Bloomberg anuncia empresas inclusas no Gender Equality Index 2021

O objetivo do Gender Equality Index (GEI 2021) é trazer transparência às práticas e políticas relacionadas a gênero em empresas de capital aberto.

Autor:
Publicado em:28/01/2021 às 11:00
Atualizado em:28/01/2021 às 11:00

A Bloomberg divulgou nessa quarta-feira, 27, o nome das 380 empresas que estão incluídas no Gender Equality Index - GEI 2021 (Índice de Igualdade de Gênero). O levantamento mostra que, pela primeira vez, empresas domiciliadas na Indonésia e nas Bermudas estão relatando dados relacionados a gênero. 

O objetivo do GEI é trazer transparência às práticas e políticas relacionadas a gênero em empresas de capital aberto, aumentando a amplitude dos dados ambientais, sociais e de governança (ESG) disponíveis para investidores. 

Dentre as empresas inclusas no índice estão: Banco Santander SA, Bradesco, Coca-Cola FEMSA, Danone, Enel, L'Oréal e Sodexo. 

"À medida que continuamos lutando contra a pandemia, temos visto empresas colocar maior ênfase no ‘S’ de ESG. As empresas incluídas no Índice de Igualdade de Gênero deste ano estão comprometidas em fornecer um ambiente de trabalho inclusivo, apoiando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e acordos de trabalho flexíveis para reter uma força de trabalho talentosa e criar uma vantagem competitiva nesse ambiente de negócios em mudança", disse Peter T. Grauer, presidente da Bloomberg.

Neste ano, um número recorde de empresas divulgou seus dados e a qualidade da divulgação tem melhorado, chegando a uma média de 94%. No entanto, a pontuação média de excelência de dados foi de 55%, tornando evidente que ainda há trabalho a ser feito. 

A pontuação de excelência de dados é dividida em pontuações em cinco pilares: 

  1. Liderança feminina e pipeline de talentos; 
  2. Igualdade de remuneração e paridade salarial de gênero;
  3. Cultura inclusiva;
  4. Políticas de assédio sexual; e 
  5. Marca pró-mulheres.

"À medida que as empresas se esforçam para manter fortes culturas corporativas no mundo virtual de hoje, a C-suite tem a oportunidade de impulsionar o progresso na igualdade de gênero nos próximos anos. Esse progresso pode começar com a estrutura GEI, que ajuda as empresas a avaliar em que ponto estão no caminho para a paridade de gênero em relação a seus pares, e a se responsabilizar por seus objetivos.

Por sua vez, os dados do GEI oferecem aos investidores uma visão abrangente de como essas práticas estão gerando maior engajamento e produtividade dos funcionários, trazendo maior valor de mercado para as empresas e criando mudanças positivas nas comunidades locais", explica Patrícia Torres, chefe global da Bloomberg Sustainable Finance Solutions.

Os dados fornecidos para o índice 2021 é do ano fiscal de 2019, e isso mostra como as empresas ja estavam considerando estilos de trabalho mais flexíveis mesmo antes da pandemia do novo Coronavírus. 

Um exemplo disso é que 87% das empresas incluídas no GEI oferecem horários de trabalho flexíveis, e 85% oferecem locais de trabalho flexíveis, um benefício que se tornou mais importante em meio à crise sanitária. 
 

Bloomberg de Igualdade de Gênero 2021
87% das empresas incluídas no GEI oferecem horários de trabalho flexíveis
(Foto: Divulgação)


O que + você precisa saber:


Inclusão das mulheres no mercado de trabalho

O estudo também mostra que, em média, as empresas do índice estão contratando mais mulheres do que perdendo, 69% das quais têm uma estratégia de recrutamento de mulheres, e 59% realizam uma revisão global de remuneração baseada em gênero. 

Além disso, em média, 85% dos funcionários que retornam após a licença parental permanecem na empresa, com 65% das empresas oferecendo salas de amamentação e 46% fornecendo subsídio para creche ou outro tipo de apoio financeiro.

Os dados deste ano mostram que as comunidades estão se beneficiando de políticas corporativas inclusivas. Mais da metade (60%) das empresas do índice patrocinam programas de educação financeira para mulheres e 64% patrocinam programas dedicados à educação de mulheres em STEM.

Newsletter Folha+

 

Carregando...