O último levantamento do Ibope, divulgado no dia 29 de outubro, apontou que, com 31% das intenções de voto, João Campos (PSB) está em 1º lugar. Outros três concorrentes disputam o 2° lugar nas pesquisas.
São eles: Marília Arraes (PT), com 18%; Delegada Patrícia (Podemos), com 16%; e Mendonça Filho (DEM), com 13%. O empate está de acordo com a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos para mais ou para menos.
Confira as propostas dos candidatos ao cargo de prefeito do Recife nas Eleições 2020:
João Campos quer dar continuidade e avançar em projetos iniciados pela atual gestão
Educação
O candidato aposta na continuidade de projetos e programas já implantados, para garantir uma educação de qualidade a todos, especialmente na primeira infância. Além disso, a ideia é avançar nesta pauta.

Para isso, uma das promessas é melhorar a qualidade do processo de aprendizagem, das práticas e métodos pedagógicos e de ambiente educacional adequado. João Campos também investirá na valorização dos profissionais da educação.
Inclusive, este será um dos desafios de sua gestão. Desde 2018 é aguardada a realização de um novo concurso para Educação em Recife.
No início deste ano, uma seleção para o cargo efetivo de auxiliar de desenvolvimento infantil foi autorizada e teve comissão formada. No entanto, não apresentou avanços desde então.
Concursos públicos e valorização do servidor
Outra área que poderá ganhar reforços é a da Saúde. João Campos reconheceu as iniciativas promovidas pela atual gestão, mas a ideia é ampliar e consolidar tais conquistas.
“Ainda há muito o que fazer, destacando uma cobertura ainda maior da atenção básica, com ampliação da quantidade de equipes de saúde da família, consolidando a abordagem preventiva para promoção e universalização da saúde”, descreveu Campos em seu plano de governo.
Inclui-se nesse pacote os serviços para assistência social, cujo intuito é expandir ainda mais a rede e fortalecer os vínculos de trabalho dos profissionais da área.
João Campos propõe, ainda, um novo ciclo de modelos de gestão, com foco nos resultados para toda sociedade. Neste sentido, inclui-se a valorização do servidor público.
Conforme descrito no plano de governo, uma das metas é resgatar a importância do serviço público prestado pelo município, não só com a valorização do servidor, mas com o desenvolvimento de novas competências.
Também será o foco da gestão de João Campos desenvolver um clima organizacional motivador para os que atuam na prefeitura, tendo como objetivo final os resultados entregues à população.
Empregabilidade
No quesito empregabilidade, durante sua gestão João Campos pretende trabalhar iniciativas para minimizar as desigualdades no mercado de trabalho para negros e mulheres. Isso porque para estes grupos as taxas de desemprego, que já são maiores, podem se agravar em momentos de crise.
Por isso, o candidato definiu com uma de suas prioridades um conjunto de iniciativas para estimular a geração de emprego e renda, principalmente para os grupos já citados. A ideia é impulsionar a empregabilidade e o empreendedorismo em diversos setores da economia.
Dentre as propostas, está a estruturação de espaços para organização de cooperativas nas regiões da cidade e a oferta de cursos profissionalizantes e formação empreendedora para as demandas registradas.
Além disso, a prefeitura trabalhará na reorganização da rede existente para integração com todo o sistema de geração de oportunidades de emprego.
Outra iniciativa que vai impactar neste setor é o investimento em uma cultura empreendedora na cidade. Segundo o plano de governo de João Campos, a prefeitura atuará no desenvolvimento e fortalecimento de um ambiente favorável de negócios.
O objetivo é criar condições para atrair, estimular e viabilizar a sobrevivência das empresas na cidade, o que, consequentemente, pode contribuir para geração de emprego e renda para a população.
“Propomos avançar ainda mais, reestruturando e integrando processos, digitalizando e desburocratizando os serviços da Prefeitura, para facilitar o ambiente de negócios.”
