- Guapimirim
- Magé
- Itaboraí
- São João de Meriti
- Duque de Caxias
- São Gonçalo
- Nova Iguaçu
- Cabo Frio
Sempre irreverente, nosso Especialista brincou com a plateia: "Concurso é igual a São Silvestre! Tem uns poucos que são elite e o resto é oba oba".
Após falarem sobre os concursos da Guarda Municipal, Depen, Seap/Polícia Penal e PMERJ chegou a hora de comentarem sobre a Polícia Civil.
Nesse momento, os dois anfitriões chamaram ao palco o diretor de ensino da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), o delegado Carlos Eduardo Rangel; e o comissário da Polícia Civil e presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro, Marcio Garcia.
O delegado iniciou a participação falando sobre a sua trajetória, partindo de sua aprovação no concurso público até sua atual posição à frente da Acadepol.
Em seguida Marcio, que também é assessor Especial do Governador Wilson Witzel no Palácio Guanabara, falou sobre a sua carreira e lembrou que foi professor de Carlos Eduardo Rangel, quando o diretor fez o curso de formação para o cargo delegado.
Passadas as apresentações, Gustavo Portella fez a pergunta que todos esperavam: quando sai o edital do concurso Polícia Civil-RJ? Prontamente o delegado Carlos Eduardo Rangelexplicou a atual situação do edital.
"Os editais estão prontos desde o ano passado, quem faz isso é a banca da Polícia Cívil. Estamos na fase de contratação das bancas, estamos tendo muito cuidado nessa escolha, temos sete concursos e estamos tratando cada um como uma operação separada".
Carlos Rangel também confirmou, de forma exclusiva, que a previsão da Polícia Civil-RJ é divulgar os editais dos concursos em março deste ano.
Por sua vez, Marcio Braga ressaltou o déficit do quadro de pessoal da Polícia Civil. Atualmente existem cerca de 9 mil agentes, menos da metade do que constava no quadro há 20 anos.
Braga lembrou também que, com o Regime de Recuperação Fiscal do estado, as contratações seriam apenas para repor as vacâncias no órgão a partir de julho de 2007.
Leonardo Murga fala sobre ciclo de estudos
Por volta das 10h30, o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal e professor Leonardo Murga deu dicas sobre a preparação para concursos. Léo montou junto com os participantes o método de ciclos de estudos, mostrando para os futuros servidores uma forma prática e eficiente de manter a disciplina nos estudos.
Não importa a quantidade de exercícios que você faça. O importante é o tempo que você separou para fazê-los. Se foi 2h, 4h, 6h... que seja.
Rodrigo Pereira traz a experiência de cinco aprovações em concursos militares
Logo em seguida, foi a vez do professor Rodrigo Pereira transmitir seus conhecimentos e experiência para o evento. Aprovado em cinco concursos militares, ele é uma referência quando o assunto é concurso de Segurança.
Rodrigo orientou os candidatos a quebrarem os paradigmas para conseguirem a aprovação no concurso. Falando sobre o funcionamento do cérebro e como ele absorve o conhecimento, ele reforçou a fala de Léo Murga sobre a importânica de não quebrarem o ciclo de estudos.
"Pessoas com uma rotina de estudo intensa têm um melhor aprendizado. O segredo é praticar! Para o cérebro fazer sinapse ,ele precisa reconhecer dois comandos: o primeiro ligado a nossas emoções. O outro é a dedicação de tempo. Deem importância à absorção do conhecimento. É preciso passar emoção, mostrar ao cérebro aquilo que é importante!
Professor Sidney Martins faz aulão de Língua Portuguesa
Para intensificar a preparação dos futuros servidores, o professor Sidney Martins comandou um aulão de Língua Portuguesa. O professor alertou para a atenção com o texto e deu algumas dicas sobre o assunto:
- Leia o texto em voz alta
- Faça pequenas anotações como coesão textual
- Leia as opções de resposta em voz alta
Sidney também pontuou que Redução e Extrapolação são os principais erros de interpretação cometidos pelos candidatos.
Depois de uma pausa para o almoço, foi a vez de Livia Cavalcante subir ao palco para sua palestra: “Transformando Metas e Hábitos”. Lívia tocou em um importante tópico para a preparação em que busca uma vaga nos serviços públicos: a distração.
De forma bem descontraída, que é a sua principal característica, Lívia mostrou para os participantes a importância de se manter o foco e que a criação de hábitos é fundamental para aprovação.
