Na era digital, aplicativos auxiliam na busca por emprego

Conheça aplicativos que podem te ajudar na recolocação profissional

Autor:
Publicado em:25/02/2020 às 08:00
Atualizado em:25/02/2020 às 08:00

A tecnologia mudou muitos processos, e não foi diferente com o recrutamento e seleção. Atualmente, é comum encontrar empresas que não aceitam mais currículos impressos, mas apenas por ferramentas digitais.

Muitas etapas, antes presenciais, passaram a ser online, como testes de conhecimentos e avaliação comportamental. Já tem empregadores que fazem até dinâmica de grupo e entrevista de forma virtual.

Entrevista de emprego: como passar a melhor primeira impressão?

Não dá para negar a interferência da tecnologia nos processos seletivos para quem busca recolocação profissional. Contudo, é importante saber utiliza-lá a seu favor, pois, muitas vezes, aquela oportunidade de emprego pode estar na palma das mãos.

Redes sociais, editor de foto e vídeo, jogos, delivery, streaming de vídeo e música, entre outros... São diversos os aplicativos presentes nos nossos celulares e com as mais diversas finalidades.

E, claro que para busca de emprego também tem aplicativo. Conheça algumas plataformas que podem te ajudar a conseguir aquele tão sonhado emprego.

Aplicativos podem auxiliar na busca de emprego
(Foto: Pixabay)

 

Sine Fácil

O Sine Fácil é um aplicativo da Secretaria do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia. Com ele, é possível visualizar vagas de emprego e até agendar entrevistas de forma remota. O app é grátis e pode ser baixado em celulares Android e iOS (iPhone).

Para baixar é simples: basta abrir a loja oficial de aplicativos do seu celular (Play Store, para Android, ou App Store, no caso de iOS), procurar por 'Sine Fácil', selecionar o aplicativo e clicar em instalar.  

Após instalado, para acessar o aplicativo é preciso ter um código, que pode ser obtido no documento de seguro-desemprego, em postos do Sine (Sistema Nacional de Emprego) ou pelo portal Emprega Brasil.

Como se manter atraente para o mercado de trabalho década após década

A última opção acaba sendo a mais fácil pelo fato de poder ser utilizada por qualquer pessoa. Para gerar o código no portal Emprega Brasil, é necessário fazer o cadastro na plataforma gov.br.

Para isso, abra o aplicativo do Sine Fácil e na tela inicial clique em 'Entrar com gov.br'. Depois, você será direcionado para a página do gov.br e terá a opção para se cadastrar. Deverá preencher todos os seus dados e finalizar o cadastro.

Interface do Sine Fácil
(Foto: Reprodução)

 

Caso já seja cadastrado, basta apenas fazer login com CPF e senha. O Sine Fácil vai pedir autorização para o uso dos seus dados no gov.br e, assim que for autorizado, o aplicativo será liberado para término do cadastro.

No aplicativo, você deve colocar seus dados pessoais e de contato, além de informações como escolaridade e até seis objetivos profissionais. Com base nesses objetivos, o sistema vai filtrar as vagas alinhadas ao seu perfil.

Interface do Sine Fácil
(Foto: Reprodução)

 

Vagas.com

O Vagas.com é um sistema gratuito para busca de empregos e tem aplicativo disponível na Play Store e na App Store. Para baixar, basta procurar pelo nome 'Vagas.com' na sua loja de aplicativos. 

Após instalado, a tela inicial do aplicativo te dá duas opções: 'Quero me cadastrar' e "Entrar'. Caso você ainda não possua cadastro, é preciso clicar na primeira opção e você será direcionado para uma nova tela de cadastro.

Basta preencher a ficha cadastral com seus dados, criar um nome de usuário e uma senha. A plataforma funciona como um currículo online, então você pode inserir informações como experiências profissionais, idiomas e afins.

O que é networking e qual a sua importância no mercado de trabalho

Interface do Vagas.com
(Foto: Reprodução)

 

Além do aplicativo, o Vagas.com também possui um site que pode ser acessado pelo navegador do celular. Em ambos os casos, você pode buscar vagas pelo nome do cargo, empresa e até área de interesse.

Para facilitar sua busca, a plataforma também disponibiliza filtros como região, área, nível do cargo e até vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).

Glassdoor

Outra opção é o Glassdoor, um site conhecido pelas avaliações das empresas feitas por funcionários e ex-funcionários, de forma anônima. A plataforma também possui oferta da vagas.

O sistema de informações e dados da Glassdoor é totalmente gratuito e funciona de forma colaborativa, ou seja, é preciso ter cadastro e compartilhar algumas informações a respeito de empresas com a qual já trabalhou - que vão ajudar outros profissionais.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, e, permite a busca personalizada de vagas por cargo, local, distância, setor, tamanho da empresa e muito mais. Para baixar, é preciso procurar por 'Glassdoor' na sua loja de aplicativos.

É possível se cadastrar utilizando a conta do Google, Facebook ou E-mail. Caso já tenha cadastro, é só fazer login. A plataforma permite a busca de vagas sem o cadastro, porém de forma limitada e sem personalização.

Interface da Glassdoor
(Foto: Reprodução)

 

Uma funcionalidade do aplicativo, assim como o Vagas.com, é o alerta de vagas, que vai te notificar sobre novos empregos relevantes e adequados ao seu perfil assim que eles surgirem.