Golpe no concurso INSS: candidatos recebem e-mail falso de convocação

Aprovados no concurso INSS devem ficar atentos aos golpes que estão sendo aplicados, por meio de convocações através de e-mail falso.

Concursos Abertos
Autor:
Publicado em:09/05/2023 às 14:48
Atualizado em:14/05/2023 às 16:56

Candidatos aprovados no concurso INSS estão sendo alvos de golpe. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, está circulando um e-mail falso de convocação para realização de cadastro em uma plataforma. 

Quem assina a mensagem enganosa é a Gerência Executiva de Recursos Humanos Concursos, Entrevistas e Contratações do INSS e o remetente é inss@cebraspe.site.

Segundo o INSS, é importante alertar que a gerência citada não existe e o e-mail remetente não pertence nem ao INSS e nem ao Cebraspe, organizador do concurso.


A convocação oficial dos aprovados é feita por meio de publicação no Diário Oficial da União, de acordo com o cronograma previsto, e no site do próprio Cebraspe.

O candidato que quiser consultar sua situação no concurso, também deve acessar o site da banca. A consulta é individual.

Em comunicado publicado nesta terça-feira, 5, o Cebraspe reforçou que devem ser desconsideradas quaisquer mensagens que não sejam divulgadas nos canais oficiais do INSS e na área do candidato. A banca atenta ainda que nenhuma documentação deve ser enviada via link.



Aprovados no concurso INSS aguardam convocações

No último dia 4, o Instituto Nacional do Seguro Social homologou o seu concurso INSS. Com isso, os candidatos aguardam agora pela convocação.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, espera que as nomeações ocorram de forma imediata.

Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio

Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas. 

Concurso INSS pode ter chamada de excedentes

Após a chamada dos aprovados nas vagas imediatas, o Instituto Nacional do Seguro Social prepara mais 250 convocações.

A nota técnica, que conta com tal solicitação, foi elaborada e encaminhada para o Ministério da Previdência Social, em abril deste ano.

Como o adicional de 25% está previsto no Decreto Nº 9.739 e na Instrução Normativa Nº 2 de 2019, a solicitação deverá receber o aval do ministro da Previdência, que já afirmou que realizará tal medida.


Com a autorização do titular da pasta, a solicitação deverá então ser encaminhada para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelos avais de concursos federais. 

Nesta pasta, o INSS também não deverá encontrar barreiras, considerando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sinalizou a necessidade de contratação de servidores na Previdência Social.


Segundo o INSS, 3.786 candidatos foram aprovados nas provas objetivas. No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.

Os aprovados no cadastro de reserva, que forem convocados, realizarão o curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.