Enem 2020: prazo para pedidos de isenção encerra nesta sexta, 17
As inscrições para o exame se iniciarão no dia 11 de maio
Autor:
Publicado em:17/04/2020 às 10:11
Atualizado em:17/04/2020 às 10:11
Iniciado no último dia, 6, o prazo para pedidos de isenção do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) termina nesta sexta-feira, 17. As solicitações podem ser feitas através da página do participante.
Poderão solicitar a isenção:
Estudantes do terceiro ano do ensino médio em escola da rede pública;
Alunos que tenham cursando o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e têm renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, comprovada por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), e com renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 24 de abril. Para quem tiver a solicitação negada, o período para interposição de recursos será entre os dias 27 de abril e 1º de maio. A previsão é de que os resultados finais sejam liberados no dia 7 de maio.
No entanto, a aprovação do pedido de isenção não garante a inscrição no exame. O candidato deverá se inscrever na página do participante das 10h do dia 11 de maio até às 23h59 do dia 22 de maio. Para aqueles que não conseguirem a isenção, o valor da taxa é de R$85.
Neste ano, pela primeira vez, o Enem contará com provas digitais, que serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro. Já as provas impressas acontecerão nos dias 1 e 8 de novembro.
Essa modalidade digital será apenas para estudantes de terceiro ano ou que já concluíram o ensino médio, com exceção de pessoas que necessitam de atendimentos especiais. Até 100 mil candidatos poderão fazer a prova digital.
Outra mudança no Enem 2020 é a obrigatoriedade de enviar uma foto digital no ato de inscrição.
Prazo para justificativa de ausência também começa nesta segunda
O Enem tem uma punição para os estudantes que solicitam isenção e não realizam o exame: o corte do benefício no ano seguinte. Portanto, aqueles que foram isentos em 2019, e não compareceram, precisam justificar a ausência para conseguir isenção neste ano.
Para quem não vai realizar o Enem 2020, a justificativa não é necessária. O prazo para justificar ausência é o mesmo da isenção (6 a 17 de abril)e a solicitação deve ser acompanhada de documentos que comprovem o motivo da ausência.
Os motivos aceitos são: acidente de Trânsito; assalto ou furto; casamento; morte na família; acompanhamento de cônjuge; saúde ou emergência médica; maternidade; paternidade; privação de liberdade (prisão); trabalho; intercâmbio acadêmico; e atividade curricular.
Calendário do Enem 2020 pode ser suspenso se projetos de lei forem aprovados
Os senadores estão avaliando dois projetos de lei quesuspendem o calendário de provas do Enem 2020. Entre os motivos apontados, segundo a Agência Senado, estão os problemas na aplicação de matérias e perda de tempo de preparação pelos alunos devido à pandemia do novo Coronavírus.
Um dos PL é o de nº 1.277/2020 da senadora Daniella Ribeiro (PP/PB), que altera as diretrizes e bases da educação nacional para permitir que, em períodos de situação de emergência ou calamidade pública, todas as aulas possam ser ministradas por meio de ensino a distância (EaD).
Mas, a parlamentar também propõe a prorrogação automática das atividades escolares para ingresso às universidades em caso de calamidade pública:
O outro projeto (137/2020) foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), para suspender os editais do governo federal que determinam as datas para a realização das provas deste ano.