Enem 2020: indeferidos podem solicitar nova análise de isenção

Inscrições para o exame acontecerão no período de 11 a 22 de maio

Autor:
Publicado em:27/04/2020 às 08:50
Atualizado em:27/04/2020 às 08:50

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) que tiveram a solicitação de isenção indeferida podem solicitar nova análise a partir desta segunda, 27. O envio da documentação, observando a opção escolhida na 'Página do Participante', deverá ser feita nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.

Os editais do Enem 2020 garantem gratuidade da taxa de inscrição ao participante que: 

  • Estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme o art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei nº 12.799, de 10 de abril, de 2013;
  • Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho, de 2007, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

+ Estácio e Eleva criam plataforma de preparação para o Enem 2020

É importante destacar que os candidatos faltosos da edição de 2019 que encaminharam a justificativa de ausência e solicitaram isenção para o Enem 2020 já podem consultar o resultado na 'Página do Participante', no site ou no aplicativo do exame. 

O benefício da isenção no Enem não garante a entrada automática no Exame. Portanto, todos interessados em participar da avaliação devem realizar o cadastro no período de 11 a 22 de maio. Os concorrentes que não forem beneficiados com a isenção da taxa devem efetuar o pagamento no valor de R$85 para participar. 

 

celular
Inep abre prazo para solicitação da análise de isenção
(Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

 

Prova digital do Enem será nos dias 22 e 29 de novembro

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiada para os dias 22 e 29 de novembro. A formalização foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quarta-feira, 22. A aplicação da prova impressa permanece prevista para os dias 1º e 8 de novembro. 

+ Com a pandemia do Coronavírus, aumenta procura por recém-formados 

A estrutura do exame no modelo digital será igual à versão impressa. As inscrições para o Enem 2020 em seus dois modelos de prova deverão ser realizadas no período de 11 a 22 de maio, na Página do Participante ou no aplicativo Enem. 

É importante ressaltar que o participante que optar por fazer o exame impresso não poderá se inscrever na edição digital e vice-versa. Após concluir o processo, o candidato não poderá alterar a opção escolhida. 

Ministro da Educação garante calendário do Enem 2020

A rádio do Ministério da Educação (MEC) estreou na quarta-feira, 22, o programa “Conversa com o Ministro”. As edições acontecem semanalmente e a produção conta com entrevistas com ministro da Educação, Abraham Weintraub. Os bate-papos ficarão disponíveis nas plataformas Spotify e Soundcloud.

No primeiro programa, o ministro falou com otimismo sobre o retorno das aulas em todo o país nas próximas semanas e da distribuição de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis de estudantes com aulas suspensas.

+ CREA SP inscreve em processo seletivo de estágio até 3 de maio

+ Projetos do Senado podem suspender calendário do Enem 2020

Além disso, Weintraub tranquilizou os estudantes que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), que terá novo edital, e reafirmou que o Enem 2020 será mantido. "Vai ter Enem e será em novembro [...] Teremos tempo para recuperar o período que ficou parado", disse.

O programa pode ser conferido na íntegra ou pelos temas abaixo:

  • Voltas às aulas e flexibilização da carga horária;
  • Distribuição de alimentos do PNAE;
  • Lista de Espera do Prouni;
  • Enem 2020;
  • Isenção da taxa de inscrição do Enem;
  • Enem Digital; e
  • Novo portal de monitoramento dos Institutos e Universidades Federais.

Notícias de empregos