursos, Luiz Rezende, a principal diferença é que o Enem é voltado para vagas em universidades, em sua maioria, focado em quem concluiu o ensino médio. 


“A primeira grande diferença é que o Enem é voltado para vagas nas universidades. Ele acontece anualmente, em uma prova objetiva e prova de redação das áreas do saber tradicionais da graduação das universidades. E quem faz o Enem, se habilita para o SISU - Sistema Unificado de vagas nas universidades públicas.”

Diferente do objetivo do Enem, o Concurso Nacional Unificado tem como objetivo promover vagas para o setor público, tanto em cargos de nível médio, quanto superior de escolaridade. 


Veja a seguir as principais diferenças listadas pelo professor Rezende!

Concurso Nacional Unificado terá uma única prova em todo território nacional. (Foto: Divulgação)

Concurso Nacional Unificado x Enem

O Governo anunciou que o objetivo do concurso unificado é democratizar e facilitar o acesso ao serviço público, tornando o processo de seleção mais acessível e eficiente.


Uma das formas de cumprir este papel, é permitir que o candidato escolha um cargo ou um bloco temático, ou seja, área na qual o cargo de interesse está inserido. 


Conforme enfatizou o professor Luiz Rezende: “essa é uma das propagandas do governo federal: afirmar que você se inscreve só uma vez e concorre para vários cargos.”


Outro ponto destacado pelo professor Rezende é que a periodicidade do Enem é definida, ocorrendo anualmente, enquanto a do concurso nacional unificado ainda não está definida, embora o governo pretenda realizá-lo de forma anual.


“O Enem tem uma periodicidade pré definida, ele é anual. Já o concurso nacional unificado, o governo declara que pretende ter periodicidade. É uma proposta de modelo de gestão para captação de novos servidores. Então, se é modelo, não é singular. Ele é plural, vai acontecer várias vezes.”


Apesar da pretensão do governo, a periodicidade do Concurso Nacional Unificado ainda não foi divulgada. No entanto, a grande demanda de vagas no âmbito do Executivo Federal justifica um concurso público anual, apontou Luiz Rezende.


Até o momento o cronograma inicial do concurso unificado foi divulgada, com previsão de edital até 29 de setembro e prova para o dia 25 de fevereiro ou março de 2024.


Comece a se preparar para o Concurso Nacional Unificado com o 1º Preparatório do Mercado. Inscreva-se agora e garanta sua vaga!


O que é o Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo unificar os concursos públicos para cargos do Poder Executivo Federal.


A proposta é realizar uma única prova, por blocos temáticos de atuação, em cerca de 180 cidades de todo o país, abrangendo as cinco regiões.


O objetivo do concurso unificado, também chamado de "Enem dos concursos", é democratizar e facilitar o acesso ao serviço público, tornando o processo de seleção mais acessível e eficiente.


Entre as principais características do Concurso Nacional Unificado estão:

  • Prova única, com questões comuns a todos os cargos;
  • Realização da prova em 180 cidades de todo o Brasil;
  • Seleção de candidatos para cargos em diversos órgãos federais;
  • Democratização do acesso ao serviço público.


+ Saiba tudo sobre o Concurso Nacional Unificado

Quais as principais vantagens do Concurso Nacional Unificado

Em transmissão ao vivo realizada no dia 1 de setembro para esclarecer dúvidas sobre o Concurso Nacional Unificado, o Governo elenca as principais vantagens desse novo modelo de seleção:

  • Isonomia Econômica: mais acessível, cada candidato pagará apenas uma inscrição;
  • Competição mais justa: democrático e inclusivo pois cada candidato poderá escolher o mesmo número de certames dentro da área escolhida;
  • Perfil aderente: maximiza a escolha vocacional e perfil profissional dos candidatos;
  • Novo Modelo: cria bases de transição para um modelo de seleção periódico;
  • Processo uniforme: uniformiza o processo concorrencial e os critérios de acesso;
  • Racionalização de custos: promove a racionalização de curtos, processos e resultados;
  • Área de atuação: os blocos temáticos conterão os órgãos e carreiras de aptidões similares e a inscrição se dará em um único bloco.


Está se preparando para o Concurso Nacional Unificado? Então entre para o grupo exclusivo no Telegram e receba notícias, atualizações e dicas de estudos!