O que é a Medalha Rui Barbosa e como pode ser cobrada no Exame da OAB?

Você sabia que a Medalha Rui Barbosa, comenda máxima conferida aos grandes nomes da advocacia, pode ser cobrada no Exame da OAB? Entenda!

Autor:
Publicado em:25/09/2020 às 14:25
Atualizado em:25/09/2020 às 14:25

Recentemente, o conselheiro federal Carlos Roberto Siqueira Castro foi indicado para o recebimento da Medalha Rui Barbosa. Com isso, ele se juntará a nomes como a advogada Cléa Carpi e o jurista Paulo Medina que já receberam a homenagem. 

Medalha Rui Barbosa é a maior manifestação honrosa feita pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB) e é concedida para profissionais que desempenham com excelência a prática da advocacia. 

A condecoração carrega o nome do patrono dos advogados brasileiros: Rui Barbosa, que, como a Academia Brasileira de Letras define, foi advogado, jornalista, jurista, político, diplomata, ensaísta e orador. 

Se você, futuro advogado, estiver se questionando sobre a importância de se saber sobre uma honraria, o professor Fabrízio Rubinstein explica que esse assunto pode ser cobrado no Exame da Ordem. 

Isso mesmo! A medalha faz parte do conteúdo de Ética Profissional que é a disciplina com maior peso dentro do exame. Ao todo, são 8 questões que equivalem a 10% de toda a prova e 20% do mínimo exigido para ser aprovado. 

Medalha Rui Barbosa
Rui Barbosa é o patrono dos advogados brasileiros
(Foto: Reprodução)

 

Portanto, na hora dos seus estudos, vale dar uma lida no artigo 152 do Regulamento Geral da OAB. Nele, é possível saber quem pode conceder a medalha e de quanto em quanto tempo é possível realizar a homenagem.

"Art. 152. A “Medalha Rui Barbosa” é a comenda máxima conferida pelo Conselho Federal às grandes personalidades da advocacia brasileira.

Parágrafo único. A Medalha só pode ser concedida uma vez, no prazo do mandato do Conselho, e será entregue ao homenageado em sessão solene."

Além disso, é um tipo de conhecimento que terá valor na sua vida profissional e os homenageados também podem te servir de inspiração. Quem sabe no futuro não seja você recebendo uma honraria pela sua trajetória na advocacia? 

+ Quer ficar por dentro das novidades sobre OAB? Então siga a @folhaOAB no Instagram.

 

1ª fase do Exame OAB: quais matérias têm mais questões?

Você já sabe que Ética é a matéria com maior número de questões dentro do Exame da Ordem, por isso deve ser priorizada durante os seus estudos. Porém, existem outras disciplinas que também precisam de atenção.

Para a 1ª fase, estudar todas as 17 matérias com a mesma intensidade não é a melhor estratégia. Alguns professores aconselham dividir a maior parte do seu tempo para aquelas que têm mais questões dentro da prova. Você sabe quais são?

Junto com Ética - que tem oito questões -, outras sete disciplinas que representam 66,25% da prova:

Quer uma preparação exclusiva para o Exame da OAB?

 

Botão com link para assinatura

Sabendo disso, você consegue pautar de maneira mais eficiente a organização e o planejamento dos seus estudos. Isso não quer dizer que você não tenha que estudar as outras matérias, mas, assim, é possível dividir o seu tempo de forma proporcional.