Concurso Suframa: novo edital é solicitado com 200 vagas

Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) pede autorização do governo federal para concurso com 200 vagas de nível superior. Veja!

Autor:
Publicado em:24/04/2023 às 12:55
Atualizado em:24/04/2023 às 12:55

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) encaminhou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) o Ofício Nº 1797/2023, que solicita a readequação e atualização do Plano de Cargos e Salários, bem como enfatiza a necessidade de novo concurso público.

Tramita um pedido para autorização de concurso Suframa com 200 vagas para cargos de nível superior. A solicitação contempla diversas formações.

A intenção da autarquia é suprir parte da força de trabalho perdida entre 2018 e 2022. Nesse intervalo, a Suframa deixou de contar com mais de 18% do seu efetivo.

O superintendente interino da autarquia, Marcelo Pereira, informou que o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente, Geraldo Alckmin, já reconheceu a importância do novo concurso:

“A necessidade de valorização dos servidores da Suframa e do reforço do quadro de pessoal da instituição já foi verificada pelo próprio ministro do MDIC e vice-presidente, Geraldo Alckmin, bem como pelas equipes do Ministério que estiveram recentemente em Manaus", disse.

Pereira completou: "Eles entenderam que, para termos uma Zona Franca de Manaus fortalecida, em condições de contribuir para a proposta de neoindustrialização do País com foco na economia verde e em inovações tecnológicas, precisamos também ter uma Suframa forte, com o corpo técnico motivado, bem remunerado e cada vez mais empenhado no desempenho de suas funções estratégicas para o desenvolvimento da Amazônia e do País”.

Vista aérea da sede da Suframa
Suframa busca autorização para novo concurso público (Foto: Divulgação)

No governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é o responsável por analisar e autorizar os concursos federais. 

A titular da pasta, Esther Dweck, já informou que trabalha em um primeiro pacote de autorizações, que deve ser anunciado nos próximos dias. 

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços pode estar com tratativas em andamento com o MGI sobre o concurso Suframa. Ainda não há informações se a autarquia está incluída nesse primeiro pacote de autorizados que será divulgado em breve. 

Último concurso Suframa ocorreu há dez anos

No final de 2013, foi publicado o edital do último concurso para ingresso de efetivos na Suframa. A oferta foi de 241 vagas, sendo 37 para cargos de nível médio e 204 para nível superior. 

As remunerações, na época, eram de R$2.726,84 a R$5.334,90. As chances estavam distribuídas entre as cidades de Manaus (233), sede da Suframa, e ainda Brasileia (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Itacoatiara (AM) e Tabatinga (AM).

O cargo de analista técnico-administrativo (ATA) era o que tinha a maior quantidade de vagas: 89, das quais 74 para qualquer formação e 15 para Tecnologia da Informação.

O concurso da Suframa ainda oferecia oportunidades em áreas específicas de nível superior para administrador, assistente social, analista de sistemas, bibliotecário, contador, economista e engenheiro. Além de vagas de nível nível para agente administrativo e técnico em contabilidade

Com organização do Cespe/UnB (atual Cebraspe), as provas objetivas foram realizadas em todas as cidades com vagas e ainda em Boa Vista (RR), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), capitais dos estados da área de atuação da autarquia.

Os candidatos tiveram que responder a 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. 

Para os cargos de nível médio, os Conhecimentos Básicos cobrados foram sobre:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Informática.

Já para os cargos de nível superior, os Conhecimentos Básicos incluíram as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma autarquia que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ela tem como objetivo construir um modelo de desenvolvimento regional que use os recursos naturais de forma sustentável, de maneira que existam negócios economicamente viáveis e dando prioridade a qualidade de vida das populações locais.