O que cai de LRF em concursos e quais cobram a matéria?

O professor e especialista Alexandre Teshima comentou sobre a presença de LRF nas provas de concurso e falou os assuntos que mais caem.

Autor:
Publicado em:21/05/2020 às 06:10
Atualizado em:21/05/2020 às 06:10

O professor e especialista Alexandre Teshima, comenta sobre os principais assuntos de LRF cobrados em concurso público. Segundo ele, geralmente costuma cair tudo.

Isso é um incentivo para que o candidato não negligencie a disciplina, tampouco deixe de lado algum tópico que possa lhe custar a aprovação.
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


No entanto, Alexandre, que também é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-Rio), pontua quais são os itens mais cobrados e os que estão mais 'na moda', e possivelmente podem ser abordados:
 

Mais cobrados
 

  • Despesa de pessoal (Artigos 18 a 23);
  • Definição de conceitos (Artigo 2);
  • Planejamento (Artigos 4 a 10);
  • Definição de conceitos sobre endividamento (Artigos 29).


Assuntos da moda
 

  • Transferências voluntárias (Artigo 25);
  • Calamidade Pública (Artigos 9, 23, 31 e 65);
  • Despesas que impactam mais de um exercício (Artigos 15 a 17)e
  • Regras em final de mandato (Artigos 42, 21 e 38).
(Foto: Divulgação)
LRF é cobrada em diversos concursos e professor pontua os principais tópicos
(Foto: Divulgação)


Quais concursos cobram a LRF em provas?


Além de saber sobre a disciplina, é necessário ter em mente quais concursos poderão cobrá-la, para que você comece já a se preparar. Afinal, você não vai querer iniciar os estudos de surpresa, né.

O especialista Alexandre Teshima também deu esse spoiler aos candidatos que tem a grande dúvida de qual concurso cobra a disciplina. Segundo ele, a LRF geralmente vem dentro do conteúdo de:
 

  • Direito Financeiro
  • Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
  • Orçamento Público
  • Finanças Públicas ou Contabilidade Pública  


Além de também poder ser encontrada, mas dessa vez de maneira esporádica, dentro dos programas de Direito Constitucional, Direito Administrativo ou Administração Pública.
 

+ Por que os editais do concurso PC RJ devem sair após a pandemia?


Houve alguma alteração recente na LRF que pode impactar os estudos?
 

Praticamente, nenhuma alteração relevante, somente foram alterados os Artigos 23, 32 e 48. A última alteração foi decorrente da Lei Complementar 164, de 18 de dezembro de 2018, que acresceu os § 5º e § 6º ao Artigo 23. Porém, é importante destacar que o PLC 39/2020, que institui ajuda financeira para os Estados e Municípios em decorrência da Covid-19, em tramitação no Congresso Nacional, prevê várias alterações relevantes na LRF. Outro alerta é o julgamento, ainda em andamento, no Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 2.238-5, que tem como objeto a constitucionalidade de vários dispositivos da LRF.


Para quem não sabe, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) completou 20 anos de existência, após ser implementada no governo de Fernando Henrique Cardoso.


Sobre a lei, o professor explica que o limite de gastos varia de órgão para órgão. Segundo Alexandre, o limite com despesa de pessoal é apurado quadrimestralmente - podendo existir flutuações sazonais decorrentes do aumento ou diminuição da Receita Corrente Liquida.
 

"Após tudo isso, essa calamidade pública, as pessoas, as instituições, o governo, o setor privado, o povo brasileiro voltarão fortalecidos e mais preparados."


Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!
 

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas