Dupla jornada: cresce número de jovens que estudam e trabalham
Crescimento é maior entre os que frequentam instituições privadas
Autor:
Publicado em:25/08/2020 às 13:30
Atualizado em:25/08/2020 às 13:30
Conciliar a rotina de estudos com o trabalho não é uma tarefa fácil. E, segundo pesquisas, o número de jovens em idade universitária que estudam e trabalham ao mesmo tempo cresce cada vez mais no Brasil. Você faz parte desse grupo em ascensão?
O crescimento é ainda mais evidente entre aqueles que frequentam instituições de ensino privado. Entre os jovens de 19 a 24 anos que estudam, o percentual daqueles que também trabalham subiu de 45,4% em 2016 para 48,3% em 2019.
Ou seja, nas instituições brasileiras de ensino privado, são 2,6 milhões de estudantes que enfrentavam, em 2019, uma dupla jornada. Em relação a 2016, esse número representa um crescimento de 144 mil universitários.
Já no ensino público, a quantidade de jovens de 19 a 24 anos que estudam e trabalham é menor, tanto em termos percentuais, quanto em números absolutos. Em 2016, por exemplo, eles representavam 35,5% do total de estudantes, passando para 36,7% em 2019.
Um levantamento da consultoria IDados aponta para um total de 924 mil alunos do ensino público com dupla jornada, de acordo com dados apresentados em 2019. Com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), o estudo compara os terceiros trimestres de cada ano - período que tem o microdado mais recente disponível.
Apesar de ser uma rotina bastante comum entre os jovens, o cansaço e a grande demanda do trabalho atrapalham, muitas vezes, o desempenho de quem deseja realizar os estudos com qualidade.
A estudante de engenharia química, Débora Regina Cardoso Coelho, 19 anos, é um exemplo dessa realidade. Ela trabalha como jovem aprendiz no Supermercados Mundial.
"Essa dupla jornada que enfrento é muito prazerosa e gratificante, mas também muito cansativa. Só sou capaz de gerir tudo tendo disciplina, foco e colocando meus objetivos como prioridade", declara a estudante que afirma não parar de sonhar.
CIEE Rio promove debate sobre saúde mental dos jovens
Além do cansaço físico, os estudantes precisam estar atentos ao esgotamento mental provocado pelo acúmulo de funções, exagero no excesso de informações e má organização das atividades.
Por isso, preocupados com o emocional dos jovens durante a pandemia do novo Coronavírus, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE Rio) vai promover uma roda de conversa com especialistas sobre os seguintes assuntos:
Saúde;
Bem estar emocional;
Risco de transtornos provocados pelo isolamento social;
Bullying;
Redes Sociais; e outros temas.
O evento será online na próxima quarta-feira, 26, das 14h30 às 16h. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: inscricaocpe1@cieerj.org.br ou pelos telefones: 3213-9170 / 3213-9103.