Diretora de RH do McDonald's dá dicas para ter o emprego dos sonhos
Luana Matos, diretora de Recursos Humanos do McDonald’s no mundo, traz dez dicas para os profissionais que estão em busca de uma oportunidade de trabalho.
Autor:
Publicado em:26/01/2021 às 11:00
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10
Quem está em busca de uma recolocação profissional ou até mesmo do primeiro emprego sabe a importância de estar pronto para conquistar a vaga. Afinal, do que adianta um currículo impecável e não saber como se comportar em uma entrevista?
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, quanto mais preparado para a entrevista e para os demais processos de seleção o candidato estiver, maiores são as chances de conquistar o emprego dos sonhos.
Luana Matos, diretora de Recursos Humanos da Divisão Brasil da Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, traz dez dicas para ajudar os profissionais que estão em busca de uma oportunidade de trabalho.
A executiva é responsável pela operação dos restaurantes da rede em toda a América Latina e Caribe e está à frente da gestão de pessoas em uma das maiores empregadoras e formadoras de mão de obra no Brasil, com cerca de 50 mil funcionários.
Luana comenta que o profissional precisa desenvolver o autoconhecimento para ter clareza sobre o caminho profissional que lhe trará maior propósito e sentido de realização.
"Dessa forma, você trabalha com afinco suas competências técnicas e socioemocionais, que dizem respeito à prontidão para lidar com desafios e ter habilidade e empatia no relacionamento com os outros, além de competências de liderança para as posições de gestão."
Adapte sua apresentação ao mercado
"O currículo ainda existe para muitas vagas e deve ser claro, fácil de ler, com todas as realizações relevantes de sua vida profissional sendo descritas de forma concreta, com entregas e resultados", explica a executiva ao ressaltar que o documento também deve conter resumo das qualificações técnicas e competências socioemocionais, sem exageros, sem erros gramaticais e com todas as informações verdadeiras.
"O conteúdo do currículo ou formulários preenchidos em sites de vagas/empresas deve estar conectado com a oportunidade que está buscando, para saltar aos olhos do recrutador e ser captado por programas de computador que geralmente são usados como primeiro filtro. Por isso, leia atentamente a descrição da vaga e veja o que pode ser enfatizado para que a conexão fique ainda mais visível. Contudo, é cada vez mais comum outras formas de apresentação, como vídeos, links para redes sociais e outras plataformas digitais."
Atenção se a entrevista for virtual
"É importante praticar conversas por vídeo. Uma dica é se gravar no celular, por exemplo, para observar sua forma de comunicação, pois como não haverá a interação pessoal, tudo ficará restrito a como você será percebido por vídeo. Seja pontual e teste antes o link para a entrevista virtual, para que tudo funcione bem na hora e não te cause nervosismo desnecessário."
Prepare-se para a entrevista
A executiva aconselha que o candidato vá para a entrevista sabendo, ao menos, um pouco da história da empresa, conquistas, desafios atuais e seus líderes. Outra dica é falar com pessoas que trabalham lá, para entender melhor a cultura organizacional, já que essa atitude também pode render dicas valiosas.
"Esteja preparado para narrar sua trajetória profissional na linha da situação, tarefa, ação e resultado (método STAR) e responder as perguntas de forma precisa e segura, com noção de tempo e seguindo o ritmo do entrevistador. Demonstre entusiasmo e vontade genuína de abraçar o novo projeto."
Espere a hora certa para questionar o salário
"Dependendo do cargo e empresa, o salário já é claro desde o primeiro momento e não há dúvidas. Em outros casos, pergunta-se qual foi seu último salário e/ou pretensão salarial. Mas, é só no final do processo seletivo que o novo salário é discutido. Portanto, não aborde questões salariais durante a entrevista. Aguarde as dúvidas para quando essa etapa chegar. A oportunidade profissional em si e as possibilidades de crescimento que ela traz são mais importantes neste momento."
Faça perguntas pertinentes
"Geralmente, no final da entrevista há um espaço para perguntas do candidato, que devem estar relacionadas à empresa e às expectativas com relação à posição que estão contratando. Procure evitar muitas perguntas. Faça poucas e boas perguntas, na medida certa."
Evite o drama
"É preciso deixar de lado os conflitos de experiências anteriores que não foram questionados pelo entrevistador e que não têm relevância para a nova função. Fique atento, do ponto de vista mental e emocional, para demonstrar que está nas melhores condições de superar os desafios da vida, evitando trazer para a entrevista questões particulares que não contribuem em nada para o processo seletivo."
Seja sincero
Luana destaca a importância da sinceridade em uma entrevista, inclusive, caso o candidato seja perguntado sobre pontos de desenvolvimento ou desligamento de outra empresa que te trouxeram aprendizados.
"Apenas evite falar qualquer coisa que seja depreciativa sobre outras empresas ou colegas com quem já tenha trabalhado. E se você não tem ainda muita bagagem profissional, demonstre a disposição de quem está começando. As empresas valorizam muito um candidato com boa atitude, alinhado aos seus valores, com mentalidade de crescimento e com perfil inovador e proativo.”
Controle o nervosismo
"Até o mais experiente profissional pode ficar nervoso durante uma entrevista, especialmente se for em uma empresa que ele deseja muito trabalhar. Por isso, o melhor é aprender a lidar com essa emoção natural que temos quando nos sentimos pressionados em passar a melhor imagem e nossa experiência em um curto espaço de tempo."
A executiva destaca as seguintes dicas:
Preparar-se mentalmente antes é fundamental: boa noite de sono, boa alimentação, programar-se para evitar atrasos;
Pesquisar muito sobre a empresa e a oportunidade em questão;
Trabalhar a respiração antes da entrevista para relaxamento; e
Escutar com calma o entrevistador.
"Lembre-se que você só conseguirá mostrar o melhor de si se estiver calmo.”
Calma para esperar o feedback da empresa
"É importante ter serenidade para aguardar algumas semanas enquanto o processo estiver em andamento. Fazer contato rápido demais demonstra ansiedade."