Enem 2020 inicia inscrições nesta segunda-feira, 11

Os estudantes podem se inscrever até o dia 22

Autor:
Publicado em:08/05/2020 às 12:23
Atualizado em:08/05/2020 às 12:23

Estão abertas a partir desta segunda-feira, 11, as inscrições para o Enem 2020. Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio poderão fazer o cadastro pelo site do Inep ou aplicativo até 22 de maio. 

Também dentro deste prazo, os candidatos que precisam de atendimento especializado nas provas, como pessoas com necessidades especiais, deverão fazer a solicitação do serviço no mesmo endereço eletrônico. 

O acesso à ficha de inscrição pode ser feito por meio da Página do Participante ou do app do exame. O valor da taxa é o mesmo de 2019: R$85, exceto para aqueles que conseguiram a isenção. O pagamento deverá ser realizado até 28 de maio. 

Este ano, o Enem será aplicado em duas versões: impressa e digital. Por isso, o candidato deve escolher, na hora da inscrição, qual tipo de prova deseja realizar. Além de optar pela língua estrangeira que deseja em seu exame: Inglês ou Espanhol.

Este ano, é obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição. Ela será utilizada para a identificação no momento da prova. Dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira informados incorretamente só poderão ser alterados até 22 de maio.

 

Aplicativo Enem 2020
Inscrições para o Enem 2020 podem ser feitas por aplicativo também
(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

 

Autoridades discutem adiamento das provas do Enem 2020

Devido à pandemia do novo Coronavírus, diversas autoridades políticas têm discutido a possibilidade de adiar a aplicação do exame. A princípio, as provas impressas estão marcadas para 1º e 8 de novembro. Já as digitais, para os dias 22 e 29 do mesmo mês. 

Em reunião com líderes partidários do Senado realizada no último dia 5, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, defendeu a permanência do calendário atual. Na sua visão, é precipitado adiar o Enem meses antes da prova. 

Mas muitos senadores são contrários à decisão. A principal justificativa é o fato de que milhões de estudantes de baixa renda e que não têm acesso à internet e outros recursos digitais de aprendizado, estão academicamente prejudicados diante das medidas de distanciamento social.

De acordo com o líder do PDT, Weverton (MA), que também estava na reunião com o ministro Weintraub, ficou combinado um novo encontro no mês de agosto. Nesta próxima ocasião, os líderes vão discutir o cenários e poderão decidir a data da prova. 

Vale lembrar que, enquanto isso, dois projetos de lei favoráveis ao adiamento do Enem 2020 tramitam no Senado. Um da senadora Daniella Ribeiro (PP/PB) e, outro apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Saiba mais:

Projetos do Senado podem suspender calendário do Enem 2020

Elite promove live gratuita para pré-vestibulandos neste sábado, 9

Enquanto as autoridades não chegam a um acordo sobre a data de aplicação do Enem 2020, diversas instituições de ensino trabalham para tentar abranger a maior quantidade possível de alunos que não estão indo à escola. 

Live Elite Rede de Ensino
Live gratuita do Elite ocorre nesta sábado, 9
(Foto: Divulgação / Elite Rede de Ensino)

Neste sábado, 9, o Elite Rede de Ensino promoverá uma live gratuita com o tema “Crises civilizatórias (Economia, política e pandemias) e possibilidade de mudanças sociais”.

O evento online terá início às 14h no canal de Youtube da instituição. 

Os estudantes que desejarem fazer perguntas para os professores durante o debate precisam realizar cadastro na plataforma de chamadas de vídeo 'Zoom' e preencher uma ficha de inscrição disponibilizada pelo Elite. Para essa opção, as vagas são destinadas aos primeiros 985 inscritos.

O conteúdo da live faz parte do projeto “Humanidades em Debate”, que inclui assuntos de relevância social, econômica e política.

Durante a transmissão, professores de geografia, história, filosofia, sociologia e redação debatem assuntos relacionados às ciências humanas e apresentam uma proposta de redação.

“Mediante à conjuntura que o mundo está passando, esses são assuntos necessários. Com a iniciativa, além de receber suporte para possíveis temas de redação, os alunos poderão ampliar todo o conteúdo para a segunda fase dos vestibulares mais tradicionais como: UERJ, Fuvest, Unicamp, entre outros”, conta Judson Bernardino, professor de geografia e diretor da unidade Elite Savassi.