Eleições RJ 2020 resultado: Eduardo Paes é eleito e promete concursos
O candidato do Democratas, Eduardo Paes, foi eleito pela terceira vez prefeito do Rio. Confira as propostas de concurso e para o servidor.
Autor:
Publicado em:30/11/2020 às 08:45
Atualizado em:30/11/2020 às 08:45
Um é pouco, dois é bom e três é demais? Ou melhor, três é Eduardo Paes. O candidato a prefeito pelo Democratas foi eleito pela terceira vez e vai ocupar o cargo principal da Prefeitura do Rio de Janeiro por mais um mandato.
Eduardo disputava o posto com o atual prefeito, pelo menos até 31 de dezembro de 2020, Marcello Crivella, que não conseguiu a reeleição.
Paes venceu em todas as Zonas Eleitorais do Rio de Janeiro no último domingo, 29, em uma disputa pouco acirrada. A vitória foi por 64,07% a 35,93% dos votos válidos após 100% das urnas apuradas.
O destaque das Eleições RJ 2020 foi o número de pessoas que não escolheram nem Paes e nem Crivella, somando 1.720.154 abstenções, equivalente a 35,45%. Este número, inclusive, é superior ao total de votos de Paes, que somou 1.629.319 votos contra 913.700 de Marcelo Crivella.
Este será o terceiro mandado de Eduardo Paes, que já ocupou o cargo de prefeito entre 2009 e 2016, sendo sucedido por Crivella. Quatro anos após, ele volta ao cargo, dois anos após não conseguir ser eleito governador do estado.
Mas, o que esperar do novo mandado de Paes à frente da prefeitura? O que será que ele promete para o serviço público. A política de concursos públicos deverá ser prioridade na sua gestão?
Eduardo Paes é eleito prefeito do Rio e promete
concursos permanentes (Foto: Reuters/Sergio Moraes)
Eduardo Paes promete concursos regulares
Se nos últimos anos o Rio de Janeiro sofreu por muito tempo sem concurso, durante o mandado de Eduardo Paes este cenarío promete ser diferente.
Em entrevista à Folha Dirigida, o então candidato destacou que sua política será parecida com os dois primeiros mandados, garantindo concursos permanentes, de forma regular, de preferência todos os meses.
Paes explicou, ainda, que não era possível prever uma única área na qual priorizaria a realização de concursos, mas mencionou as maiores áreas da prefeitura, que certamente terão investimento e atenção especial
Segurança (guarda);
Saúde; e
Educação
"Não tinha um mês que não tivesse concurso acontecendo, claro, na área da Educação com muito mais intensidade que as outras áreas. A Comlurb fazendo seu papel sempre. Nós vamos voltar a ter concurso na cidade do Rio de Janeiro", pontuou Paes.
Paes ainda prometeu..
Reajuste aos servidores públicos
"Se eu tiver que entrar na justiça para fazer o reajuste dos servidores em 2021 eu entrarei na justiça, pelo menos eu vou fazer como eu fiz nos meus oito anos de governo, vou dar o reajuste da inflação, porque é inaceitável que você congele salário do servidor e coloque que a culpa é sempre dele."
Protagonismo da RioSaúde
"A minha ideia é que a Riosaúde com calma e tranquilidade fosse assumindo as tarefas das (Organizações Sociais) OSs privadas, se é que pode se chamar assim. Então eu acho que esse processo foi interrompido quando entrou o governo Crivella e, de repente, radicalizaram no início deste ano, o que sempre gera dificuldade e problema de colapso da rede.
Prioridade na Saúde
"A Saúde é minha prioridade absoluta número um. Vamos recontratar todas as equipes de saúde da família, vamos recontratar esses seis mil profissionais demitidos, vamos colocar o Rio Saúde, criado no meu governo, OS pública, empresa pública de Saúde, para funcionar, para ir assumindo as unidades de saúde, com tranquilidade e organização para que a gente tenha um modelo adequado servindo a população", finaliza.
Destaque inicial na Educação, com plano de retomada
"Nesse plano de 100 dias a gente vai lançar um programa conectados para permitir que as todas as crianças da nossa escola pública tenham acesso à internet, tenham tablet, tenham computador, enfim, que tenha o melhor custo para benefício. Vamos trabalhar com reforço escolar, vamos programar para a gente fazer dois anos em um, porque senão esse esforço social que existe entre a criança da escola pública e a criança da escola privada só vai aumentar, o que é inaceitável."
Mais efetivo na Guarda Municipal e na Comlurb
"Fizemos um plano de cargo de salário que não está sendo implementado, e sei que ele precisa de ajustes. A guarda é fundamental. Você tem aí duas categorias, que são a prefeitura na rua: que é a Comlurb e que é também a Guarda Municipal."
Eduardo também relembra que aumentou o salário dos guardas em mais de 50% e promete uma valorização ainda maior. Ele quer continuar investindo nos guardas e reafirma a sua intenção de chamar os aprovados de 2012.
"Você tem que chamar uma quantidade grande de concursados e fazer isso com a Guarda Municipal, pois você tem um efetivo de 7 mil vagas que tem que ampliar. Minhas ideias e os meus sonhos sempre foram chegar a 10 mil guardas. Tem um concurso, se não me engano, de 2012 que dá para chamar."
Eduardo Paes ainda falou sobre a queda na arrecadação e prometeu concursos públicos na área Fiscal. Até então, tudo fica como promessa do prefeito eleito, que assume a partir do primeiro dia útil de 2021.
Agora, ele terá até 2024 para cumprir promessas e, de fato, valorizar o servidor público como tanto prometeu. Paes tem 51 anos, carioca e é bacharel em Direito. Após saber do resultado, ele discursou ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também do Democratas, e disse:
"A primeira mensagem que eu queria passar é de agradecimento aos cariocas que foram às urnas e acreditaram nas nossas propostas."