Prova do vestibular Cederj 2020.2 é adiada por conta da pandemia

São oferecidas 8.109 vagas em 17 cursos de Ensino Superior a Distância (EaD)

Autor:
Publicado em:31/03/2020 às 15:30
Atualizado em:31/03/2020 às 15:30

A Fundação Cecierj  - Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro adiou a aplicação das provas do vestibular Cederj 2020.2 que estavam marcadas para o próximo dia 14 de junho. De acordo com o comunicado divulgado nesta quinta-feira, 4, o adiamento se dá por conta do Decreto Estadual nº 47.102, de 1º de junho de 2020, que dispõe sobre as medidas de isolamento social no Estado do Rio de Janeiro. 

A nova data da aplicação do exame ainda não foi divulgada. Ainda de acordo com o comunicado, um novo cronograma com as fases restantes da seleção será divulgado em breve, após deliberação dos órgãos competentes. A divulgação do novo calendário será feita através do site do Instituto Selecon, organizador, e no site da Fundação Cecierj. 

O vestibular Cederj 2020.2 oferece oportunidades para os cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas (916 vagas), Física (375), Geografia (320), História (200), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.125), Química (338) e Turismo (335).

Também há vagas para bacharelado em Administração (761 vagas), Administração Pública (400), Ciências Contábeis (480), Engenharia Meteorológica (50), Engenharia de Produção (400). Além de cursos de Tecnologia em Sistemas de Computação (529), Gestão de Turismo (250) e Segurança Pública (350).

+ Estudar no exterior impulsiona carreira e facilita conquista de emprego

As vagas para o curso de Segurança Pública são destinadas somente aos profissionais da ativa da Segurança Pública, como agentes penitenciários, guardas municipais, policiais civis e militares do Rio de Janeiro, policiais federais e militares.

Os cursos acontecem em regime semipresencial nos 34 polos regionais instalados em todo o Estado do Rio de Janeiro. A oferta é feita pelas universidades públicas Cefet-RJ, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio.

Provas do vestibular Cederj 2020.2 são adiadas
(Foto: Divulgação)​​​

Como é feita a avaliação dos candidatos no vestibular Cederj 

De acordo com o edital, os candidatos são avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. A avaliação é composta por 60 questões de múltipla escolha e abrange conteúdos relacionados às seguintes disciplinas, de acordo com o curso escolhido: 

  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;
  • Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês);
  • Biologia;
  • Física;
  • Matemática;
  • Química;
  • Geografia; e
  • História.

+ Concessão e prorrogação do auxílio-doença: 10 perguntas e respostas

Há, ainda, uma prova de Redação, com a proposta de produção de texto dissertativo em prosa. Nessa etapa, serão considerados os seguintes critérios: 

  • Aspectos formais da Língua Portuguesa: texto adequado à modalidade escrita culta, observando-se as normas de pontuação, de ortografia (conforme o acordo ortográfico em vigor), de concordância nominal e verbal, de regência nominal e verbal, de flexão nominal e verbal e de emprego de pronomes;
  • Aspectos textuais: estruturação de períodos e de parágrafos, observando-se a unidade lógica e a coerência das ideias entre as partes do texto; e adequação ao tema proposto e ao modo de organização do discurso: descrição, narração, dissertação/argumentação; e
  • Aspectos discursivos: coesão textual; coerência interna e externa; concisão e clareza das ideias; aprofundamento dos argumentos utilizados; adequação semântica.

Serão eliminados da seleção aqueles que obtiverem zero na prova de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e nas questões das disciplinas específicas do curso escolhido. Para ter a prova de redação corrigida, o candidato precisa obter no mínimo 50% dos pontos da prova de múltipla escolha. 
 

notícias de emprego