6 lições que o profissional aprendeu (ou não) no ano de 2020

O ano de 2020 termina, deixando muitos aprendizados. Da pandemia ao home office, quais ensinamentos você vai levar para 2021? Veja, ria e reflita!

Autor:
Publicado em:31/12/2020 às 08:00
Atualizado em:31/12/2020 às 08:00

"O ano termina, e nasce outra vez"

"Então, é Natal. E o que a gente fez?"

A letra da música é bem clara quando diz que o ano termina, né? Mas o que será que é possível levar de lição ao encerrar um ciclo tão atípico como esse? 

Se for parar para analisar, lá no fundo, só foi possível fazer o que deu mesmo, né? Infelizmente, 2020 não permitiu fazer nada de muito novo ou diferente. Foi tão atípico que nem festa junina teve (rs).

E, você, profissional que atua em qualquer área, certamente precisou se reinventar durante essa pandemia, né? Foram meses lidando com situações novas e mudando a rota para destinos que ninguém tinha no mapa.

Mas, FELIZMENTE você está saindo de 2020 com uma bagagem enorme de experiências e aprendizados. E é isso que importa, né?

6 lições que você aprendeu (ou não) em 2020

Pensando nisso, para terminar o ano de forma bem descontraída, trouxemos essa matéria interativa para você. 

Ela tem dois objetivos: te fazer pensar e refletir, mas, ao mesmo tempo, rir um pouco e tirar humor de alguns momentos que certamente são comuns a muita gente nesse vasto mundo profissional.

Afinal, foi de mãos dadas (de forma virtual) que juntos todos precisaram encontrar um modo de fazer um 2020 diferente e inovador, que não fosse desperdiçado em meio a tanta notícia ruim.

Lição 1 - você aprendeu a lidar com o isolamento

Quando a pandemia começou, os especialistas disseram: "vão ser só 15 dias". Mas, aos poucos, foi aumentando e cá estamos até hoje.

Com o contágio do vírus, você aprendeu a lidar com o isolamento social.

E, vamos ser verdadeiros: não foi fácil, né? Ainda mais para quem está acostumado a trabalhar em equipe e rodeado de pessoas em uma firma lotada... do nada trabalhar sozinho em casa deve ter sido mega estranho.

Mas, foi preciso. E você deve ter feito isso muito bem. O isolamento lhe trouxe com certeza várias descobertas e lhe fez despertar muitos dons que nem devia conhecer.

→ infelizmente, não podemos deixar de lembrar da dificuldade que foi lidar com esse distanciamento. E a saudade das pessoas, difícil, né? O contato físico, as conversas. Até mesmo os esporros do chefe (ao vivo, em carne e osso).

E você, como fez para ficar nesse isolamento social sem ninguém do trabalho por perto? Foi fácil? 

Lição 2 - quem não conhecia o home office, agora ama!

2020 lançou um novo 'queridinho' dos trabalhadores e ele se chama HOME OFFICE.

O modelo de trabalho que já era bastante adotado, mas de maneira bem discreta, atualmente é praticamente unânime na maioria das empresas.

E quem discordar que foi a melhor solução para esse ano turbulento está doido. Foi possível unir pessoas através de telas de computador e celular e não deixar com que as empresas parassem, em meio à necessidade do distanciamento.

Agora, o mais engraçado foi ter que lidar com o home office, né? rs

Muita gente tirou de letra, pois já estava ambientado. Mas e quem era marinheiro de primeira viagem, hein? Levou tempo para se acostumar...

Por isso, vamos à RETROSPECTIVA PERRENGUES DO HOME OFFICE:

⇒ vizinho barulhento
⇒ computador travando
⇒ mãe acorda já cantando
⇒ irmão mais novo correndo por toda a parte
⇒ horário de almoço? nunca nem vi chegar
⇒ a hora parece que não passa
⇒ e a memória do computador?
⇒ internet acabou!
⇒ e a vontade de tirar aquela soneca à tarde?
⇒ meu Deus, o cachorro não para de latir
⇒ a obra do lado de casa que nunca acaba
⇒ família toda resolve falar na hora da chamada de vídeo com o chefe
⇒ almoçar na hora do lanche? Tivemos!
⇒ computador reiniciou, e agora?

