Conselho Federal da OAB se manifesta sobre vazamento de dados
Falha de segurança no site expôs dados sigilosos de advogados. Após resolução do problema, o Conselho Federal emitiu nota sobre o ocorrido.
Autor:
Publicado em:11/08/2020 às 09:00
Atualizado em:11/08/2020 às 09:00
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teve uma falha de segurança em seu site, o que resultou na exposição de dados pessoais dos advogados cadastrados. A denúncia foi feita no último domingo, 9, pelo perfil Insanity Security LAB no Facebook.
O problema já foi resolvido pela área de TI da instituição. Em nota, o Conselho Federal da OAB disse que as autoridades serão informadas para que ocorram as investigações necessárias.
Além disso, a instituição informou que entrou em discussão um "plano de aperfeiçoamento contínuo" para promover a segurança nos dados, e esse plano será implementado na OAB de cada estado. Confira a nota do Conselho Federal:
"O Conselho Federal da OAB foi notificado sobre o possível vazamento de dados de sua base, por meio de uma vulnerabilidade no módulo de pré-cadastro do Sistema de Identidade profissional. Imediatamente, adotou as providências por meio de sua Gerência de Tecnologia da Informação. As correções necessárias foram imediatamente implementadas e o problema, sanado.
A OAB está comunicando às autoridades o ocorrido, para que sejam procedidas as investigações necessárias.
O Conselho Federal informa ainda que está discutindo um plano de aperfeiçoamento contínuo da segurança dos dados do Cadastro Nacional dos Advogados, a ser implantado em conjunto com a seccionais."
Falha na segurança no site da OAB expõe dados de advogados
(Foto: Pixabay)
2ª fase da OAB: 'nós vamos realizar essa prova neste ano', diz presidente
Após dizer que o anúncio da segunda fase do Exame da Ordem só será feito quando "estiver possível" ou caso haja uma vacina, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, voltou a falar sobre o exame.
Desta vez, em uma live transmitida no canal YouTube do Instituto de Garantias Penais nesta segunda-feira, 10, o presidente disse que espera realizar o exame ainda em 2020. "Nós vamos realizar essa prova neste ano. Eu tenho fé que isso acontecerá".
A segunda fase já foi adiada quatro vezes. O último anuncio feito pelo Conselho Federal da OAB é de que a prova seja realizada no dia 4 de outubro, seguindo o seguinte calendário:
Novo cronograma Exame da OAB
Período de inscrição para reaproveitamento da 1ª fase do XXX Exame de Unificado
28/07/2020 a 31/07/2020
Período de solicitação de isenção da taxa
28/07/2020 a 31/07/2020
Resultado preliminar da análise de solicitações de isenção da taxa
18/08/2020
Prazo recursal contra o resultado preliminar da análise de solicitações de isenção da taxa
19/08/2020
Resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa
27/08/2020
Prazo-limite para pagamento da taxa
28/08/2020
Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional
29/09/2020
Previsão da realização da 2ª fase (prova prático-profissional)
04/10/2020
Durante a 2ª fase do Exame OAB, os examinandos devem passar por duas etapas, sendo uma delas a realização da peça processual e de duas questões discursivas.
Enquanto na prova objetiva da primeira fase são abordados todos os conteúdos, nesta 2ª a OAB dá a opção do candidato escolher entre uma das sete disciplinas: