Empresas de RH adotam seleção online para contratar na quarentena

Confira ainda quase 3 mil vagas de emprego na Luandre

Autor:
Publicado em:27/03/2020 às 13:00
Atualizado em:27/03/2020 às 13:00

Durante o período de quarentena, para continuar com as contratações, as empresas precisam pensar em novas soluções. A Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, adotou mudanças imediatas nos seus processos seletivos.

Segundo Fernando Medina, CEO da consultoria, as entrevistas estão sendo feitas por videochamadas. “O processo, antes quase sempre presencial, mudou a fim de conseguirmos uma prevenção realmente efetiva. Por isso, adotamos as entrevistas por ferramentas digitais”, diz.

Medina acredita essa readaptação pode reestruturar os métodos de seleção no futuro:

 “O recrutador irá reduzir etapas desnecessárias ou muito longas, diminuindo para 20 minutos uma entrevista coletiva, que poderia levar até 4 horas por conta da espera pelas entrevistas de outros candidatos”.

+ Apesar do Coronavírus, startups selecionam para 1500 vagas de emprego

Saiba como procurar emprego em tempos de quarentena

O cadastramento de currículo na Luandre já era feito online por meio do seu site. No ano passado, a consultoria implementou a possibilidade de cadastramento via aplicativo de celular, disponível para sistemas android e ios.

Por conta das medidas de isolamento, para evitar o contágio da Covid-19, a empresa teve que suspender o cadastramento presencial nos computadores de suas unidades - por onde passam até 100 mil pessoas por mês.

Vagas abertas

Atualmente, a Luandre tem 1.300 vagas para a área da Saúde (clínicas e hospitais), e 1190 para setores do varejo de produtos essenciais (farmácias e supermercados), segmentos que aumentaram a demanda por profissionais com a crise deflagrada pela pandemia de Covid-19.

+ Confira as oportunidades

 

Empresas de RH adotam processo seletivo online
(Foto: Pixabay)

 

Outras empresas de RH também vão realizar entrevistas online

Desde o dia 23 de março, os colaboradores da Sociis RH, consultoria de Recursos Humanos com sede em Belo Horizonte, estão trabalhando em home office. "Entendemos que a redução do contato social é a principal medida preventiva", explica a empresa.

Por conta disso, todas as entrevistas serão realizadas por meio de vídeo conferência e os processos de consultoria serão feitos remotamente. Apenas as avaliações psicológicas serão feitas presencialmente, por conta do caráter do processo, mas sendo tomadas as devidas precauções orientadas pela Organização Mundial da Sáude (OMS).

Hospital Albert Einstein contrata mais de 1400 temporários da Saúde

+ Coronavírus: Câmara aprova projeto de renda básica emergencial

Em São Paulo, a Randstad, líder global em solução de Recursos Humanos, também adotou algumas medidas preventivas para a entrega de seus serviços. A principal ação, assim como as outras empresas, será realizar as entrevistas por meio de chamada de vídeo.

O home office já era adotado pela empresa, mas no momento a medida foi intensificada para todos os colaboradores. Segundo a empresa, o objetivo é que os processos seletivos continuem e que todos os canais de contato sigam atuantes.

“Acreditamos que o processo digital é uma medida necessária para o momento que enfrentamos no país, para garantir o bem-estar dos nossos colaboradores e candidatos”, explica Maria Luíza Nascimento, diretora de Recursos Humanos da Randstad.

“Sem previsão para que a situação se normalize, a medida vai permitir que possamos dar continuidade ao fluxo de entrevistas, sem comprometer a qualidade dos processos de seleção e das entregas”, completa.