Especialista orienta como manter o equilíbrio mental na quarentena
Master coach Lívia Cavalcanti Orienta como manter o foco e o controle da mente em tempos de isolamento social pelo Coronavírus.
Autor:
Publicado em:25/05/2020 às 09:00
Atualizado em:25/05/2020 às 09:00
“Autoconhecimento é a principal chave para o desenvolvimento de todos, seja por livros, por cursos online e com o apoio de profissionais capacitados, respeitando sempre acima de tudo o limite de atuação. Se há um diagnóstico de um médico de ansiedade deve ser acompanhado por profissional da área de saúde”, destacou.
Para a master coach não é o momento para estagnar. De acordo com Lívia Cavalcanti, o mais importante é seguir em frente, mesmo que seja diminuindo um pouco o ritmo. “Não pare”, aconselhou.
Livia Cavalcanti revela como manter o equlíbrio mental em tempos
de quarentena (Foto: Folha Dirigida)
Outra indicação da especialista para os futuros servidores foi ter empatia própria. Ou seja, respeitar o momento que está vivendo.
“Celebre as pequenas vitórias, considere tudo que lhe trouxe até aqui nos estudos, pratique a empatia e compaixão com você mesmo. Há profissionais para apoiar nessa fase de isolamento, não espere o medo chegar para pedir ajuda, não menospreze os sinais do seu corpo”, orientou.
Ela ainda recomendou a prática de “mindfulness, atenção plena, atividades físicas em casa e um bom plano de ação com visão da sua meta”.
FOLHA DIRIGIDA tem produzido uma série de transmissões ao vivo no Instagram com o comando de Lívia Cavalcanti. Nomeado como ‘No controle da Mente’, o programa traz profissionais de diversas áreas para apoiar no desenvolvimento das ‘Soft Skills’, fundamentais neste momento.
Soft skills são as competências sobre a personalidade e comportamento do profissional. Elas envolvem aptidões mentais e emocionais. Assim como a forma de se relacionar e interagir com as pessoas.
Muitos candidatos de concursos não sabem como conciliar o pensamento no futuro com o medo de uma doença que infecta milhares de pessoas. Então, como lidar com a pressão dessa incerteza? Lívia Cavalcanti trouxe uma resposta.
“Desenvolvendo a resiliência no dia a dia, sendo otimista acima de tudo, controlando os impulsos, administrando as emoções, tendo empatia (com próximo e conosco). É uma grande forma de diminuir o impacto pessimista, e é treinável, com toda a certeza. O indivíduo resiliente sairá muito mais forte. O controle do ambiente externo não depende de nós, infelizmente, porém, o nosso controle sim. Esse é totalmente de nossa responsabilidade”, afirmou.
A coach completou: “Se há algo que não conseguimos mensurar é essa doença e nem como será no futuro, porém respeitar as regras do isolamento, bem como as diretrizes de limpeza das mãos e uso das máscaras e evitar aglomerações irão sim nos afastar do vírus”.
Ela aconselhou focar e ter como exemplo as cidades que, após cumprirem todos os procedimentos, conseguiram retornar as atividades aos poucos.
“Assim será conosco também. Estamos todos juntos nessa caminhada. Uns desistirão e outros irão por a parte normal da vida. Agora, os que conseguirem seguir farão a diferença na vida dessa e das próximas gerações”.
Para Lívia Cavalcanti, o momento é de otimismo. “É sobre ACREDITAR. É sobre DECIDIR. É sobre AGIR. É acima de tudo sobre SEGUIR! Te vejo na chegada!”, concluiu.