”Tem que dizer não para o prazer momentâneo. Muita gente não chega lá por causa do celular. Ex: será que nós conseguimos deixar o telefone em baixo da cadeira até o fim da palestra?”.
Lívia deu seu exemplo de como a mudança de hábito foi o diferencial para a sua aprovação. “Não tinha inteligência emocional para ser servidora. Eu não era focada, aprendi a ser focada”.
Finalizando sua apresentação, ela pontou que são necessários 60 dias para que se desenvolva um hábito, e que foi essa mudança que fez diferença para ela.
“Tarefa é o que se faz todo dia. O que acaba se tornando uma rotina. Rotina se torna hábito”
Aulão surpresa de Direito Penal
Como anunciado, a programação reservava um momento para o aulão surpresa. E chegou a hora de os participantes saberem o que a FOLHA DIRIGIDA tinha preparado.
A aula surpresa foi de Direito Penal, conteúdo que é presença certa no concurso Polícia Civil, e que foi ministrada pela delegada da Polícia Civil do RJ e mestre em Direito Penal pela UERJ, Natacha Oliveira.
Dentre os diversos assuntos da disciplina, a delegada, que também é autora de diversas obras jurídicas, trouxe ao Palestrão a Lei de abuso de autoridade.
“É um assunto atual, e que está cada vez mais se tornando foco em concursos”.
A delegada Natacha também comentou dois outros temas que estão atraindo a atenção das bancas: os crimes militares próprios e impróprios e as definições de dolo.
Como fazer um Mapa Mental eficiente
Uma das técnicas de estudo mais conhecida entre os futuros servidores é o Mapa Mental. E a especialista em mapas, Laura Amorin, revelou para a plateia os principais modos de organização dos conteúdos e como não se perder nas anotações.
"Esqueça o perfeccionismo. Muita gente para de fazer para poder passar a limpo. O mapa tem que ser legível e organizado ao ponto de você entender as anotações".
Laura, responsável pelos Mapas da Lulu, fez mais de 800 mapas para conquistar a aprovação nos concursos de auditor fiscal e consultor legislativo com apenas 25 anos de idade. "O estudo tem que ser ativo. Faça anotações no resumo para ajudar a se focar"
Os desafios da mulher na carreira de segurança pública
Por volta das 16h, a jornalista Fernanda Gomes recebeu três mulheres inspiradoras, que fazem diferença na Segurança Pública do nosso país, todos os dias: a inspetora-geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro; a vice-presidente da Faepol, delegada da Polícia Civil-RJ, Thaianne Moraes, e a oficial de cartório da Polícia Civil-RJ e professora de Processo Penal, Fernanda Ribeiro.
Pioneira como servidora da Guarda Municipal do Rio, Tatiana foi a primeira a falar. A primeira mulher a assumir o comando da corporação destacou as características do bom servidor. "Etica, exemplo, respeito, liderança, equilíbrio, sensibilidade e competência.
"Faça o seu melhor. Servidor vem do termo servir. Não podemos aceitar mau servidor. Temos que buscar a excelência"
A comandante também mostrou o panorâma da mulher no setor de Segurança do Rio de Janeiro. Atualmente, o número de mulheres gira em torno de 20% do efetivo.
"Mulher, qualquer lugar que você queira é o seu lugar. Onde você pretende chegar, a perserverância te levará ao resultado"
O painel seguiu com o debate sobre o preconceito que as mulheres enfrentam no setor de Segurança. A delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Thaianne Moraes, enfatizou que o preconceito existe. E não só dentro da polícia, como também, e principalmente, na sociedade.
"Às vezes, andando pelo saguão da delegacia eu atendo algumas pessoas que insistem em falar com o delegado (homem)", revelou.
A delegada também comentou sobre como a mulher ainda é julgada pela estética e lembrou que, quando se formou, saiu uma nota na coluna do jornalista Anselmo Gois, do jornal O Globo, que dizia: "Estão formados 136 novos delegados, 36 são mulheres. Quase todas bonitas".
Quando questionadas sobre o período de formação na Acadepol e como é o curso de formação, a agente Fernanda Ribeiro pontou que não há diferenças no tratamento entre homens e mulheres.
"Lá eu era um número, todos éramos. Quando me chamavam pelo nome, era de Ribeiro, ou seja, pode ser homem ou mulher. Lá todos são alunos".
Se preparando para o TAF...