 

Lição 3 - vida pessoal e vida profissional junta? OMG!

Um dos maiores desafios desse ano, também, foi com certeza ter que lidar com esse mix: vida pessoal versus vida profissional no mesmo ambiente. E assim, ao mesmo tempo, tudo junto, caminhando 24 horas lado a lado.

Quem aí que não teve que atender uma chamada de vídeo enquanto terminava de almoçar ou te ligavam quando você saía do banho?

E as idas ao mercado? Nossa, era só sair de casa que o celular tocava e era alguém te procurando. 

Aquela sequência de salva de palmas só para os que passaram do horário pelo menos uma vez nesse home office e atendeu ligação fora do horário de trabalho.

Lição 4 - você aprendeu a ser forte <3

Mesmo em meio a tanto humor e tentativa de colocar essa matéria com um tom muito lá em cima, não podemos deixar de citar que 2020 foi um ano de muita instabilidade emocional, né?

Perdemos pessoas queridas, nos afastamos de muitos parentes e amigos...

Tivemos que lidar com ansiedade, medo, insegurança e vários mix de sentimentos que a pandemia aflorou e dúvida sobre o novo, que deixou tudo ainda pior.

Mas, que bom que você conseguiu ser forte! <3 

E a gente fica muito feliz com isso! Seja na família, entre amigos, lembranças ou até mesmo no seu trabalho, que você possa ter encontrado o refúgio que precisava para se distrair e não pirar em meio a esse ano confuso e caótico!

Lição 5 - soube lidar com a falta de grana

As contas apertaram, né? É, não foi só com você! E a gente sabe que muita gente ainda está em uma situação bem complicada em meio à pandemia.

O momento de crise emergencial na saúde afetou as empresas, a economia, o comércio, o turismo e muitos outros fatores. Com isso, houve um aumento no índice de desemprego - assim como muitas pessoas conseguiram uma nova oportunidade à distância.

Certamente, em algum momento da pandemia você ou a sua família viu as contas apertarem, né?

É, sim... foi difícil. Tomar decisões estratégicas tendo que escolher entre uma coisa e outra não foi fácil. Mas, 2020 deixa uma lição importante: é preciso pensar em um planejamento financeiro e reserva de emergência para essas ocasiões.

Mas, claro, se você tiver em condições de fazer essa separação. Muita gente se apoiou no auxílio emergencial e nas medidas realizadas para amenizar os impactos da Covid-19. 

A gente torce para que você não tenha sido prejudicado em nada e tenha conseguido o amparo necessário.

Lição 6 - você conseguiu se reinventar

Ufa! Quanta coisa 2020 trouxe, né? Foi literalmente um turbilhão de emoções!

Mas, sabe qual foi o mais legal dessa experiência louca e diferente? O fato que muitos de vocês não se deixaram abater com o desespero, notícias ruins e demissões.

Ou até mesmo a tentativa de fazer o diferente e dar errado. Nesses casos, o tentar de novo nunca será uma dica clichê.

O número de pessoas que começaram um negócio próprio cresceu. Mais empreendedores tomaram a iniciativa de sair da zona de conforto e tirar um dom escondido da caixinha.

Você, trabalhador assalariado, se permitiu fazer diferente e correu atrás de novas oportunidades. Até mesmo as empresas buscaram uma nova vertente ou se adaptaram a uma realidade diferente.

A palavra reinventar se enquadra em todos os cenários e níveis de profissionais. Além disso, seja na família, sozinho, no trabalho ou em qualquer situação, você passou por cima das dificuldades e encerra este ano com um sentimento de GRATIDÃO por ter conseguido passar por esse turbilhão.

Aglomeração? Ainda não dá para fazer! O distanciamento ainda é necessário. Mas, quem sabe 2021 já começa trazendo boas notícias para que possamos comemorar todas as vitórias de 2020 juntos?