O Exame Nacional do Ensino Médio já tem data confirmada. O Enem 2021 será realizado no mês de novembro, nos dias 21 e 28. A informação foi passada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Por meio das redes sociais, Ribeiro confirmou a data de realização das provas, em dois finais de semana.
Além disso, o chefe da pasta ainda antecipou que o edital com todas as regras e instruções será divulgado ainda esta semana.
Confira a publicação na íntegra
De acordo com o ministro, o edital será publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que é o responsável pela organização do Enem.
O Enem é o maior exame nacional, que admite estudantes nas universidade públicas e privadas de todo o país. Além disso, também impacta alguns concursos públicos.
Como funcionou o Enem 2020?
A maior novidade em 2020 foi o surgimento do Enem digital. Os candidatos puderam fazer o exame pelo computador. O Enem Digital foi aplicado para cerca de 100 mil pessoas na primeira edição.
O Ministério da Educação, na época, informou que a tendência é aumentar, a cada ano, a quantidade de participantes que farão as provas digitais - até elas substituírem totalmente as provas impressas em 2026.
O formato permaneceu o mesmo. Os estudantes responderam a questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da redação.
- 1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
- 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática
Concursos podem usar a nota do Enem como admissão
É importante o candidato estar sempre atento ao Enem e, se possível, realizar o exame. Isso porque alguns concursos costumam usar a nota da prova do Enem - substituindo a realização de uma prova objetiva.
Em 2020, por exemplo, o concurso dos Bombeiros PB e da Seplag MG usaram o Enem como forma de avaliar os candidatos.
Ainda não está confirmado o cronograma do Enem 2021. O edital vai trazer prazo de inscrição e outras datas importantes para que os candidatos fiquem ligados.