MPTCU suspende prazo de validade do concurso para procurador

Os prazos suspensos do MPTCU voltam a correr a partir do término do período de calamidade pública estabelecido pela União.

Autor:
Publicado em:15/07/2020 às 15:58
Atualizado em:15/07/2020 às 15:58

A Procuradora-Geral do Ministério Público e o Tribunal de Contas da União (MPTCU) anunciaram a suspensão do prazo de validade do concurso público já homologado para o cargo de procurador, em função da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. [tag_teads]

A decisão foi divulgada por meio de um edital assinado pela presidente do concurso, Cristina Machado da Costa e Silva, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 15 de julho. 

O documento suspende, a contar de 20 de março de 2020, data da publicação do Decreto Legislativo nº 6, a vigência da seleção regida pelo Edital nº 1/2015, de 27 de julho de 2015, prorrogada pelo Edital nº 15/2018 - MPTCU, de 21 de junho de 2018.

Os prazos suspensos voltam a correr a partir do término do período de calamidade pública estabelecido pela União. Os candidatos devem acompanhar as futuras publicações do DOU para qualquer nova informação sobre a seleção.
 

MPTCU suspende prazo de validade do concurso para procurador (Foto: Unsplash)
MPTCU suspende prazo de validade do concurso para procurador
(Foto: Unsplash)


Tribunal de Contas da União tem concurso previsto para este ano

Um novo concurso para o Tribunal de Contas da União (TCU) está previsto para esse ano, e vai oferecer 20 vagas imediatas para a carreira de auditor fiscal de controle externo.

Dentre as principais atribuições de um auditor está o desenvolvimento de atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização. Além de:

  • Controle externo da arrecadação e aplicação de recursos da União;
  • Administração desses recursos, examinando a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a efetividade em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional. 

TCU 2020 foi autorizado no início de março deste ano e é destinado a candidatos com o nível superior completo em qualquer área e formação. A comissão organizadora também foi anunciada no mesmo mês. O grupo acompanhará e fiscalizará todas as etapas do concurso, desde a elaboração do projeto básico até a homologação do resultado final.  

A próxima etapa de preparação a ser concluída para a abertura do concurso é a contratação da banca organizadora. Mas essas e as demais etapas de execução da seleção dependem da evolução do quadro da pandemia de Covid-19.

 

Segundo informações do Portal de Transparência do tribunal, há 203 cargos vagos para auditores no TCU atualmente. Desse total, 190 são para auditores de controle externo sem especialidade, uma para Enfermagem e 12 para TI.
 


Resumo do concurso TCU 2020

  • Órgão: Tribunal de Contas da União
  • Banca: a definir
  • Cargos: auditor de controle externo
  • Requisitos: nível superior em qualquer área
  • Vagas: 20 (mais cadastro de reserva)
  • Lotação: a definir
  • Remuneração: R$17.371,38
  • Último edital: publicado em 2015 pelo Cebraspe