Eleições 2020: "O jovem quer empreender", diz Clarissa Garotinho

Candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo Pros, Clarissa Garotinho promete trabalhar com cooperativas, projetos de emprego aos jovens e mais. Confira!

Autor:
Publicado em:29/10/2020 às 10:00
Atualizado em:29/10/2020 às 10:00

A candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro, Clarissa Garotinho, é mais uma entrevistada da série de reportagens Especial Eleições 2020. Nesta edição, ela fala sobre os seus planos para a geração de renda e de empregos, caso seja eleita.

No dia 15 de novembro, os cariocas vão às urnas escolher o próximo titular da Prefeitura do Rio de Janeiro. E a candidata do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) tenta conquistar este posto.

Clarissa Garotinho tem 38 anos e é formada em Jornalismo. Foi vereadora pelo município do Rio, deputada estadual, secretária de Desenvolvimento durante um ano e, atualmente, está no seu segundo mandato como deputada federal.

Em entrevista à Folha+, Clarissa Garotinho afirma que a geração de emprego é "sem dúvidas, um dos grandes desafios da cidade". A candidata promete trabalhar com cooperativas nas comunidades carentes e com projetos voltados aos jovens. Confira!

Geração de renda e de empregos

Segundo a candidata, a geração de empregos promete ser um dos grandes desafios em sua gestão. Para ela, será preciso incrementar a economia da cidade, que é vocacionada para o Turismo, para a Cultura e para os Eventos - setores que sofreram com a pandemia.

"Agora é a hora da retomada, nós precisamos incrementar a nossa economia, melhorar o calendário de Turismo da nossa cidade, porque esses eventos eles têm uma cadeia produtiva de geração de emprego muito grande", explica.

Ainda de acordo com Clarissa Garotinho, dentro das comunidades carentes, haverá um programa de geração de trabalho e renda, por meio das cooperativas, principalmente para as mulheres. 

"Existem vários fundos internacionais, que investem dinheiro a fundo perdido, ou seja, você não precisa devolver o dinheiro, para trabalhar com implementação de cooperativas em locais de baixo índice de desenvolvimento humano. A gente tem territórios da nossa cidade que estão aptos a receber esses recursos de fundos internacionais, para investir nessas cooperativas", promete a candidata.

Empregabilidade dos jovens

Os jovens, sobretudo os de menor escolaridade e baixa renda, costumam ser os mais afetados quando se fala em oportunidades de emprego. Questionada como pretende colocar esse grupo no mercado de trabalho, Clarissa aposta no empreendedorismo.

"Nós vamos pegar alguns cargos que já existem, vamos desinchar a máquina, e vamos criar, com esses cargos, já existentes, o Instituto Carioca de Juventude", promete a candidata. 

 

Botão com link para Newsletter

 

Por meio desse Instituto, segundo ela, será criado o projeto chamado Investe Jovem. "Vamos fazer parcerias com agências de fomento, que trabalham com microcrédito, para que os jovens que queiram abrir o seu próprio negócio tenham a oportunidade de ter crédito a juros muito baixos", diz Clarissa Garotinho.

"O jovem, não necessariamente, ele quer trabalhar para alguém, ele quer empreender, ele quer ser dono do seu próprio negócio, mas ele precisa de uma oportunidade", ressalta a candidata.

 

Especial Eleições 2020 com Clarissa Garotinho (Foto: Andre W/Grupo Brasil)
Clarissa Garotinho revela o seu plano de governo
para a cidade do Rio (Foto: Andre W/Grupo Brasil)

 

Inovação no mercado de negócios

Já para atrair investimento para a cidade, a candidata promete trabalhar com Tecnologia e Inovação.

"A cidade do Rio de Janeiro tem grandes centros de pesquisa, como a Fiocruz e tantos outros, mas, infelizmente, nós estamos perdendo várias empresas de Tecnologia e Inovação para o Sul do país", analisa.

Segundo Clarissa Garotinho, isso ocorre porque o Rio de Janeiro não tem um ambiente de negócios propício para as empresas.

"Nós vamos criar dois arranjos produtivos na cidade do Rio de Janeiro, começando pela Barra da Tijuca e pela Zona Portuária, e vamos criar um ambiente de negócios para que essas empresas continuem aqui, gerando emprego qualificado e soluções, para a gente colocar o Rio de Janeiro no ranking das cidades mais inteligentes do mundo", diz a candidata.

Quer saber + sobre as propostas dos candidatos para a Prefeitura do Rio de Janeiro? Confira!