O próximo concurso do MPU deverá contemplar todos os cargos da estrutura do órgão. Os salários são a partir de R$8 mil.
Concursos Previstos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:27/03/2024 às 10:02
Atualizado em:26/03/2024 às 16:07
O Ministério Público da União irá realizar um novo concurso MPU este ano. As oportunidades devem contemplar diversos cargos, com salários a partir de R$8 mil. Mas afinal, qual é a função do MPU?
O MPU é uma instituição que abriga quatro diferentes Ministérios Públicos, cada um com sua área de atuação, organização espacial e administração específica, sendo eles:
Ministério Público Federal (MPF)
Ministério Público do Trabalho (MPT)
Ministério Público Militar (MPM)
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)
Garantida autonomia funcional, administrativa e financeira, as principais atividades do MPU, conforme o próprio site do órgão, incluem:
Defesa da ordem jurídica, atuando como fiscal da lei.
Defesa do patrimônio nacional, do patrimônio público e social, bem como do patrimônio cultural, do meio ambiente, dos direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso.
Defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Controle externo da atividade policial, como a investigações de crimes, requisição de instauração de inquéritos policiais, promoção pela responsabilização dos culpados, combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação.
O próximo concurso do MPU deverá contemplar todos os cargos da estrutura do órgão, conforme informado pelo secretário-geral adjunto, Paulo Santiago, em reunião com o diretor executivo do SindMPU, Renato Cantoni.
A expectativa é que o concurso MPU abranja todas as categorias de cargos, incluindo os de técnico em Administração e analista de Direito, presentes no último certame, realizado em 2018.
Apesar do MPU ter concurso válido, até 27 de setembro deste ano, para essas duas carreiras, o órgão ainda pode publicar um novo edital com novas oportunidades, desde que as convocações dos aprovados ocorra após o fim desse prazo.
Além de vagas para técnico e analista, o MPU também irá ofertar oportunidades para a Polícia Institucional, que foi criada na gestão do então procurador-geral da República, Augusto Aras.
Atualmente, o cargo de policial do MPU tem como requisito o nível superior e a Carteira Nacional da Habilitação (CNH) na categoria D.