O que você precisa saber para estar informado sobre concursos?

Autorização oficial para a realização dos concursos PF e PRF com 2 mil vagas cada seguem como expectativas para a semana. Confira!

Autor:
Publicado em:07/12/2020 às 12:17
Atualizado em:07/12/2020 às 12:17

Concursos PF e PRF


Entre as principais perspectivas para a semana estão as autorizações para a realização dos concursos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Ambas as corporações vivem a expectativa pela publicação do aval no Diário Oficial da União.

Mesmo confirmado e anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o quantitativo prometido de 2 mil vagas para as duas seleções para a área Policial ainda é motivo de discussão interna para uma solução.

Ainda aguardando um aval oficial ser publicado, a expectativa é de realização dos concursos em 2021, segundo Bolsonaro. Na última semana o presidente voltou a falar do ingresso de novos policiais nas corporações.
 

"Os editais estão prontos já. No ano que vem, abriremos vagas para 2.000 policiais federais e 2.000 policiais rodoviários federais."

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Concurso Imbel


A Indústria de Material Bélico do Brasil pode estar perto de divulgar o edital do novo concurso Imbel. A informação é de acordo com a própria Assessoria de Comunicação do órgão.
 

“A Imbel, junto com a Fundação Getúlio Vargas, organizadora da seleção, está em tratativas urgentes para o lançamento do edital”.


A instituição já tem contrato assinado com a Fundação Getulio Vargas e a expectativa é que o edital seja publicado neste mês de dezembro. Isso porque, após a realização do processo de assinatura do contrato com a banca, o próximo passo é a publicação do edital.

De acordo com apuração da equipe de jornalismo da Folha Dirigida, o concurso Imbel terá oferta de vagas em todos os níveis de escolaridade, porém, para formação de um cadastro de reserva.
 

Concurso IBGE


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é outro órgão federal que trabalha para publicar o edital de novo concurso IBGE ainda este ano. A seleção contará com 6.500 vagas temporárias.

Atualmente, a IBGE trabalha no processo de escolha da banca organizadora. Somente após a escolha da organizadora, o IBGE poderá assinar o contrato e divulgar o edital. Vale lembrar que, pela portaria autorizativa, os profissionais podem ser contratados a partir de janeiro de 2021.

Conforme apuração do jornalismo Folha Dirigida, duas bancas estão entre as mais cotadas para organizar a seleção:
 

  • Fundação Getulio Vargas (FGV), para a seleção em âmbito nacional 
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan)


Ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem, o próximo concurso IBGE poderá ter dois editais, sendo um nacional e outro regional, com foco no Rio de Janeiro.

As oportunidades de agente de pesquisa e mapeamento poderá contar com 5.623 vagas e supervisor de coleta e qualidade com 552 oportunidades. Neste caso as chances seriam distribuídas para todo país e organizadas por uma banca organizadora.

Já outra banca ficaria responsável pelo edital para o Rio de Janeiro, com 325 vagas nos cargos de agente de pesquisa por telefone (300) e supervisor de pesquisa (25).
 

Concursos Sudeste
 

  • Concurso PC RJ


No Rio de Janeiro, a Polícia Civil segue com os trâmites do novo concurso PC RJ para diversos cargos em todos níveis de escolaridade. Atualmente, a corporação está na fase de escolha da banca organizadora.

Sete empresas seguem na disputa pela seleção. Ao que tudo indica, atualmente, os setores internos da Secretaria da Polícia Civil do Rio de Janeiro, responsáveis pelo concurso, realiza os estudos técnicos das bancas, após analisar os documentos enviados pelas organizadoras.

Nesta semana, a equipe de jornalismo da Folha Dirigida seguirá apurando junto aos setores envolvidos com a seleção mais informações sobre os processos burocráticos para a realização do concurso.

A expectativa é que as bancas sejam anunciadas em breve. No entanto, segundo o atual secretário de Polícia Civil do Estado, Alan Turnovsky, os editais estão previstos para serem publicados no primeiro semestre de 2021.

A necessidade da corporação pelo novo concurso é urgente devido ao déficit atual de servidores e previsão de vacâncias que poderão surgir nos próximos meses. Nesta semana a expectativa é pela divulgação de mais notícias sobre a seleção.
 

  • Concurso Bombeiros RJ temporários


Outro concurso no Rio de Janeiro que está em fase de escolha da banca organizadora é o concurso Bombeiros RJ temporários. A seleção deverá ter uma oferta de 3 mil vagas para cargos de níveis médio e superior.

O edital estava previsto para sair até outubro, o que não ocorreu. Agora, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro agiliza para realizar a seleção para ingresso de novos trabalhadores, após a aprovação do Projeto de Lei que prevê a contratação de temporários na corporação.

Atualmente oito bancas já enviaram propostas para organizar a seleção. A expectativa para esta semana é que as propostas sejam analisadas e o Corpo de Bombeiros do Estado divulgue o nome da escolhida para ser a responsável pela aplicação das etapas do concurso.

Somente após a definição da banca e publicação da assinatura do contrato entre as partes, o edital do concurso Bombeiros RJ temporários poderá ser divulgado. Com a proximidade do fim do ano pode ser que o edital fique para o início de 2021.

 

Mais de 8 mil vagas abertas esta semana em concursos realizados pelo país (Foto: Pixabay)
Mais de 8 mil vagas abertas esta semana em concursos realizados pelo país
(Foto: Pixabay)

Concursos Norte
 

  • Concurso MP AP


No Norte do país, o Ministério Público do Amapá deve publicar nos próximos dias do edital do concurso MP AP para o cargo de promotor de justiça substituto. Isso porque, após a assinatura do contrato com o Cebraspe, no dia 1° de dezembro, a previsão é de que em 15 dias o documento seja divulgado.

