Como iniciar os estudos para as provas do concurso PC-RJ?
O especialista em preparação para concursos, Leonardo Murga, diz que a preparação para o concurso PC-RJ deve ser iniciada o quanto antes.
Autor:
Publicado em:26/12/2019 às 07:10
Atualizado em:26/12/2019 às 07:10
Como iniciar os estudos agora?
Leonardo Murga aconselha o início dos estudos para o concurso PC-RJ pelo edital anterior. Isso porque a partir da verificação das disciplinas cobradas, será possível selecionar o melhor material para cada área.
Mas, o especialista alerta: os editais devem trazer atualização do conteúdo programático pelo tempo em relação aos últimos concursos.
“A tendência é que, com o tempo, os editais, fiquem mais robustos, novos conteúdos sejam acrescidos. A base do concurso vindouro é sempre o concurso anterior, independente do tempo entre um edital e outro”.
Depois de fechar todas as disciplinas do edital anterior, a recomendação é que o candidato insira novos conteúdos com base em editais similares. No entanto, mais próximos no tempo.
“Conforme o candidato feche o edital anterior pode, aos poucos, inserir outros conteúdos com base em editais similares, porém, mais próximos no tempo. Ou seja, pegar um edital mais recente, como o de escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal”, indica.
Como organizar as horas de estudo para o concurso PC-RJ?
Questionado sobre o número de horas necessárias para o estudo por dia, Leonardo Murga diz que é variável e explica que há pessoas que conseguem render com duas horas de preparação diária.
Por outro lado, também há candidatos que necessitam de um dia inteiro para conseguir render. O importante, na opinião do especialista, é que a pessoa estabeleça uma conceituação de horas brutas e horas líquidas.
“Quantas horas ela tem disponíveis e quantas consegue render. Eu penso que um rendimento de duas ou três horas líquidas por dia seja suficiente para que consiga vencer, com algum tempo, a maioria dos editais. É claro que não dá para fechar essa conceituação com todos, pois cada pessoa funciona de um jeito”, pontua.
Para os candidatos que trabalham, Murga orienta que o estudo tangencie os horários do expediente. Mas, para isso é necessário entender quais são os momentos do dia em que possui um melhor rendimento.
“Eles precisam saber se rendem melhor pela manhã ou à noite. Se conseguem algumas horas no almoço para poder render. A dica é espalhar o estudo durante o dia, caso seja necessário e possível”, recomenda o especialista.