O que saber para estar informado sobre concursos nesta semana?
Expectativa pelo aval oficial do concurso PF, previsões de definição de bancas e publicação de editais aguardados. Confira!
Autor:
Publicado em:16/11/2020 às 14:00
Atualizado em:16/11/2020 às 14:00
Nacional
Concurso PF
A Polícia Federal deve ter autorização para novo edital publicada o maios breve possível. Por isso, segue a expectativa para a semana. A seleção já foi confirmada para acontecer diversas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro.
A PF espera aval para o preenchimento inicial de 2 mil vagas de nível superior. As oportunidades serão para a área Policial, sendo 1.016 vagas de agente, 600 de escrivão, 300 de delegado e 84 de papiloscopista.
Outra corporação que aguarda aval é a Polícia Rodoviária Federal. A PRF vive a mesma expectativa da Polícia Federal, no entanto, tudo indica que a autorização da instituição deverá ocorrer somente após o aval da PF.
Neste fim de semana, o diretor executivo da PRF, José Hott, disse por meio do Instagram que se o edital sair até fevereiro é possível provas sejam aplicadas até junho de 2021. Aumentando ainda mais a expectativa pelo concurso.
No Sudeste do país, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro está analisando as propostas para definir a organizadora do próximo concurso PC RJ. A previsão é que seleção tenha vagas para todos os níveis de escolaridade.
O governador do Estado, em exercício, Claudio Castro, confirmou a autorização para os cargos de auxiliar e técnico de necropsia, peritos criminal e legista, investigador, inspetor e delegado.
Na Polícia Militar do Estado, o concurso PMERJ Saúde pode ter novidades nesta semana. A expectativa é o andamento no processo de escolha da organizadora da seleção.
Por enquanto, o Instituto Consulplan é o que apresenta o menor preço, seguido do Instituto AOCP e do Instituto Idib. Também participam da licitação as seguintes empresas: Instituto IDCAP, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Selecon, Nosso Rumo, Ibade, IBFC, IDEAP e ADM & TEC.
Em análise no setor de Licitação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a corporação deve verificar se os serviços expressos nas cotações das licitantes são compatíveis com os descritos no Termo de Referência do concurso.
Na Região Metropolitana do Estado do Rio, o edital do novo concurso Câmara de São Gonçalo pode ser publicado a qualquer momento. Isso porque o último trâmite para a abertura da seleção, a contratação da banca organizadoras, já foi concluído.
O número de vagas da seleção ainda não foi revelado, no entanto, já se sabe que o concurso contará com oportunidades para cargos dos níveis médio e superior. Os salários iniciais previstos para as carreiras serão de R$1.569,24 (assistente) e R$2.197 (analista). Ainda não se sabe se os servidores receberão gratificações e benefícios.
No Sul, a Polícia Civil do Paraná deve divulgar as novas datas de aplicação das provas do concurso PC PR em breve. Em resposta à Folha Dirigida, a corporação confirmou a informação.
Além disso, novas reuniões entre a comissão e a banca organizadora, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), estão ocorrendo com o intuito de definir o cronograma para a retomada da seleção.
Concursos abertos somam mais de 14 mil vagas nesta semana
(Foto: Pixabay)
Centro-Oeste
Concurso Educação DF
No Centro-Oeste, na última semana, o Instituto Quadrix foi declarado como banca organizadora do novo concurso para professores temporários da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE DF).
Agora, fica a expectativa pelo próximo passo que será a contratação da banca. Após a etapa, o Instituto Quadrix poderá começar os preparativos para receber as inscrições do concurso Educação DF e aplicar as etapas, como provas objetivas.
No Mato Grosso do Sul, o concurso para Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande definiu banca organizadora. O Instituto Selecon será o responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.
Agora, fica a expectativa pela publicação do edital, que segue previsto para ser divulgado ainda no mês de novembro, Conforme informado pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança e Defesa Social de Campo Grande.
O concurso Guarda de Campo Grande MS terá oferta de 350 vagas para guarda civil, cargo que exige o ensino médio completo, altura de 1,60 para mulheres e 1,65 centímetros para homens. Além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias AB.
No Norte do Brasil, a Procuradoria Geral do Município de Belém pode ter novidades esta semana. Isso porque uma nova comissão organizadora para o concurso PGM Belém foi publicada e os trâmites para a seleção devem ser retomados.
A expectativa é de um novo concurso para o cargo de promotor. De acordo com a portaria, a oferta será de duas vagas para a reposição de vacância, além de formar um cadastro de reserva para outras providências.
No Estado da Amazônia, o concurso ManausPrev definiu na última semana a Fundação Carlos Chagas como organizadora. Agora, o próximo passo é oficializar a contratação e o edital já poderá ser publicado. A expectativa é de edital ainda em 2020.
A expectativa é que o próximo edital tenha oferta de cinco vagas mais cadastro reserva. As oportunidades serão em cargos de procurador autárquico (uma vaga mais cadastro) e analista previdenciário (duas mais CR), de nível superior, e técnico previdenciário (duas mais CR), de nível médio.