Fiocruz divulga programa de residência com bolsa de R$3,3 mil
Vagas para graduados em Farmácia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária
Autor:
Publicado em:28/01/2020 às 14:15
Atualizado em:28/01/2020 às 14:15
O Instituto de Tecnologias em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz, divulgou edital para Residência Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas à Indústria Farmacêutica (ResidTAIF). Ao todo, são oferecidas cinco bolsas de R$3.330,46.
A Residência Multiprofissional de Farmanguinhos, que foi aprovada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), é a primeira do Brasil com um escopo voltado para formação intensiva de profissionais para atuarem na área de insumos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
"As primeiras residências eram uniprofissionais, principalmente aquelas com especializações médicas. Mas devemos lembrar que o SUS é mais do que somente assistência primária, abrange também a área de insumos para a saúde, como é o caso dos laboratórios farmacêuticos oficiais. Nesse sentido, a proposta do nosso curso é formar profissionais para atuarem neste segmento", ressalta a coordenadora de Educação da unidade, Mariana Conceição de Souza.
Podem participar do programa de residência profissionais recém graduados, com até dois anos de formação (de 31 de dezembro de 2017 a 6 de fevereiro de 2020). Serão aceitos candidatos dos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. As vagas são divididas da seguinte forma:
ÁREA
AMPLA CONCORRÊNCIA
AÇÕES AFIRMATIVAS
Bacharel em Farmácia
2
1
Bacharel em Ciências Biológicas
1
-
Bacharel em Medicina Veterinária
1
-
O programa terá duração de dois anos, em tempo integral, com horária de 5.760 horas, distribuídas em atividades teóricas e práticas equivalente a 60 horas por semana.
O plano de estudo teórico-prático acontecerá dentro dos setores de Gestão da Qualidade, Produção e Desenvolvimento Tecnológico da instituição. Além das dependências de Farmanguinhos, os residentes terão a oportunidade de usar estruturas de outros laboratórios públicos, que se uniram à unidade, como campo de prática, para ajudar na formação desses profissionais.
Dentre eles estão o Instituto Vital Brazil (IVB), localizado em Niterói, o Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM) e o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEx), ambos na cidade do Rio de Janeiro. "Essa iniciativa será ótima para os residentes e também para estreitar as relações entre esses laboratórios oficiais", observa Mariana.
Programa de Residência da Fiocruz recebe inscrição a partir de 3 de fevereiro
As inscrições estarão abertas no período de 3 de fevereiro até às 16h do dia 6 de fevereiro. O cadastro poderá ser feito na plataforma Sigals, da Fiocruz. Posteriormente, o candidato deverá entregar, presencialmente, ou por representante formalmente autorizado, os seguintes documentos:
Carta de Intenção (folha A4 branca, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5), escrita em duas páginas, no máximo, com a identificação do candidato (nome e formação); resumo da trajetória de formação, com ênfase nos estágios realizados e trajetória profissional (se houver); possíveis contribuições do curso em sua formação profissional e suas expectativas; possíveis contribuições de sua categoria profissional às tecnologias que podem ser aplicadas na Indústria Farmacêutica; e motivos de ordem profissional e intelectual que o levaram a candidatar-se ao programa de residência.
Currículo atualizado e cadastrado no Plataforma Lattes; e
Diploma de graduação (frente e verso em uma única folha).
Vale ressaltar que os candidatos que ainda não possuem o diploma de graduação deverão apresentar uma declaração de conclusão de curso. O documento deve conter a data da colação de grau, já realizada, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada pela Instituição de Ensino.
A listagem final dos candidatos homologados será divulgada no dia 7 de fevereiro, na Plataforma Sigals. Caso o nome do concorrente não esteja na lista, o mesmo deverá entrar em contato com a Secretaria de Educação de Farmanguinhos pelo e-mail (educacao@far.fiocruz.br), com o assunto "Homologação".
Também há a opção de comparecer na Secretaria pessoalmente, ou por representante formalmente autorizado, no dia 10 de fevereiro, das 9h às 11h e das 13h às 16h.
Candidatos serão avaliados em duas etapas
A seleção dos candidatos será feita em duas etapas: prova objetiva e entrevista e arguição curricular. A primeira etapa, prevista para o dia 11 de fevereiro, das 9h às 12h, será composta por 30 questões objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
O gabarito da prova objetiva será divulgado no mesmo dia da avaliação, já o resultado do exame está marcado para o dia 13 de mesmo mês.
Apenas serão promovidos à segunda etapa dos candidatos que obtiverem, no mínimo, 18 acertos na prova, classificados em até quatro vezes o número de vagas para cada categoria profissional a que concorrem.
A entrevista e arguição curricular será de caráter eliminatório e classificatório. Esta etapa terá pontuação máxima de dez pontos e está prevista para os dias 19 e 20 de fevereiro. Serão avaliados os seguintes pontos:
Capacidade de sustentação e argumentação sobre temas inerentes à Indústria Farmacêutica;
Clareza de objetivos e pretensões em relação ao curso; e
Disponibilidade de tempo integral e imediata, com dedicação exclusiva à Residência.
Serão eliminados na segunda etapa de seleção os concorrentes que tirarem nota menor do que seis pontos. A pontuação final será calculada pela média aritmética simples das notas obtidas.
O resultado final da seleção será divulgada no dia 27 de fevereiro. Havendo empate na pontuação final, o desempate obedecerá os seguintes critérios:
Maior pontuação final após a 2ª etapa de seleção;
Menor tempo de formado; e
Idade mais elevada do candidato, levando em consideração o dia, mês e ano.
Os candidatos selecionados deverão comparecer à Secretaria de Educação de Farmanguinhos nos dias 27 e 28 de fevereiro para realizar a matrícula. O programa de residência terá início no dia 2 de março.