► Confira na íntegra o Plano de Governo do candidato João Campos (PSB)
Marília Arraes quer gerar emprego para afetados pela crise provocada pela Covid-19
Educação
A segunda colocada nas pesquisas, Marília Arraes, propõe a utilização das escolas municipais como espaços para promoção de cultura e esporte, além da educação: 
“Incentivaremos as atividades culturais e suas interfaces com a educação, o turismo, o meio ambiente, a saúde e o esporte e o lazer, criando e executando projetos envolvendo várias secretarias, entendendo a cultura como um tema transversal.”
Para a candidata, a cultura é um fator importante para o desenvolvimento econômico da cidade e um gerador de emprego e renda. A mesma atenção será dada ao esporte.
Concursos públicos e valorização do servidor
Apesar de não citar, explicitamente, reforços de pessoal em áreas específicas, Marília Arraes destacou seu compromisso com a Saúde e Assistência Social. Compromisso este que ganhou mais força com a pandemia do novo Coronavírus.
O objetivo é trabalhar na rede SUS do município, o que pode demandar a contratação de novos profissionais. Para isso, serão consideradas as necessidades de saúde da população e a importância dos trabalhadores da área da saúde.
Também serão desenvolvidas ações de segurança alimentar, atreladas à Assistência Social. O intuito é fortalecer a rede de proteção social às pessoas em situação de rua.
Empregabilidade
A candidata pretende que, durante seu governo, a prefeitura atue como um motor para o desenvolvimento local, mesmos com as situações desfavoráveis apresentadas pela pandemia. O objetivo é gerar emprego e renda para a população afetada pela crise.
“Formularemos a estratégia de desenvolvimento para nossa cidade, buscando promover o crescimento dos setores econômicos, inclusive àqueles baseados na economia solidária, com o objetivo de gerar empregos e renda.”
Conforme citado no tópico “Educação”, o incentivo à cultura e ao esporte também tem como um dos objetivos finais a geração de empregos e renda.
► Confira na íntegra o Plano de Governo da candidata Marília Arraes (PT)

Guarda Municipal terá papel de protagonismo na gestão da Delegada Patrícia
Educação
A principal proposta da candidata em relação à Educação é implementar um conjunto de políticas aplicáveis às estruturas formativas. Essas iniciativas deverão ser inseridas desde o ensino básico até a qualificação profissional para adultos. 
A perspectiva está atrelada a outro objetivo estabelecido no Plano de Governo da candidata: o fomento ao empreendedorismo e à educação financeira. As pautas estão alinhadas à estratégia de desenvolvimento econômico da cidade.
O município ainda promoverá cursos e atividades voltados para a juventude, afastando-a das drogas, cujo uso está atrelado ao quantitativo dos crimes violentos cometidos no município.
Concurso público e valorização do servidor
Para o serviço público, a candidata propõe uma reforma administrativa, que racionalize as atividades de cada Secretaria, evitando a sobreposição de atribuições, reduzindo a quantidade de cargos em comissão e privilegiando os servidores de carreira da Prefeitura.
“A reforma administrativa a ser proposta aponta para uma redução de mais de 20% (vinte por cento) do quantitativo de cargos comissionados, diminuindo a folha de pagamento (custeio) e aumentando a capacidade de investimento do município para a melhoria dos serviços oferecidos.”
A Segurança Pública também será prioridade na gestão de Delegada Patrícia, caso a candidata seja eleita. Nesse sentido, a Guarda Municipal de Recife terá um papel de protagonismo.
Patrícia defende que a guarda precisa contar com um efetivo adequado e capacitado. Além disso, os profissionais devem ter uma carreira melhor estruturada, com armamento compatível com suas atividades e equipamentos de compatíveis com os riscos da atividade.
Empregabilidade
No tópico empregabilidade, a gestão terá o compromisso não só com a qualidade dos serviços públicos prestados, mas com a geração de empregos e renda. Além disso, a ideia é transformar a cidade em um ambiente favorável ao empreendedorismo.
Para isso, a prefeitura vai trabalhar na ampliação de parcerias com estruturas de outras esferas de poder, cujo objetivo é desburocratizar e da criar de um ambiente de negócios atrativo para os diversos arranjos econômicos.
