Enem 2020 encerra inscrições nesta quarta-feira, 27
Edição do vestibular já tem mais de 5 milhões de inscritos
Autor:
Publicado em:27/05/2020 às 08:33
Atualizado em:27/05/2020 às 08:33
Os estudantes que querem prestar o Enem 2020 têm somente até as 23h59 desta quarta-feira, 27, para fazer inscrição. O prazo será encerrado hoje, na Página do Participante e no aplicativo do exame.
Após preenchida a ficha, o candidato deve proceder ao pagamento do boleto, no valor de R$85, até quinta-feira, 28 de maio, com aqueles que conseguiram isenção da taxa.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta os interessados que não deixem para a última hora. E lembra que mesmo quem solicitou a isenção da taxa (tendo o pedido deferido ou não) também precisa se inscrever, assim como os demais participantes.
De acordo com o último balanço divulgado pelo Inep, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2020.
Vale lembrar também que as inscrições são disponíveis apenas para a versão impressa do Enem. A prova digital, que é novidade este ano, bateu o limite de 100 mil inscrições na semana passada.
Pontos importantes para não esquecer ao fazer a inscrição:
os dados declarados pelos candidatos devem ser conferidos e apenas alguns deles podem ser modificados na página do participante, durante o acompanhamento da inscrição;
no caso da escolha do município para fazer a prova, por exemplo, o Inep pede cuidado reforçado, porque não será possível trocar após o encerramento do prazo;
é necessário memorizar a senha ou anotá-la e guardá-la em local seguro, pois é com ela que o participante irá acompanhar todas as etapas de execução do exame.
Inscritos responderão enquete sobre nova data da prova
Com isso, no fim de junho será feita uma enquete com os estudantes inscritos, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.
Mas o período de adiamento será de 30 a 60 dias em relação ao que era previsto nos editais. As datas iniciais eram nos dias 1º e 8 de novembro, em sua versão tradicional, e 22 e 29 de novembro, na nova versão digital.
A estrutura de avaliação do Enem 2020 seguirá o esquema do ano anterior: quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, e uma redação em língua portuguesa.
Dia 1 - provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Dia 2 - provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Este é o primeiro ano que o governo vai realizar o Enem Digital, obedecendo a mesma estrutura de prova. A ideia é implantar o novo modelo de forma progressiva, por isso só foram permitidas 100 mil inscrições.
Mas a previsão é que a consolidação da prova digital seja feita até 2026. Como explica o Inep, por se tratar de fase piloto de implantação, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros” e não promoverá atendimento especializado.
CIEE Rio promove preparação gratuita para o Enem na quarentena
O CIEE Rio, durante a quarentena, está investindo no reforço da preparação gratuita para o Enem 2020, voltado para os jovens que fazem parte do Programa Mais, que atua desde 2004. São conteúdos que visam ajudar estudantes de menor renda a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio.
As inscrições para 2021 só serão abertas no final do segundo semestre. Poderão participar "estudantes de 16 a 24 anos que concluíram o ensino médio pela rede pública, afrodescendentes, vindos de classes sociais populares e com disponibilidade de horário."
Para concorrer às vagas do Programa, os jovens devem enviar um e-mail para inscricaocpe1@cieerj.org.br. Mas somente quando forem abertos os processos seletivos a equipe do CIEE Rio entrará em contato com os interessados.
A rotina dos jovens que participam do projeto será mantida através de vídeo aulas e da ampliação dos serviços on-line, como compartilhamento de exercícios em aplicativos e encontros on-line via lives para tirar duvidas.
"Dar continuidade ao Programa neste contexto tem sido um grande desafio, porque além de todas as questões relacionadas à pandemia, temos que lidar com as desigualdades sociais que neste momento se acentuam: falta de acesso a internet e equipamentos próprios para estudar a distância . Mas estamos buscando soluções criativas para eles estudarem. Recebemos apoio das famílias impactadas pelo cenário econômico que nos dão força para continuar executando o projeto, mantendo vivo o sonho desses estudantes que não têm condições de pagar um cursinho."
A fala é da coordenadora de Programas Especiais, Valéria Monteiro. Para o superintendente do CIEE Rio, Paulo Pimenta, o momento é de adaptação às novas formas de estudar e, por isso, o candidato deve ter foco, organização e disciplina para conseguir aprender e ter resultados positivos.