Inscrições para o Sisu 2º semestre terminam nesta sexta, 10
Candidatos devem ter cadastro no gov.br para concorrer às vagas
Autor:
Publicado em:07/07/2020 às 06:00
Atualizado em:07/07/2020 às 06:00
Quem fez o Enem 2019 e quer disputar uma vaga no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada deve ficar atento. O período de inscrições para o Sisu do 2º semestre deste ano (Sisu 2020.2), que teve início na terça-feira, 7, termina nesta sexta-feira, 10.
A inscrição ocorre pela página do Sisu, na qual o candidato já pode consultar a oferta das vagas por curso, instituição e município. Importante lembrar que só pode concorrer quem não zerou a redação do Enem 2019.
Para realizar a inscrição será exigida a senha do cadastro no portal de serviços do Governo Federal. Quem ainda não se cadastrou ou esqueceu a senha e precisa recuperá-la, deve providenciar esses dados com antecedência no acesso.gov.br.
Os candidatos só terão quatro dias, de terça a sexta, para escolher as vagas e se inscrever no Sisu. Por isso, o MEC recomenda que os interessados se preparem conferindo a senha e outros dados antes, para não ter problemas no ato da inscrição.
Resultados a partir do dia 14
Os resultados do Sisu 2020.2 serão divulgados no dia 14 de julho e as matrículas vão de 16 a 21 do mesmo mês. Durante esse período, os candidatos também podem manifestar interesse para lista de espera dos cursos.
Neste segundo semestre, o sistema disponibiliza 51.924 vagas em 1.542 cursos, oferecidos em 57 instituições públicas de educação superior. Os dados são do Ministério da Educação.
A alteração já estará valendo no processo seletivo do segundo semestre deste ano do programa. Além de ter permitido a ampliação das possibilidades para quem pretende ocupar uma vaga no ensino superior público, o MEC ainda comunicou algumas mudanças para as instituições que ofertam vagas pelo Sisu, sendo elas:
A disponibilização de meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação digitalizada exigida para a matrícula;
a publicação, em suas páginas eletrônicas na internet, da lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.
Enem 2020: data do exame pode ficar para maio
Enquanto isso, quem quer prestar o próximo Exame Nacional do Ensino Médio ainda aguarda uma definição sobre a data. Inicialmente, as provas seriam aplicadas em novembro, mas foram adiadas por causa da pandemia de Covid-19.
Para 49,7% dos estudantes, o Enem 2020 impresso deve ser aplicado nos dias 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital nos 16 e 23 de maio. As outras opções de data eram entre dezembro deste ano e janeiro de 2020.
A pesquisa com os estudantes não é determinante para a escolha da data oficial, como explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes. O exame poderá, inclusive, ocorrer em data diferente daquelas que foram colocadas na enquete.
Mas a opinião dos alunos será levada em conta para a definição. O Enem 2020 tem pouco mais de 5,7 milhões de inscritos. A expectativa é que a data seja anunciada em cerca de duas semanas.
O MEC e o Inep irão agora consultar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que estão tratando do cronograma das aulas no ensino médio, e as associações que representam as instituições de ensino superior, para saber quando pretendem começar o primeiro semestre ano que vem.