PC MG 2018: Assembleia Legislativa solicita cronograma de nomeações
Informações sobre concurso PC MG vão permitir que a Comissão acompanhe a recomposição do deficitário quadro de escrivães de Polícia.
Autor:
Publicado em:05/04/2021 às 14:21
Atualizado em:05/04/2021 às 14:21
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais publicou um requerimento visando obter informações sobre o cronograma de nomeações dos candidatos aprovados no concurso Polícia Civil MG, realizado em 2018 para Escrivão de Polícia.
O pedido foi divulgado por meio de um relatório publicado no Diário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais da última quinta-feira, dia 1º de abril de 2021.
O documento solicita que o presidente da Assembleia envie à Secretaria de Estado de Governo (Segov) e à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais um pedido de informações consubtanciadas no cronograma de nomeação, conforme o anúncio feito pelo secretário de Governo em 30 de novembro, durante o Assembleia Fiscaliza.
Ao fazer esse pedido, a Casa está cumprindo sua atribuição constitucional de fiscalizar a maneira como o Poder Executivo está desempenhando suas funções. E as informações vão permitir que a Comissão acompanhe a recomposição do deficitário quadro de escrivães de Polícia da PC MG.
Pedido de novo concurso PC MG é apresentado ao chefe da corporação
Atualmente, a Polícia Civil de Minas Gerais conta com mais de 7 mil cargos vagos, chegando a 50% das vacâncias. E as entidades de classe seguem se movimentando para pressionar o Estado pelo novo concurso Polícia Civil MG.
No último dia 16 de fevereiro, essas Entidades de classe da PC MG estiveram reunidas com a chefia da PC MG para fazer diversas reivindicações para melhorias nas condições de trabalho dos policiais civis. Dentre elas está o pedido de realização do concurso Polícia Civil MG para os cargos vagos na corporação.
As entidades de classe representando a categoria no encontro como novo chefe da PC MG, Joaquim Francisco, eram Sindpol/MG, Sindep/MG, Aespol/MG, Sinapol, Acemg, Sindepominas, Sindpecri, AMML/MG e Feipol Sudeste (Federação Interestadual dos Policiais Civis).
De acordo com informações do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol MG), Joaquim disse que fará o possível para melhorar a Instituição, ouvindo também demandas trazidas pelas entidades de classe que representam a Polícia Civil.
Últimos concursos foram em 2018 e 2013
O concurso PC MG realizado em 2018 foi para os cargos de escrivão e perito. Mas para as carreiras de perito, médico, analista e técnico, a última seleção foi realizada em 2013.
O edital trouxe a oferta de 1.497 vagas. Das oportunidades, 121 eram de médico legista e 95 de perito criminal. Outras 415 eram para analista e 866 para técnicos.
Sob organização da Fumarc, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Eram 60 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Criminalística, Noções de Medicina Legal, Noções de Contabilidade, Noções de Informática e Direitos Humanos, variando de acordo com o cargo.