Eleições 2020 Manaus: veja quais são as propostas para o setor público

Confira as propostas de governo dos candidatos à prefeitura de Manaus nas Eleições 2020, sobre o setor público, educação e empregabilidade.

Autor:
Publicado em:09/11/2020 às 08:00
Atualizado em:09/11/2020 às 08:00

O período de campanhas eleitorais está chegando na reta final, ao menos para o primeiro turno. Neste domingo, dia 15, os brasileiros vão às urnas para escolher os prefeitos e vereadores que os representarão pelos próximos quatro anos.

Essa data refere-se ao primeiro turno. Nas localidades em que for necessária uma nova votação, haverá um segundo turno no dia 29 de novembro.

Em Manaus, capital do Amazonas, 11 candidatos disputam a vaga de prefeito nas Eleições Municipais 2020. De acordo com pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 26 e 28 de outubro, o ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos) lidera o ranking de intenções de votos.

Em seguida, está David Almeida (Avante), que foi governador interino do Amazonas em 2017. Segundo a pesquisa, todos os demais concorrentes estão tecnicamente empatados. No entanto, quem assume, de fato, a terceira posição é Ricardo Nicolau (PSD).

Escolher o novo chefe do Poder Executivo Municipal não é tarefa fácil. Mas, para ajudar os eleitores, Folha Dirigida listou as principais propostas dos candidatos que lideram as pesquisas, nas áreas de educação; concurso público e valorização do servidor; e empregabilidade. [tag_teads]

+ Concurso Manaus AM: TAG assinado prevê edital em nove meses

Amazonino Mendes investirá no reforço de pessoal para área da Saúde

EducaçãoAmazonino Mendes

Para área da Educação, Amazonino Mendes pretende criar um Programa Bolsa Infantil, cujo intuito é ampliar a oferta de atendimentos nas creches para famílias em vulnerabilidade social. Além disso, o candidato quer melhorar o desempenho das escolas públicas, para o cumprimento das metas nacionais de avaliação escolar. 

Quanto aos professores e gestores, Amazonino Mendes pretende ofertar treinamentos para que estes profissionais desenvolvam técnicas de educação a distância. O que está alinhado com outra meta de seu plano de governo: dotar as escolas de equipamentos tecnológicos.

Concurso público e valorização do servidor

Duas áreas se destacam no plano de governo de Amazonino Mendes nesse sentido. A primeira delas é a da Saúde. Dentre as metas para o setor, o candidato que investir na reestruturação das Unidades Básicas de Saúde, não só com equipamentos, mas com infraestrutura adequada e reforço de pessoal.

Já na área de Segurança, a meta é reestruturar a guarda municipal. Além disso, Amazonino promete valorizar os servidores desta carreira.

Empregabilidade

Amazonino Mendes quer investir em empreendedorismo. Para isso, uma das propostas é reativar o Banco da Gente, com linhas de crédito para empreendedores.

Além disso, serão desenvolvidas ações para revitalizar as feiras e mercados, transformando-os em polos de atrativo
turístico. Também haverá incentivos para a realização de grandes eventos e feiras internacionais na cidade.

Os jovens e os povos indígenas estarão no radar da prefeitura quando o assunto é geração de empregos. Para este segundo grupo, o foco será artesanato,
pesca e piscicultura, respeitando o conhecimento tradicional.

Confira na íntegra o plano de governo de Amazonino Mendes

David Almeida vai avaliar possibilidade de abertura de novos concursos

Educação David Almeida

David Almeida apresenta uma proposta para Educação semelhante a de seu concorrente: melhorar o desempenho da rede municipal de ensino. Mas, além disso, o candidato quer reduzir as desigualdades educacionais.

O candidato também pretende aumentar em, no mínimo 50% as vagas para crianças, de zero a cinco anos, em creches e pré-escolas. Valorizar os profissionais que atuam na área é uma meta. Para isso, a estratégia é desenvolver um programa de formação continuada de professores.

David também destacou em seu plano de governo a importância de implementar ferramentas e metodologias de ensino digital. Além da construção de um novo sistema de ensino que incentive a inovação, o empreendedorismo, o emprego e a empregabilidade.