Entre esses setores, destacam-se os negócios regionais e aqueles que se fundam na inovação e na economia criativa. “A gestão reconhece o papel da micro e pequena empresa no fomento econômico, que é fundamental para o desenvolvimento social”, destacou a candidata em seu plano de governo.
► Confira na íntegra o Plano de Governo da candidata Delegada Patrícia (Podemos)
Mendonça Filho vai investir na capacitação do servidor público
Educação
Um dos primeiros compromissos listados no Plano de Governo de Mendonça Filho é com a Educação. Se eleito, Mendonça quer implementar o projeto de escola em tempo integral para o ensino fundamental.

Nesse sentido, a meta é ampliar a jornada escolar, viabilizando a oferta de programas profissionalizantes, vocacionais, e de habilidades socioemocionais.
Além disso, a ideia é investir na diversificação do contra turno escolar, abrindo espaço para a prática de esportes olímpicos e atividades culturais.
Outras ações também estão previstas. Entre elas:
- Ampliar e qualificar a oferta de Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), com prioridade do acesso para as famílias em condição de maior vulnerabilidade social, investindo na primeira infância;
- Aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares;
- Estabelecer metas para a alfabetização das crianças da rede municipal, assegurando a habilidade da escrita na idade correta, com a sua inserção no ciclo fundamental em sintonia com o aprendizado adequado para a série;
- Desenvolver ações integradas de combate à evasão escolar, e de prevenção e correção da distorção idade-série;
- Promover a valorização dos professores através da intensificação da formação continuada e da melhoria efetiva das condições de trabalho no ambiente escolar;
- Dentre outras ações.
Concursos públicos e valorização do servidor
Mendonça Filho também pretende realizar uma reforma administrativa no município, se for eleito. O objetivo é modernizar a estrutura administrativa da prefeitura e promover uma redução no número de secretarias e cargos comissionados.
Além disso, a ideia é permitir aos servidores de atividades não atreladas ao atendimento ao público a realização de serviços em formato híbrido. Ou seja, trabalho presencial e remoto (Home Office).
Também está entre os planos fortalecer a interlocução com os servidores de carreira, permitindo estruturação de plano de cargos e a valorização desses servidores.
Iniciativas de capacitação também serão garantidas.
As formações serão concentradas, em especial, para os servidores que prestam serviços essenciais à população. Por fim, está prevista a criação de um laboratório de inovação, voltado para resolução de problemas no setor público.
Como referência, será utilizado o GNOVA (laboratório de inovação em governo), desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública-ENAP, para capacitação de servidores.
Empregabilidade
Mendonça Filho é mais um candidato que está de olho no desenvolvimento do Empreendedorismo. E, em seu Plano de Governo, estabelece diretrizes para adoção de políticas públicas que possibilitem essa ação. Entre elas, está o fomento à inserção qualificada do jovem no mercado de trabalho.
Também estão previstas ações para apoio ao profissional informal, com o intuito de prepara-lo e motivá-lo a se tornar um microempreendedor individual de sucesso. O candidato ainda propõe o incentivo à qualificação profissional das mulheres, numa tentativa de promover a igualdade no mundo corporativo.
Ainda olhando para questão da diversidade e inclusão, o plano aborda a questão do empreendedorismo nas periferias. O intuito é criar agências de negócios nas comunidades, com capacitação de empreendedores e atração de oportunidades.
Outras ações também são previstas, como renegociação de débitos, revogação de leis, redução da burocracia, iniciativas de capacitação, entre outras.
► Confira na íntegra o Plano de Governo do candidato Mendonça Filho (DEM)
Veja quem são os outros candidatos que estão concorrendo
Conforme já mencionado, outros sete candidatos também concorrem a vaga de prefeito de Recife nas Eleições 2020. São eles: Carlos (PSL), Charbel (Novo) e Cláudia Ribeiro (PSTU).
E ainda: Coronel Alberto Feitosa (PSL), Marco Aurélio (PRTB), Thiago Santos (UP) e Victor Assis (PCO).