Segundo a Lei Geral, as corporações devem ter somente três cargos: delegado de polícia; oficial investigador de polícia; e perito oficial criminal.
Porém, o Estado de Minas Gerais ainda não fez as adaptações à Lei Complementar Estadual 129, que apresenta as carreiras de delegado, escrivão, investigador, médico legista e perito criminal.
Para o Sindep MG, o edital publicado em agosto deste ano, para o cargo de investigador, é incompatível com a Lei Federal 14.735, cuja vigência se deu a partir de 23 de novembro de 2023.
Há ainda o argumento de que a "superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário”.
![](https://atreus-prd.qconcursos.com/articles/images/1235639f-4ab6-40da-8a7b-efbffc9ca644/concurso-pc-mg-2024-foto-agencia-minas-gerais.webp)
Juiz concede liminar para suspensão do concurso PC MG de investigador
(Foto: Agência Minas Gerais)
Diante dos argumentos apresentados, o juiz concedeu liminarmente a ordem para determinar a suspensão do concurso. Além de determinar que o processo tenha prioridade para julgamento.
As partes interessadas serão notificadas para a apresentação de suas justificativas antes do julgamento final.
Até o momento, não há qualquer comunicação na página oficial do concurso sobre a suspensão.
Teoria, prática, revisão e orientação personalizadas para você. Clique aqui e veja como conquistar a sua vaga!
O que diz a Lei Geral das Polícias Civis?
A Lei Geral das Polícias Civis foi sancionada, com vetos, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no final de novembro de 2023.
O texto institui os princípios e diretrizes a serem seguidas pelos estados, quando elaborarem ou reformularem suas leis orgânicas sobre as Polícias Civis.
Uma das principais determinações da Lei Geral é que o quadro de servidores das Polícias Civis seja composto por apenas três cargos efetivos, todos de nível superior.
Eles serão considerados como carreiras típicas de Estado e preenchidos por meio de concurso público:
- Delegado de polícia: dirige as atividades de polícia civil e preside inquéritos policiais. O cargo exigirá bacharelado em Direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial, cabendo ao Conselho Superior de Polícia Civil definir os requisitos para classificação como atividade jurídica.
- Oficial investigador de polícia: executa ações de investigação e inteligência sob coordenação do delegado de polícia. O cargo exigirá curso superior em qualquer área.
- Perito Oficial Criminal: exerce atividades de perícia. O cargo poderá exigir formação superior em áreas específicas. Os editais dos concursos públicos podem prever seleção por área de conhecimento e exigir habilitação legal específica, na forma da lei do respectivo ente federativo.
A Lei não traz um prazo para que os estados façam as adaptações à legislação federal.
Desta forma, os entes federativos deverão se adequar à Lei Geral, mas sem um período determinado. Esse, inclusive, pode ser um argumento usado pelo Estado de Minas Gerais na defesa para a abertura do concurso PC MG 2024.
![Clique e saiba mais](https://no-cache.hubspot.com/cta/default/44326808/interactive-173646601604.png)
Concurso PC MG oferece 165 vagas para investigador
O concurso PC MG oferece 165 vagas para investigador. O cargo exige o nível superior completo em qualquer área e conta com remuneração inicial de R$5.332,62.
As inscrições, a princípio, começam no dia 21 de outubro pelo portal da Fundação Getulio Vargas. O prazo ficará aberto até 19 novembro.
Os candidatos ao cargo de investigador da Polícia Civil de Minas Gerais serão avaliados por diferentes etapas. Veja:
- prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- exames biomédicos e biofísicos, de caráter eliminatório;
- avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- provas de títulos, de caráter classificatório; e
- investigação social, de caráter eliminatório.
A prova objetiva está marcada para o dia 26 de janeiro de 2025. A aplicação será no município de Belo Horizonte, no turno da tarde, das 15 às 19h.
Além de investigador, o concurso oferece 54 vagas para delegado, dez para médico legista e 26 para peritos criminais. Confira os detalhes aqui!
Em todos os casos é exigido o nível superior. Especificamente para delegado é necessário ter bacharelado em Direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial.
Já para médico legista, o requisito é o nível superior em Medicina. O cargo de perito, por sua vez, exige formação em áreas específicas.
Prepare-se para o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais com o nosso ebook gratuito e alcance a sua aprovação. BAIXE AQUI!