Enem 2020: prazo de pagamento da taxa de inscrição é prorrogado

Prazo para pagar a taxa agora vai até 10 de junho

Autor:
Publicado em:02/06/2020 às 11:30
Atualizado em:02/06/2020 às 11:30

O prazo de pagamento da taxa de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado até o dia 10 de junho. A informação foi dada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta terça-feira, 2.

A decisão de prorrogar o prazo foi justificada pelo cenário de pandemia de novo Coronavírus. Segundo o Inep, cerca de 300 mil candidatos ainda não efetuaram o pagamento da taxa.

A partir desta quarta-feira, 3, os estudantes poderão emitir um novo boleto bancário para garantir a participação no exame. O instituto informou que os boletos gerados anteriormente perderam a validade e que 5,7 milhões de pessoas tiveram suas inscrições confirmadas.

Ao todo, segundo dados do Inep, são 6.121.363 inscritos. Desse total, 65% já concluíram o ensino médio, 23% são concluintes e 12% são estudantes que não estão concluindo, mas fazem a prova como treinamento.

O valor da taxa de inscrição é de R$85. Lembrando que não pagam aqueles se enquadram nos critérios de isenção (estudantes do último ano do ensino médio e membros de família baixa renda) e tiveram o pedido deferido.

+ Estácio e Eleva criam plataforma de preparação para o Enem 2020

Por conta da pandemia, essa já é a terceira mudança no cronograma do exame. Além do adiamento do prazo de inscrição em cinco dias, o Ministério da Educação, sob pressão, havia decidido postergar indefinidamente a data da prova.

 

Enem 2020
Prazo para pagamento da taxa vai até o dia 10 de junho
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 

Inscritos serão consultados sobre nova data do Enem

O adiamento do Enem aconteceu após pressão por parte dos estudantes, professores e parlamentares. Segundo o Inep e o MEC, o prazo de adiamento será “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”.

A prova estava prevista para os dias 1º e 8 de novembro, em sua versão tradicional, e 22 e 29 de novembro, na nova versão digital. A decisão foi anunciada um dia após o Senado Federal ter aprovado um projeto que adiava a realização do exame.

O texto-base teve 75 votos favoráveis e apenas um contrário, do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). O projeto aguardava aprovação no Congresso e precisava ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, ainda não foi definido quando serão realizadas as provas. Após a confirmação do adiamento, o governo afirmou que fará uma enquete com os participantes para definir as novas datas.