Fundaç ão Estudar oferece cursos gratuitos durante a quarentena
Há cursos online de autoconhecimento e produtividade, além de workshops
Autor:
Publicado em:15/05/2020 às 07:00
Atualizado em:15/05/2020 às 07:00
Muitas pessoas têm aproveitado o maior tempo em casa para realizar cursos online, seja com objetivo de capacitação profissional - para incrementar o currículo - ou para adquirir novos aprendizados e conhecimentos.
A Fundação Estudar, organização sem fins lucrativos de incentivo à educação, está com um programa exclusivo com cursos gratuitos. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens durante a quarentena.
"Nossa missão é investir no potencial que os jovens têm de transformar o mundo. Como a aprendizagem em casa passou a ser uma realidade durante as últimas semanas, vamos oferecer, gratuitamente, a chance deles continuarem se desenvolvendo dentro de seus lares", explica Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da Fundação Estudar.
Além dos conteúdos, o programa também garante revisão de currículo. A instituição já contava com uma iniciativa de capacitação de jovens, chamada de "Estudar Na Prática", que será remodelada para uma versão online.
A ideia é que as pessoas indiquem amigos para conhecer os conteúdos. "Mais do que contribuir com a quarentena, ao participar dessa campanha de indicação, o jovem impacta positivamente outras pessoas ao seu redor e ainda ganha benefícios exclusivos", afirma a executiva.
Ao se inscrever no programa, a pessoa passa a ter acesso a metodologias e conteúdos. A cada indicação de amigo que ela fizer, passa a ter pontos que podem ser trocados por benefícios, como capacitações, orientações e workshops.
O programa conta com cursos de autoconhecimento, produtividade e processos seletivos, além de workshops de autodesenvolvimento com especialistas da Fundação Estudar e revisão do currículo profissional feita por um mentor.
Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio pelo site da Fundação Estudar. Segundo a instituição, o programa é uma oportunidade de alavancar a carreira e, além disso, quanto mais amigos indicar, maior será a opção de conteúdos.
MEC oferta 8.330 vagas de educação profissional e tecnológica
O Ministério da Educação (MEC) divulgou 8.330 vagas de educação profissional a distância por meio do Programa Novos Caminhos. As vagas dos cursos são gratuitas e estão distribuídas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Ao todo, são oferecidos 66 cursos que podem ser realizados gratuitamente por interessados de qualquer Estado do país. As vagas ofertadas são uma excelente oportunidade para quem deseja aproveitar a quarentena para estudar a fim de melhorar suas qualificações profissionais.
De acordo com uma nota técnica publicada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a educação profissional e tecnológica pode representar um aumento de cerca de 20% na renda do trabalhador.
Já o Senai aponta que até 2023, o Brasil terá de qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em diversas ocupações industriais.