A seleção terá oferta de 19 vagas imediatas e também formará um cadastro de reserva para ser aproveitado durante o prazo de validade do concurso, que deverá ser de dois anos prorrogável pelo mesmo período.

Além das chances para o cargo de promotor de justiça, o órgão também pretende divulgar nos próximos dias um edital para a área de apoio para a contratação de novos técnicos e analistas ministeriais. A publicação dos editais está prevista para dezembro.

No caso do edital para promotor, ao todo serão abertas nove vagas imediatas para o cargo. Os requisitos para inscrição serão o Bacharelado em Direito e, pelo menos, três anos de atividade jurídica. Os salários iniciais são de R$30.404,42, sem incluir os descontos com previdência e imposto de renda.

Já para os servidores da área de apoio é esperado a oferta de seis vagas para técnico administrativo – área administrativa, que exige o ensino médio completo. Além de quatro oportunidades para analista ministerial nas áreas de: Assistência Social, Psicologia e Tecnologia da Informação.

No caso dos analistas ministeriais, a exigência é de nível superior nas especialidades descritas no edital. Não há dados atualizados sobre a remuneração dos servidores.
 

  • Concurso TJ AP


O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá também segue com o andamento para realizar um novo concurso TJ AP. Isso porque na última semana a seleção para a área de apoio do órgão foi autorizado.

Além do aval, o tribunal também já formou a comissão organizadora para tocar os preparativos do concurso que deve ficar para 2021, mas os trâmites já foram iniciados este ano.

O grupo deverá definir sobre as vagas, especialidades, estudar o impacto orçamentário dos novos servidores. Além de elaborar o projeto do edital e acompanhar a escolha da banca organizadora.

À princípio, a seleção poderá ter um oferta de cinco vagas imediatas mais a formação de um cadastro de reserva para o cargo de analista judiciário, que exige nível superior.

Por enquanto já foram confirmadas chances para as especialidades de Psicologia e Assistência Social. No entanto, o tribunal poderá incluir outras áreas após estudo da necessidade de pessoal.
 

  • Concurso DPE RO


A Defensoria Pública do Estado de Rondônia pode publicar edital de novo concurso DPE RO nos próximos dias. O órgão oficializou, na última semana, o Cebraspe como organizador da seleção com vagas na área de Apoio e, por isso, a publicação do edital é iminente.

Após a assinatura do contrato, o próximo passo é a publicação do documento com as regras da seleção. Desta forma, é possível que o documento seja divulgado ainda este ano ou no início de 2021.

O concurso DPE RO contará com vagas para a área de Apoio. Conforme o regulamento aprovado em 2019, serão abertas oportunidades imediatas e para a formação de um cadastro de reserva.

Para assumirem o cargo, os interessados deverão apresentar todos os requisitos necessários, sendo o principal deles o nível superior na respectiva área de interesse. 

Além disso, será preciso ter idade mínima de 18 anos, até a data da posse, e comprovar registro no órgão ou conselho de classe, entre outras exigências comuns aos concursados.
 

Concursos Nordeste
 

  • Concurso PC SE


Assim como outras instituições da área da Segurança espalhadas pelo país, a Polícia Civil do Estado de Sergipe deve apresentar movimentações nos próximos dias. A expectativa é que o processo de escolha da banca organizadora tenha andamento.

Na última semana, um passo importante foi dado rumo à abertura do concurso PC SE. O projeto básico da seleção foi encaminhado para as bancas organizadoras. A corporação confirmou o nome de quatro empresas envolvidas.

A informação é do chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) e membro da comissão organizadora do concurso público, Evandro Machado.
 

“Já foram convidadas a Fundação Carlos Chagas, Cebraspe, o IBFC, cuja nomenclatura hoje é Ibad, e Fundação Getúlio Vargas. Nós acreditamos que nos próximos dez dias tenhamos as respostas, e que, até o final do ano, também tenhamos a definição da organizadora do concurso”, explicou.


A previsão é que o processo possa ser concluído ainda em dezembro, em tempo ágil, para que o nome da escolhida seja divulgado até o final deste ano. A expectativa é que próximo passo seja a avaliação das propostas enviadas pelas organizadoras.
 

Concursos Sul
 

  • Concurso CRA RS


No Sul do país, o Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul é perto de publicar o edital do novo concurso CRA RS. Isso porque o contrato com a  Fundatec, organizadora, já foi formalizado.

Com o contrato assinado, não há mais impeditivos para que o edital possa ser divulgado. O próximo passo será finalizar o cronograma e viabilizar a publicação nos próximos dias.

Mesmo sem uma data confirmada para publicar o edital, já se sabe que o preparativos para a seleção estão avançados e que o documento pode ser publicado a qualquer momento.
 

  • Concurso TJ PR Juiz


O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná segue com previsão de publicar o edital do concurso TJ PR para o cargo de juiz substituto. O órgão relevou na última semana o regulamento da seleção.

O documento divulgado traz as etapas e disciplinas do concurso. O edital está previsto para ser publicado em dezembro. Já as provas devem ser aplicadas em abril.
 

Concurso Centro-Oeste

 

  • Concurso Guarda de Campo Grande MS


No Centro-Oeste, o edital do novo concurso para Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, tem previsão para ser publicado até o dia 21 de dezembro.

O contrato com o Instituto Selecon para organizar o novo concurso já foi assinado. A banca concorreu com mais duas instituições para ficar à frente da seleção e aplicar as provas.

A oferta será de 350 vagas para guardas civis. O cargo tem como requisitos: ensino médio completo, idade entre 18 e 40 anos e Carteira Nacional de Habilitação. O salário base será de R$1.622,36, podendo chegar a R$14.172,17, com as progressões.