Inclui PCD vai conectar profissionais e empresas como Oi, Magalu e Natura

Nesta segunda-feira, 21, é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e a Egalitê está promovendo uma feira virtual de empregos para profissionais com deficiência.

Autor:
Publicado em:21/09/2020 às 12:30
Atualizado em:21/09/2020 às 12:30

A pessoa com deficiência (PCD) ainda precisa enfrentar diversos obstáculos cotidianamente, que vão desde a falta de acessibilidade até o próprio preconceito. A fim de trazer luz para esses problemas, nesta segunda-feira, 21, é marcado como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

A data foi criada para conscientizar sobre a importância de se desenvolver meios para que essas pessoas sejam incluídas em todos os espaços da sociedade. No mercado de trabalho, por exemplo, a inclusão ainda está longe de ser suficiente. 

Segundo o Censo do IBGE realizado em 2010, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o equivalente a 24% da população. No entanto, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), em 2016, somente 400 mil PCDs possuíam empregos formais.

Quais os direitos dos profissionais com deficiência durante a pandemia?

Um ponto de atenção é que a Lei de Cotas (nº  8.213, de 24 de julho de 1991) existe há 29 anos. Com ela, "a empresa com 100 ou mais empregados é obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos" com pessoas reabilitadas ou com deficiência, na seguinte proporção:

  • até 200 funcionários - 2%;
  • de 201 a 500 - 3%;
  • de 501 a 1.000 - 4%;
  • de 1.001 em diante - 5%.

Entretanto, em 2017, dados do Rais mostram que as empresas privadas e o setor público só preencheram 48% das vagas de emprego reservadas pela Lei de Cotas - o que não representa nem 1% da força de trabalho do país.

Por isso, algumas ações são importantes e necessárias, como a feira de emprego Inclui PCD, promovida pela Egalitê - HRtech especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho - que está ofertando inúmeras oportunidades de emprego.

 

PcD no mercado de trabalho
Inclui PCD visa conectar profissionais com deficiência e empresas
(Foto: Freepik)

 

Feira virtual oferta vagas em empresas como Oi, Magalu e Natura

Realizada entre os dias 21 e 28 de setembro, a Inclui PCD será totalmente digital e gratuita, e tem objetivo de conectar profissionais com deficiência e empresas. Serão ofertadas mais de 5 mil vagas de emprego.

"Montamos a feira para gerar mais impacto e inclusão neste momento complexo. A ideia é promover conexão, inclusão e capacitação de pessoas com deficiência no atual mercado de trabalho e despertar o interesse das empresas por esses profissionais", explica Guilherme Braga, fundador e CEO da Egalitê.

São mais de 30 empresas participantes, entre elas estão nomes como Magalu, Natura, Mercado Livre, Oi e EDP. Há oportunidades em cargos de auxiliar administrativo, auxiliar de produção, analista de serviços financeiros, coordenador de gestão de performance e outros.

+ Quer ficar por dentro das novidades no mercado de trabalho? Siga o Instagram @Folha+

Durante a programação do evento, os participantes poderão contar com diversas palestras com especialistas. Entre os nomes confirmados, estão Michael Stein, diretor executivo do programa de empregabilidade de PCD e professor em Harvard; Cid Torquatto, secretário municipal da PCD de São Paulo; e a tik toker Clara Marinho.

As empresas e os profissionais interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente pelo site da Inclui PCD.

O que + você precisa saber:

 

Carregando...