Governo do Paraná reafirma cronograma de provas do concurso PC PR
A Polícia Civil do Estado do Paraná tem o calendário de provas confirmado. Primeira fase sera aplicada no dia 26 de julho.
Autor:
Publicado em:25/05/2020 às 15:30
Atualizado em:25/05/2020 às 15:30
Com inscrições abertas até o dia 2 de junho, o Governo do Estado do Paraná reafirmou o cronograma do concurso PC PR 2020. Isso porque foi publicado em próprio site nesta segunda-feira, 25, um aviso aos interessados na seleção sobre o cronograma previsto.
Dessa forma, a prova objetiva para delegado será aplicada no dia 26 de julho, em Curitiba. Em mesma data, acontecerão as provas da primeira e segunda fase (discursiva) para os cargos de investigador e papiloscopista, também na capital paranaense.
[tag_teads]
As avaliações terão até cinco horas de duração, tendo início às 13h30. Já no dia 13 de setembro será realizada a prova discursiva dos classificados na primeira etapa para o cargo de delegado.
Conforme edital, as datas das provas e das demais etapas do concurso poderão ser alteradas em decorrência das medidas de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da Covid-19 (novo Coronavírus).
O cadastro será efetivado somente após o pagamento de uma taxa de R$120 (investigador e papiloscopista) ou R$200 (delegado), até o dia 3 de junho.
Concurso Polícia Civil PR será composto por seis fases
Todos os participantes do concurso Polícia Civil PR serão avaliados por meio de seis etapas. Todas essas fases serão realizadas na cidade de Curitiba, no Paraná. São elas:
1ª Fase: prova Preambular Objetiva (Conhecimentos Básicos), de caráter classificatório e eliminatório;
2ª Fase: prova de Conhecimentos Específicos (com exame discursivo), de caráter classificatório e eliminatório;
3ª Fase: prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório;
4ª Fase: prova de Higidez Física, de caráter eliminatório;
5ª Fase: prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
6ª Fase: exame de Investigação de Conduta, de caráter eliminatório.
PC PR: contratações poderão ir além do número de vagas
O concurso para a Polícia Civil do Paraná terá a possibilidade de contratar, pelo menos, 2.600 aprovados no cadastro de reserva. Somando isso com os 400 selecionados das vagas imediatas, 3 mil poderão ser contratados.
Isso porque a corporação estipula limites de classificados para as últimas fases da seleção. Esses limites constam no subitem 13.2 do edital.
Esse quantitativo poderá ser ainda maior, tendo em vista que os classificados empatados na última posição determinada pela Polícia Civil também serão considerados na lista final. Confira o número de convocações possíveis, por carreira:
Investigador - 2 mil aprovados, sendo 1.700 no cadastro
Para investigador, pelo menos 2 mil aprovados poderão figurar na lista de aprovados, sendo 300 das vagas imediatas e 1.700 no cadastro de reserva.