Motivos para reabertura das inscrições do concurso Depen
Concurso Depen com oferta 309 vagas de níveis médio e superior está suspenso. Mas o que pode fazer com que as inscrições sejam reabertas?
Autor:
Publicado em:26/08/2020 às 11:38
Atualizado em:26/08/2020 às 11:38
As avaliações ocorreriam no dia 6 de setembro, mas foram adiadas em virtude da pandemia do novo Coronavírus. No entanto, o adiamento de forma oficial das provas acabou não sendo uma surpresa para alguns candidatos.
É importante ressaltar que muitos órgãos que adiaram seus concursos reabriram ou pretendem reabrir as inscrições em suas seleções. E devido ao histórico recente de comunicação do Departamento pode ser que isso também ocorra no concurso Depen.
Motivos para a reabertura das inscrições no concurso Depen
Um dos motivos que pode ocasionar a reabertura das inscrições da seleção do Departamento Penitenciário Nacional é a avaliação sobre o número de inscritos na seleção. O órgão ainda não divulgou a quantidade de inscrições homologadas.
O anúncio só deverá ocorrer na semana que antecede a aplicação das provas. Outros concursos não reabriram prazos para cadastros alegando já terem divulgado o número de inscrições nas seleções.
Portanto, o argumento pode não se encaixar para o concurso Depen, já que a seleção ainda não teve divulgado a quantidade de inscritos.
Além disso, a mudança da data de aplicação das provas objetivas e discursivas, apesar dos rumores antes da notícia oficial, pode ter sido vista de forma negativa e fazendo com que candidatos possam desistir da seleção.
Isso porque, com a alteração, será exigido um replanejamento de viagens, de orçamento e outros processos que envolvem os investimentos que requer a preparação para um concurso público de nível nacional.
Um outro ponto que pode ser discutido é a questão financeira. No caso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro um dos argumentos colocados pela gestão para a futura reabertura das inscrições é a pandemia.
Com o isolamento social proposto pelo governo muitas pessoas tiveram que paralisar suas atividades trabalhistas e tiveram redução nos salários. Assim não tendo condições para efetuar o pagamento da taxa no primeiro momento.
Por se tratar de um concurso a nível nacional, o esforço financeiro acaba sendo um pouco maior e o poder de orçamento dos candidatos, principalmente, dos inscritos pode ter tido queda durante a crise sanitária mundial.
Diferentes estágios de contaminação impede aplicação das provas
A expectativa dos inscritos até o momento no concurso Depen é de que, em breve, o Cebraspe possa anunciar o novo cronograma da seleção. No entanto, em um cenário de pandemia fica difícil vislumbrar a possibilidade de aplicação das provas.
A seleção oferece 294 vagas de agente penitenciário, de nível médio, e 15 para analista, nível superior, em diferentes áreas. As avaliações estão previstas para ocorrer nas 26 capitais brasileiras e nas cidades de Catanduvas (PR) e Mossoró (RN).
Logo, é necessário verificar e entender melhor como estão os casos de Covid-19 em cada região. Isso porque cada estado e município estão em diferentes estágios de contaminação pelo novo Coronavírus.
E para obter autorização para realizar as etapas do concurso Depen, o Cebraspe terá que ter o aval dos governos estaduais e, no caso de Catanduvas, no Paraná, e Mossoró, no Rio de Grande do Norte, municipais.
Etapas previstas no concurso Depen
O concurso do Depen será composto por prova objetiva; prova discursiva; exame de aptidão física; avaliação médica; avaliação psicológica; investigação social.
Nas provas objetivas, com caráter eliminatório e classificatório, os concorrentes responderão a 120 questões no estilo “certo” ou “errado”, abrangendo diversas disciplinas de Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Complementares e Conhecimentos Específicos.
No mesmo dia da prova objetiva será aplicada, a todos os candidatos, uma prova discursiva que consistirá na elaboração de uma Redação. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo sobre Atualidades.
Os aprovados serão contratados pelo regime estatutário. As remunerações são de R$6.030,23 para agente penitenciário e de R$5.865,70 para especialista.