A informação foi passada pela própria fundação, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os pedidos de concursos federais são analisados e autorizados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Somente este ano, o Governo Federal já autorizou mais de 8 mil vagas efetivas para diferentes órgãos, ministérios e autarquias. A Fundação Palmares não foi incluída nessa primeira leva.
A boa notícia é que a titular do MGI, ministra Esther Dweck, já afirmou que novas solicitações estão em análise e devem ser autorizadas em breve.
"A ministra da Gestão Esther Dweck já declarou publicamente que novos concursos vão ser avaliados durante os próximos anos, levando em conta a dotação orçamentária a ser aprovada pelo Congresso Nacional", disse o MGI à Folha Dirigida por Qconcursos.
Ainda de acordo com a pasta, até o momento, os concursos autorizados em 2023 levaram em consideração a perda de servidores dos órgãos e empresas públicas nos últimos anos, bem como o risco para a execução de serviços por elas oferecidos à população.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Fundação Palmares busca aval para novo concurso
(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
A ministra Esther Dweck quer autorizar novas vagas em concursos federais ainda em 2023. Ela já declarou que busca orçamento para, pelo menos, dobrar o número de oportunidades que tiveram aval este ano.
Em entrevista à Folha de São Paulo no dia 24 de julho, a ministra revelou a intenção de abrir de 8 mil a 10 mil vagas a mais em 2023. Nesse número, não estariam incluídos os institutos federais, universidades e concursos militares, que têm uma lógica diferente.
Esther está em diálogo com o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para antecipar o orçamento que seria de 2024 para este ano. De maneira que mais servidores ingressem ainda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Ainda não há informações se a Fundação Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, está entre os órgãos prioritários para autorização de novos concursos.
Último concurso Fundação Palmares foi há dez anos
Em 2013, foi publicado o edital do último concurso para ingresso de servidores efetivos na Fundação Palmares. A oferta foi de 11 vagas para os cargos de Operacional Administrativo; Administração e Planejamento; Comunicação e Divulgação Cultural; Documentação; e Técnico I.
Somente o cargo de Operacional Administrativo exigiu o nível médio. Os demais tiveram como requisito nível superior nas respectivas áreas. Na época, as remunerações eram de R$2.570,02 e R$3.980,62, respectivamente. A jornada de trabalho era de 40 horas semanais.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação ocorreu somente em Brasília, onde também houve a lotação dos aprovados.
A prova objetiva, por sua vez, teve 60 questões sobre as seguintes disciplinas:
Nível médio:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática; e
- Conhecimentos Gerais.
Nível superior:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Administração;
- Pública, políticas culturais e legislação; e
- Conhecimentos Específicos.
Já a prova discursiva consistiu na redação de um texto dissertativo-argumentativo sobre tema relacionado à valorização, promoção e proteção da Cultura Negra brasileira.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!