Finalizando o Palestrão Futuro Servidor Segurança RJ, o oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro e professor de Educação Física, Elon Junior, subiu ao palco para dar dicas para o Teste de Aptidão Física, o TAF.
Especialista em preparação para TAF em concursos, Elon convidou três participantes para subirem ao palco para dar exemplos práticos do que é cobrado nas seleções.
Além de corrigir posturas e dar dicas de como executar melhor os exercícios, Elon sanou muitas dúvidas da plateia e foi categórico.
"O que não é proíbido, é permitido".
No fim do evento, o que se viu foram futuros servidores contentes e satisfeitos. Prontos para, em pouco tempo, baterem no peito e dizer: 'Sou Servidor'!
Programação do Palestrão Carreiras da Segurança
O Especialista apresenta: Panorama dos Concursos de Segurança
Alexandre Prado, é professor de Direito Administrativo e especialista em concursos públicos. Servidor público federal e professor de cursos preparatórios há mais de 15 anos, também é o apresentador do programa O Especialista da Folha Dirigida.
Em seus vídeos, Prado compartilha dicas, aulas, conceitos e materiais para ajudar com Direito Administrativo e tudo sobre preparação.
No Palestrão, Prado e Gustavo Portella, editor-chefe da FD, trarão o conteúdo das lives para o palco da Univeritas, apresentando um panorama dos concursos previstos no Rio para a área de Segurança.
Painel de Carreiras
O Painel de Carreiras terá a participação de Márcio Garcia, comissário da Polícia Civil, vice-presidente do Conselho Consultivo da Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e assessor Especial do Governador Wilson Witzel no Palácio Guanabara.
Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, é também pós-graduado com especialização em Segurança Pública, Cultura e Cidadania e professor de disciplinas na áreas de Direito e Policial.
Iniciou sua carreira no Exército Brasileiro e, em 2001, foi aprovado no primeiro concurso público para o cargo de inspetor da PCERJ, na 19ª colocação entre mais de 50 mil candidatos.
O painel também terá a presença do delegado Carlos Eduardo Rangel, Diretor de ensino da Academia de Polícia Sylvio Terra. Rangel ingressou na corporação em 2001.
É também mestre e doutorando em Direito pela UBA (Universidad Buenos Aires), e professor e coordenador em pós-graduação na Universidade Candido Mendes (UCAM).
Planejamento e ciclos de estudo: o método do futuro servidor
Leonardo Murga é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal, professor de cursos preparatórios e especialista em planejamento de estudos.
Formado em Administração Pública, largou o emprego em uma empresa privada multinacional da área de Tecnologia para entrar no mundo dos concursos públicos.
Foram quase quatro anos de estudos até a aprovação final no TC-DF. Antes disso, o professor acumulou diversas outras aprovações pelo Brasil.
Essa trajetória foi fundamental para Murga desenvolver um método de ciclo de disciplinas para avançar nos conteúdos dos editais, de modo que o estudante consiga atender a tudo sem deixar de revisar.
Soldado da PM: um guia de estudos para a sua vaga
Rodrigo Pereira é fundador do curso Praticar, focado em preparatórios na área de Segurança Pública, e foi aprovado no concurso de oficial da Polícia Militar do RJ.
Ele iniciou sua trajetória de concursos públicos no ano de 2002 e, após três anos de estudos, foi aprovado em cinco concursos militares.
Com sua rotina de estudos, o profissional identificou a carência de cursos preparatórios da área de Segurança e Militar e, em 2008, fundou o Praticar. Após 11 anos, o curso se tornou referência na área e já aprovou mais de 7 mil alunos em concursos.
Neste ano, os concursos da área de Segurança no RJ prometem estar entre os mais concorridos. Entre eles, o de soldado da PMERJ está CONFIRMADO e Rodrigo falará tudo sobre como estudar para soldado, o que costuma cair na prova e como é a carreira de policial militar.
Aulão Surpresa: Português
Sidney Martins é professor de Português há 13 anos, bacharel e licenciado em Letras pela UFRJ e especialista em Língua Portuguesa pela Uerj.
Iniciou sua carreira em um preparatório social e, depois disso, deu aulas em cursos direcionados para vestibulares e concursos militares.
No aulão de Língua Portuguesa, o professor Sidney trará diversas dicas para se dar bem na prova, além de conteúdos que TODOS os candidatos precisarão para o sucesso no seu concurso do sonhos.
Livia Cavalcante é business partner da SLAC coaching, treinadora comportamental internacional e coach de carreira.
Bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, Livia vivenciou diversos recomeços em sua carreira. Passou por bancos e eventos até se tornar master coach.
Tudo isso foi determinante para seu aprendizado e desenvolvimento como profissional de coaching. Na palestra “Transformando Metas e Hábitos”, ela ajudará você a traçar metas e objetivos, e executar isso a partir de um processo de visão de futuro.
Aulão Surpresa: Direito Penal
Natacha Oliveira é delegada da Polícia Civil do RJ e mestre em Direito Penal pela UERJ, além de autora de obras jurídicas.
Bacharel em Direito, foi aprovada para seu primeiro concurso ainda durante a graduação: quarto lugar para investigador da PC-RJ. Antes de passar no concurso de delegada, Natacha foi aprovada também para técnico judiciário e analista judiciário do TRF 2.
Após tomar posse no cargo de delegada, engana-se quem acha que Natacha parou de estudar. Nesse período, passou a focar mais na área acadêmica e iniciou mestrado em Direito Penal na Uerj.
Após concluir a formação, passou a dar aulas da disciplina em cursos preparatórios, universidades e cursos de formação (Acadepol).
Resumos eficientes: aprenda a fazer o seu mapa mental
Usar mapas mentais foi a forma que Laura Amorim, responsável pelos Mapas da Lulu, encontrou para estudar. E isso garantiu a Laura a aprovação em concursos de auditor fiscal e consultor legislativo com apenas 25 anos de idade.
Ela fez, ao longo do seu período de estudos, mais de 800 mapas mentais para concursos. A cada mapa feito, aprendia um novo método.
Hoje, seu objetivo é ajudar os futuros servidores com seu material e troca de experiências diárias. No site Mapas da Lulu, Laura disponibiliza mais de 1.200 mapas mentais para concursos públicos, de mais de 20 disciplinas.
Painel Mulheres na Segurança: quais os desafios da carreira?
A inspetora-geral Tatiana Mendes é comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, e a primeira mulher e servidora da Guarda Municipal do Rio a assumir o comando da corporação.
A comandante é formada em Pedagogia e especialista em Segurança Pública, e uma das 12 mulheres que prestaram o primeiro concurso da GM do RJ no ano de 1993.
Com 20 de experiência como professora, Tatiana criou também o Grupamento da Ronda Escolar, que patrulhava escolas do município.
Com a rotina do patrulhamento, identificou a necessidade de maior interação entre alunos, professores e famílias, criando roteiro de palestras para tratar temas ligados à prevenção das drogas.
Thaianne Moraes é delegada da Polícia Civil do Rio de Janeiro, vice-presidente da Faepol e professora.É especialista em Direito Público e dedica-se também a Direito Constitucional e Administrativo.
Desde o início da graduação em Direito, Thaianne sempre fez concursos. E foi uma trilha de sucessivas aprovações: monitora na faculdade, OAB, investigadora e delegada da PC-RJ.
Por estar em uma carreira majoritariamente ocupada por homens, o desafio em sua profissão torna-se ainda maior. Para a delegada da PC-RJ, é preciso saber se impor e também reconhecer seu papel de trazer uma visão diferente no meio.
Outra convidada do painel é Fernanda Ribeiro, oficial de cartório da Polícia Civil do Rio de Janeiro e professora de Processo Penal. Em 2013, foi aprovada para oficial de cartório, concorrendo com mais de 22 mil candidatos.
Fazer parte da Polícia Civil representou uma ação transformadora na vida de Fernanda. Usar a profissão para trazer maior dignidade, conforto e sentimento de justiça para as pessoas é a maior satisfação para a policial.
Há quatro anos como integrante da instituição, Fernanda reforça que houve diversos desafios ao longo de sua carreira. Ser mulher nesse campo foi um deles.
Teste físico: inicie seu treino antes mesmo do edital
Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro e professor de Educação Física, Elon Junior é especialista em Testes de Aptidão Física
Foi aprovado aos 19 anos para os Bombeiros do RJ e passou a avaliar de perto o desempenho dos alunos na fase do TAF.
Em 2004, já formado em Educação Física, Elon iniciou a proposta para atender à demanda carente de um profissional especializado em uma preparação boa para o TAF.
Com oito anos atuando na preparação física para concursos e sete anos na coordenação e aplicação de TAFs, assessorando as bancas examinadoras nos estados do RJ, SP, BH e SE, Elon é um dos principais expoentes na área.