Concurso público e valorização do servidor

A valorização do servidor público está dentre as metas de David Almeida. O candidato também propões a melhora na produtividade da gestão pública e aprimorar a qualidade dos serviços públicos e do gasto público.

Uma das iniciativas será implantar, em 100% dos órgãos públicos, o programa de saúde ocupacional e
segurança do servidor público e um  programa permanente de treinamento e capacitação. Além de um sistema de meritocracia e valorização do servidor público, que contemplará:

  • Formação de lideranças;
  • Capacitação permanente (novos conhecimentos);
  • Treinamento on the job (desenvolver habilidades); e Avaliação de desempenho e produtividade (atitudes no trabalho).

O plano de governo ainda apresenta medidas para reestruturação e revisão, com participação dos ativa dos servidores, das diversas carreiras públicas municipais, com a elaboração de novos Planos de Cargos, Carreiras, Remunerações e Salários. Também será avaliada a necessidade de novos provimentos, mediante realização de concurso público.

Dentre as metas já consta o fortalecimento do quadro de pessoal Controladoria Geral do Município, com provimento e capacitação.

Empregabilidade

David Almeida quer elevar o potencial de crescimento econômico, do trabalho e da renda em Manaus. Para isso, uma das estratégias, é aumentar a competitividade da economia regional e o valor agregado dos produtos amazônicos.

Outra medida é diversificar a base econômica do município para atração e retenção de investimentos. Além de garantir um ambiente de negócios atrativo, competitivo e propício ao empreendedorismo.

O turismo sustentável, o fortalecimento da agriculta familiar, a criação de uma central de atendimento ao pequeno empreendedor e a qualificação profissional dos munícipes, também são ações que contam no plano de governo de David Almeida.

Confira na íntegra o plano de governo de David Almeida

Ricardo Nicolau investirá na reestruturação do plano de cargos dos professores

Educação Ricardo Nicolau

Ricardo Nicolau irá rever o Plano Municipal de Educação Básica e apostar na construção de complexos escolares da creche ao 9º ano do Ensino Fundamental; e creches municipais, considerando as prioridades e necessidades das zonas de Manaus. 

Além disso, se eleito, o candidato pretende rever o Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração dos professores. Também está previsto o pagamento do bônus da Fundeb.

Concursos públicos e valorização do servidor

A guarda municipal terá prioridade na gestão de Ricardo Nicolau, se eleito. Além dos planos de armar a guarda, o candidato pretende Ampliar em mil por ano o efetivo da Guarda Municipal de Manaus.

Embora não tenha mencionado alterações no quadro de servidores da Saúde, Nicolau planeja algumas ampliações que podem demandar a contratação de novos profissionais. Entre elas:

  • Ampliar a capacidade da Maternidade Moura Tapajós para 150 leitos;
  • Ampliar a cobertura real da saúde básica para 100%;
  • Ampliar a cobertura do atendimento odontológico para 85%; e
  • Ampliar serviços da rede credenciada (privada) para consultas médicas e procedimentos de saúde estendendo o horários e dias de atendimento;

Empregabilidade

Ricardo Nicolau planeja implementar o "Projeto Bolsa de Iniciação ao Trabalho", para jovens estudantes (com idade de 14 a 18 anos). Além disso, está entre as metas ampliar as alternativas econômicas, que estimulem a produção de bens e insumos para o consumo local, reduzindo a necessidade de importação.

As estratégias ainda contemplam a criação do Centro de Apoio à Gestão para MEI, Microempresários e empreendedores; o estímulo à abertura de novos MEI; e a capacitação desses empreendedores.

Confira na íntegra o plano de governo de Ricardo Nicolau

Botão com link para assinatura

Conheça os demais candidatos que estão concorrendo

Outros oito candidatos disputam uma vaga de prefeito em Manaus. Confira o plano de governo dos concorrentes:

Capitão Alberto Neto (Republicanos) 
⇒ Zé Ricardo (PT) 
⇒ Alfredo Nascimento (PL) 
⇒ Coronel Menezes (Patriota) 
⇒ Marcelo Amil (PCdoB)
⇒ Romero Reis (Novo)
⇒ Gilberto Vasconcelos (PSTU)
⇒ Chico Preto (DC)