O Governador do Amapá, Clécio Luís, anunciou a abertura de novos concursos AP no primeiro semestre de 2026. De acordo com ele, estão previstos editais para a Polícia Civil (PC AP), Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.
O anúncio foi feito na última sexta-feira, 21, em resposta ao Diário da Gente, durante lançamento de uma obra em Macapá.
O governador também informou que continua com o chamamento do cadastro de reserva em concursos que ainda estão em validade.
"Tem uma comissão realizando um estudo para levantar as demandas, para fazer algo correto e remunerar bem. Vamos fazer concurso para área da Saúde, da Educação, da Polícia Civil, e os outros a gente está chamando do cadastro de reserva. (...) A prioridade é: aqueles concursos que já existem, chama o cadastro de reserva, aqueles que já encerraram as vagas, estamos fazendo novos concursos em 2026", disse Clécio Luís.

Governador Clécio Luís confirma trâmites para novos concursos AP
(Foto: Arquivo/Secom)
A fala do governador está de acordo com o que a secretária de Estado de Administração do Amapá, Cinthya Gomes, já tinha adiantado sobre novos concursos, no início de novembro.
Segundo ela, os preparativos são para editais nas áreas da Saúde, Gestão e também para a Polícia Civil. Os concursos estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, assim como a contratação da banca organizadora.
A secretária falou ainda que, no caso da Secretaria de Saúde, os preparativos estão mais avançados.
"Eu fiz programações de contratações de banca para o ano que vem. A primeira é o concurso da Saúde, né? A gente está finalizando os estudos, que é o dimensionamento de pessoal para poder realizar o concurso da Saúde, que há mais de 12 anos não é realizado. Vamos fazer para quase todos os cargos que estão previstos em lei", afirmou Cinthya.
Estude com o menor preço do ano: assine o Qconcursos e acelere sua aprovação.
Secretária fala sobre novos concursos PC AP e da área da Gestão
Sobre a Polícia Civil, a secretária Cinthya Gomes afirmou que existem tratativas em andamento para um novo concurso PC AP para agentes e delegados.
Conforme informado por ela, a corporação teve diversas saídas a partir do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI).
"A gente já está fazendo os estudos (...) para ver o quantitativo, dimensionamento desse pessoal, principalmente pela saída desses servidores pelo PAI, que é o Programa de Aposentadoria Incentivada. Tivemos muita adesão da Polícia Civil. Então vamos fazer esse concurso de agente e de delegado também".
Outro concurso previsto é para a área de Gestão. A secretária adiantou que serão abertas oportunidades para cargos de níveis médio e superior.
"Vamos ter também concurso da Gestão, que é para área Administrativa do nível médio e também da Gestão Estratégica, que é o nível superior".
Concurso SEED AP deve ter novo edital ainda este ano
Ainda de acordo com a secretária de Administração do Amapá, um novo concurso SEED AP para a Educação Indígena terá edital publicado em 2025.
No momento, os preparativos estão na etapa de escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.
A oferta do concurso será para os cargos de pedagogo, professor e auxiliar educacional, para atuação nas aldeias indígenas.
"O concurso para Educação Indígena vai sair este ano. A gente está contratando uma banca", disse a secretária.
Em setembro, a Secretaria de Estado da Educação do Amapá já havia formado a comissão organizadora do concurso SEED AP para a condução dos trâmites até o edital.
O ebook gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para você que deseja iniciar sua história rumo à aprovação. BAIXE AQUI!
Secult AP tem comissão formada para novo concurso
Por mais que tenha sido citada pela secretária Cinthya Gomes e pelo governador Clécio Luís, a Secretaria de Cultura do Amapá (Secult AP) também conta com comissão organizadora formada, desde outubro, para preparar um novo concurso.
Este será o primeiro concurso da Secult AP desde a criação da Fundação Estadual de Cultura (Fundecap), em 1995, e da própria secretaria, instituída em 2007.
A comissão dispõe de 60 dias, contados a partir da data de publicação da portaria, para apresentar a proposta de estudo da seleção.
Com a formação da comissão, a expectativa recai sobre a autorização oficial do novo concurso Secult AP e, posteriormente, a contratação da banca organizadora para que o edital seja publicado.

















