Fundação Estudar inscreve para bolsas de estudo no Brasil e Exterior
A Fundação Estudar realiza mais uma edição do seu Programa de Líderes, que oferece bolsas de graduação e pós em inúmeras instituições de ensino. Confira!
Autor:
Publicado em:07/01/2021 às 16:00
Atualizado em:07/01/2021 às 16:00
O maior processo seletivo de bolsas de estudo do país, Programa Líderes Estudar, completa 30 anos em 2021. E a iniciativa da Fundação Estudar já começa o ano abrindo vagas para estudantes interessados em obter ajuda da organização para concluírem a graduação ou a pós-graduação em instituições nacionais e internacionais.
As inscrições estão abertas até o dia 5 de abril. Para participar, é preciso ser brasileiro nato e ter idade entre 16 e 34 anos. Além disso, é preciso estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior no Brasil ou exterior em uma das quatro categorias:
Graduação completa no Brasil;
Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma (intercâmbio);
Há 30 anos, Fundação auxilia jovens a conseguirem bolsas de estudo
(Foto: Divulgação)
Programa Líderes Estudar colaborou com grandes nomes de diferentes segmentos
Desde seu início, em 1991, o Programa Líderes Estudar já colaborou com a formação de 725 profissionais que se tornaram referência em seus segmentos, como Empreendedorismo, Negócios, Tecnologia, Gestão Pública, Ciência e Medicina.
Dentre os destaques, estão o deputado federal Felipe Rigoni, primeiro cego a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional; o empreendedor Hugo Barra, vice-presidente de Reality Labs do Facebook; Ana Paula Martinez, considerada a melhor advogada do mundo; e a dupla Henrique Dubugras e Pedro Franceschi, os dois mais jovens fundadores de unicórnios do mundo.
Além do incentivo financeiro, que pode financiar até 95% dos estudos, os selecionados também ganham acesso a essa rede. Cada vez mais, a Fundação Estudar tem buscado perfis mais plurais, com o intuito de promover a diversidade da rede.
Em 2019, por exemplo, entre os quase 70 mil pré-inscritos, a jovem trans e estudante de Direito Victória Dandara foi uma das selecionadas. A universitária é a primeira mulher trans aprovada no curso de Direito da USP e pretende se tornar Ministra da Justiça.
No ano passado, o estudante de Medicina, José Wellington, foi beneficiado. Wellington tem o objetivo de criar um cursinho para jovens negros que, assim como ele, possam ter a oportunidade de entrar em uma universidade pública.
"Damos todo o suporte necessário para alavancar a trajetória desses grandes talentos. Mais do que bolsas de estudos, esses estudantes terão a oportunidade de entrar para uma rede de líderes excepcionais, inquietos e transformadores. Eles serão inspiração para que outros jovens também sigam seus sonhos e trabalhem para melhorar o mundo ao seu redor", afirmou Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da Fundação Estudar.
Candidatos serão avaliados em seis etapas
As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Estudar, até o dia 5 de abril. Para participar, é preciso efetuar o pagamento de uma taxa de R$75 para os programas de graduação e intercâmbio e R$150 para os de pós-graduação.
Jovens que não tiverem condições financeiras de arcar com o valor da taxa podem solicitar a isenção, comprovando a necessidade. A seleção contará com seis etapas, sendo elas:
Inscrição;
Testes de perfil e lógica e análise da trajetória;
Avaliação de vídeo;
Entrevista de competências;
Painel com líderes Estudar;
Painel final.
A Fundação Estudar ainda vai definir se os painéis serão online ou presenciais. Todas as fases anteriores serão realizadas de maneira remota.